Mistério de quadro disparar - URGENTE
Re: Mistério de quadro disparar - URGENTE
Boas
Já repararam á quanto tempo a pessoa que pediu ajuda não diz nada??????? Se calhar já vendeu a casa.
Cpts
kakai
Já repararam á quanto tempo a pessoa que pediu ajuda não diz nada??????? Se calhar já vendeu a casa.

Cpts
kakai
Caro amigo,
Sugiro que remova o diferencial que dispara, e monte um interruptor de corte geral da mesma potência. Já tem protecção diferencial no disjuntor da EDP, não precisas de uma dupla protecção.
Pode não ser a melhor solução técnica, mas pode resolver o problema.
Sugiro que remova o diferencial que dispara, e monte um interruptor de corte geral da mesma potência. Já tem protecção diferencial no disjuntor da EDP, não precisas de uma dupla protecção.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não se deve confiar no diferencial da EDP para efectuar protecção de pessoas!!!swordfish Escreveu:Caro amigo,
É que além de ser de baixa sensibilidade, não está normalmente adequado à terra de protecção do local. Não cometam asneiras destas.
Caro Nelmindo,
por isso eu escrevi 'Pode não ser a melhor solução técnica, mas pode resolver o problema.'
por isso eu escrevi 'Pode não ser a melhor solução técnica, mas pode resolver o problema.'
pode ser uma fuga minima do neutro vá desligando todos os dias um equipamentoAndria Escreveu:Olá Rainbow, boa tarde
Pois é mesmo um grande mistério...o que dispara é mesmo o diferencial geral, não é o da EDP, tanto mais que chamei um piquete da EDP e o sr disse logo que não era nada com eles porque não era o deles que disparava.
Eu estou acordada sempre que o quadro dispara...e a única coisa que se ouve é mesmo o barulho do botão a disparar, mas amanhã vou estar lá de plantão em frente ao quadro para ver se mais alguma coisa acontece, mas é mesmo estranho...porque depois não volta a disparar a não ser no dia seguinte à mesma hora....e por vezes não acontece todos os dias.
O meu electricista anda à nora...diz que estas avarias são quase impossiveis de encontrar, diz que se continuar assim, me troca o diferencial de novo por um de rearme automático.mas tem de haver uma causa para que tal aconteça....o que poderá ser????
Já resolvi uma avaria dessas que foi provocada por uma emeda (feita por um electropedreiro)nu tubo no jardim.
Sugiro que se tiver quadros parcias desligue a entrada da terra um de cada vês, assim se não disparar identifica o sector em que tem a avaria.
Sugiro que se tiver quadros parcias desligue a entrada da terra um de cada vês, assim se não disparar identifica o sector em que tem a avaria.
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Been thanked: 3 times
Boas
Sei que esta discussão já la vai algum tempo sem ter andamento. Já resolveram o problema? Gostava também que a srª que colocou este problema desse um feedback para sabermos qual foi a solução ou se ainda não há solução.
Como profissional da area não vou deixar de dar a minha opinião.
Eu apostava mais em transitorios vindos da rede exterior introduzidos por manobras na rede de distribuição ou por instalações vizinhas.
Há pouco tempo relatarm-me uma situação do mesmo tipo, no entanto neste caso o problema foi numa fábrica e o problema vinha de dentro. Uma fabrica com muitos variadores de velocidade que ao provocarem harmonicos faziam disparar os diferenciais. Situação que ficou resolvida com a substituição por diferencias superhimonizados.
Será que o problema da senhora andria não será também por existir alguma fabrica perto com variadores e que as perturbações devidas aos harmonicos, que por acaso ocorre às 7h da manhã, por exemplo o ligar de um VEV que controla o compressor de ar comprimido da fabrica, não fará disparar o diferencial? No entanto teria de ocorrer com mais pessoas na zona, mas deixo a minha opinião.
Cumprimentos,
Bruno Duarte
Sei que esta discussão já la vai algum tempo sem ter andamento. Já resolveram o problema? Gostava também que a srª que colocou este problema desse um feedback para sabermos qual foi a solução ou se ainda não há solução.
Como profissional da area não vou deixar de dar a minha opinião.
Eu apostava mais em transitorios vindos da rede exterior introduzidos por manobras na rede de distribuição ou por instalações vizinhas.
Há pouco tempo relatarm-me uma situação do mesmo tipo, no entanto neste caso o problema foi numa fábrica e o problema vinha de dentro. Uma fabrica com muitos variadores de velocidade que ao provocarem harmonicos faziam disparar os diferenciais. Situação que ficou resolvida com a substituição por diferencias superhimonizados.
Será que o problema da senhora andria não será também por existir alguma fabrica perto com variadores e que as perturbações devidas aos harmonicos, que por acaso ocorre às 7h da manhã, por exemplo o ligar de um VEV que controla o compressor de ar comprimido da fabrica, não fará disparar o diferencial? No entanto teria de ocorrer com mais pessoas na zona, mas deixo a minha opinião.
Cumprimentos,
Bruno Duarte
????????????
qual a corrente de disparo? 300mA ?
o da EDP é de 500mA
por isso e por ai é normal 1º dispara o do utilizador
caregas no botão de teste e? tudo normal?
bem isso é um granda bife pois podes ter um defeito entre neutro/ terra ou fase/terra
os teus disjuntores provavelmente não são 1P+N pois seria mais fácil.
o teu problema será humidade em tomadas ou caixas , alguma bomba com boia ,algum tubo que passa junto de lareiras , termo acumulador , 1 ratinho a xatear...
é xato de resolver mas tens de analisar tudo o que liga nas horas do disp+aro e as condições ambientais.
não ponhas de lado a avaria do diferencial.
Com uma pinça para medir corrente de defeito é + fácil.
qual a corrente de disparo? 300mA ?
o da EDP é de 500mA
por isso e por ai é normal 1º dispara o do utilizador
caregas no botão de teste e? tudo normal?
bem isso é um granda bife pois podes ter um defeito entre neutro/ terra ou fase/terra
os teus disjuntores provavelmente não são 1P+N pois seria mais fácil.
o teu problema será humidade em tomadas ou caixas , alguma bomba com boia ,algum tubo que passa junto de lareiras , termo acumulador , 1 ratinho a xatear...
é xato de resolver mas tens de analisar tudo o que liga nas horas do disp+aro e as condições ambientais.
não ponhas de lado a avaria do diferencial.
Com uma pinça para medir corrente de defeito é + fácil.
Completamente de acordo com o nelmindo .swordfish Escreveu:Caro Nelmindo,
É preciso ter muito cuidado com os diferenciais o da EDP será concerteza 500mA
o do cliente 300mA ,mais do que protejer equipamentos é fundamental protejer as pessoas.
em minha casa na sala de máquinas coloquei um de 30mA no quadro parcial.E a minha terra de
proteção têm valores ohmicos bastante bons.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Tópico sem intervenção do autor desde Maio, pressupõe-se que esteja resolvido.
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário, pedir a sua reabertura a um membro da team apoio.
Abraço
Temporariamente bloqueado.
Caso seja necessário, pedir a sua reabertura a um membro da team apoio.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto