União Tubo Corrugado a Tubo VD
- Carlos Palma
- Curioso
- Registado: 07 set 2009, 01:58
- Contacto:
União Tubo Corrugado a Tubo VD
Gostaria de receber a vossa ajuda, visto que a fiscalização me coloca uma não conformidade na união de tubo corrugado a tubo VD.
Já percorri uma série de normas técnicas e não encontro nada que me diga que está bem ou que está mal
Agradecendo a vossa ajuda um obrigado desde já
Já percorri uma série de normas técnicas e não encontro nada que me diga que está bem ou que está mal
Agradecendo a vossa ajuda um obrigado desde já
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Re: União Tubo Corrugado a Tubo VD
Viva
Poderia expor aqui exactamente o que diz a não conformidade?
Uma das situações pode ter a ver com os diâmetros dos tubos, pois embora o diâmetro exterior seja o mesmo, o diâmetro interior não é igual, por exemplo no tubo de 25 da Legrand o diâmetro exterior de ambos os tubos é 25 mm mas o diâmetro interior do VD é de 21.4 mm e no anelado é de 18.3 mm.
Será por causa disso?
Poderia expor aqui exactamente o que diz a não conformidade?
Uma das situações pode ter a ver com os diâmetros dos tubos, pois embora o diâmetro exterior seja o mesmo, o diâmetro interior não é igual, por exemplo no tubo de 25 da Legrand o diâmetro exterior de ambos os tubos é 25 mm mas o diâmetro interior do VD é de 21.4 mm e no anelado é de 18.3 mm.
Será por causa disso?
nao vejo razao nenhuma para ser uma nao comformidade, dever ser mais uma invençao do inspector como é costume, por isso é que querem acabar com essa raça 

Boas,
No seguimento do exposto tambem fui obrigado a retirar o tubo de duplo isolamento/enrrogado e substituir por VD.
O referido tubo só é autorizado (segundo o técnico) na saída da caixa de contagem.
Cump.
No seguimento do exposto tambem fui obrigado a retirar o tubo de duplo isolamento/enrrogado e substituir por VD.
O referido tubo só é autorizado (segundo o técnico) na saída da caixa de contagem.
Cump.
De facto o DIT-C14-100N indica o uso de tubos pvc (incluindo VD) para as conexões baixada -> portinhola e portinhola ->caixa de contador. No entanto, vejo muitas instalações (principalmente em urbanizações) com o tubo vermelho corrugado e diplo isolamento. Afinal o que é permitido?
E o ramal enterrado da caixa de contador até ao quadro de entrada? E que diâmetos mínimos são estabelecidos (40mm interno ou externo?)
E o ramal enterrado da caixa de contador até ao quadro de entrada? E que diâmetos mínimos são estabelecidos (40mm interno ou externo?)
-
- Curioso
- Registado: 24 jan 2008, 21:59
eu uso sempre o tubo corrogado de duplo isolamento,desde a entrada da portinhola até ao quadro e nunca tive qualquer tipo de comentario por parte de inspectores
Mas podemos unir corrugados na ligação do contador ao quadro de distribuição?
É permitido em alternativa fazer uma caixa de visita de passagem junto ao muro e usar tubos iguais ou diferentes?
É permitido em alternativa fazer uma caixa de visita de passagem junto ao muro e usar tubos iguais ou diferentes?
Mas podemos unir corrugados na ligação do contador ao quadro de distribuição?
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Bom dia,
Tenho visto todas as instalações a tubo corrugado vermelho da portinhola até ao quadro.
Isso deve ser mais uma ideia de um inspector !!!
Cumprimentos
VM
Tenho visto todas as instalações a tubo corrugado vermelho da portinhola até ao quadro.
Isso deve ser mais uma ideia de um inspector !!!
Cumprimentos
VM
Ok, mas fica a dúvida:
numa situação em que temos dois tubos diferentes e é reprovado por essa situação (ou pretendemos mesmo criar uma caixa de passagem junto ao muro) é permitido colocar uma caixa de passagem junto ao muro onde ligam os dois tubos e o cabo de alimentação passa "desprotegido" (i.e. sem tubo a envolver) entre esses dois tubos???
numa situação em que temos dois tubos diferentes e é reprovado por essa situação (ou pretendemos mesmo criar uma caixa de passagem junto ao muro) é permitido colocar uma caixa de passagem junto ao muro onde ligam os dois tubos e o cabo de alimentação passa "desprotegido" (i.e. sem tubo a envolver) entre esses dois tubos???

Esta pergunta é bastante pertinente!Hugo Madeira Escreveu:Faz sentido unir tubo corrugado com tubo VD ?
Cptos
HM
O que me parece estar em causa será mesmo a união de 2 tipos de tubo e não do tubo ser anelado ou VD.