Farads

Responder
Guilherme
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 18 set 2007, 18:01
Localização: Santiago do Cacém
Contacto:

Farads

Mensagem por Guilherme »

ola ...
pessoal... a desmontar um radio vi uns condensadores grandes que achei "extremamente perigosos" :P ... de 1000uF ... como não sabia o que eram, peguei no meu multimetro, e decidi medir a tensão, mas eu acho até que medi aquilo mal, porque medi nos dois pontos do condensador... :x... enfim..

a pergunta é a seguinte (embora ainda esteja vivo:P) ... qual é a relação de Farads com Volts.... 1000uF é assim muita coisa?!? :X lol
Avatar do Utilizador
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 419
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Farads

Mensagem por Fernando »

Guilherme, fiquei aqui um pouco empancado e não consegui explicar a relação :oops:

No entanto são medidas diferentes, esse condensador ade ser de 1000uF a 16Vts ou 50Vts, etc...

Quanto a ele ser de 1.000 micros não é muito elevado, pois trabalho frequentemente com 5.000 e 10.000uF em equipamentos tão básicos como leitores de CDs.

[[[]]]
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4724
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Re: Farads

Mensagem por admin »

Pois e o seguinte a voltagem e que se o condensador for de 50 V o condensador esta preparado para essa tensão sem furar o seu isolamento interno dieléctrico
E os Farads e a capacidade de armazenar energia e como ter um deposito de 5 litros e outro de 10 litros espero que me tenha feito entendido

Visão geral
Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero.





Quando uma diferença de potencial V = Ed é aplicada às placas deste capacitor simples, surge um campo elétrico entre elas. Este campo elétrico é produzido pela acumulação de uma carga nas placas.
[editar] Capacitância
A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância ou capacidade (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial ou tensão (V) que existe entre as placas:

Imagem

Pelo Sistema Internacional (SI), um capacitor tem a capacitância de um farad (F) quando um coulomb de carga causa uma diferença de potencial de um volt (V) entre as placas. O farad é uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos práticos, por isso, são utilizados valores de capacitâncias expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF) ou picofarads (pF).

A equação acima é exata somente para valores de Q muito maiores que a carga do elétron (e = 1,602 × 10-19 C). Por exemplo, se uma capacitância de 1 pF fosse carregada a uma tensão de 1 µV, a equação perderia uma carga Q = 10-19 C, mas isto seria impossível já que seria menor do que a carga em um único elétron. Entretanto, as experiências e as teorias recentes sugerem a existência de cargas fracionárias.

A capacitância de uma capacitor de placas paralelas constituído de dois eletrodos planos idênticos de área A separados à distância constante d é aproximadamente igual a:

Imagem

onde

C é a capacitância em farads
ε0 é a permissividade eletrostática do vácuo ou espaço livre
εr é a constante dielétrica ou permissividade relativa do isolante utilizado.


Associação de capacitores
Num circuito de condensadores montados em paralelo todos estão sujeitos à mesma diferença de potencial (tensão). Para calcular a sua capacidade total (Ceq):



Imagem

Imagem


A corrente que flui através de capacitores em série é a mesma, porém cada capacitor terá uma queda de tensão (diferença de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenças de potencial (tensão) é igual a diferença de potencial total. Para conseguir a capacitância total:

Imagem

Imagem

Na associação mista de capacitores, tem-se capacitores associados em série e em paralelo. Nesse caso, o capacitor equivalente deve ser obtido, resolvendo-se o circuito em partes, conforme a sua configuração. Por isso, calcule, antes associação de capacitores em série para após efetuar o cálculo dos capacitores em paralelo

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capacitor
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Guilherme
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 18 set 2007, 18:01
Localização: Santiago do Cacém
Contacto:

Re: Farads

Mensagem por Guilherme »

: ) .. já conhecia esse artigo do wikipedia... tanto em português como em inglês... expecialmente o artigo em inglês está muito bom ...
adiante, sabendo que:
A = Q / t
(precisava derivar e não me lembro, enfim, assumindo um segundo):
quer dizer que:
para t=1;
1/A = Q

C = 1/A /V
<=> C = A / V


A corrente é a corrente final?!? se considerarmos
A = C * V ?????
Responder

Voltar para “Dúvidas”