Guilherme Escreveu:ola
há tempos que ando a estudar o funcionamento dos LCD (computador). Mas, de todos as placas que os constituem, há um que me faz alguma confusão, LCD Inverter, que faz isto afinal?
isto converte os bits de VGA para pixeis no monitor?
a imagem abaixo é um exemplo de uma, já agora, que componente é aquele redondo azul e o comprido preto ?

o inverter dos lcds, não é nada mais nada menos do que um "balastro" electrónico para a lampada que é usada para efectuar a retro-iluminação do ecran de cristais. É um pouco mais sofisticado, porque permite variar a quantidade de iluminação necessária para vislumbrarmos alguma coisa. Por exemplo nos portáteis, essa opção é interessante para quando está a baterias, para consumo ser menor, é este o dispositivo que diminui o brilho da lampada. Chama-se inverter, porque para produzir a alta-tensão necessária para a lampada de descarga funcionar, necessita de "alternar" a corrente continua, e para poder elevar para esses valores, usa um "transformador". Faz o contrário de um retificador. O rectificador transforma corrente alternada em continua, o inversor transforma corrente continua em alternada. Com a ajuda de um "tranformador" com núcleo de ferrite, podemos melhorar o rendimento, por causa das altas frequencias em causa (acima dos 20KHz), diminuindo assim o tamanho do transformador, que estamos habituados a ver.
Por isso não interfere com o circuito VGA ou parecido. Os sinais vão por vezes em cabos separados, um para a informação a "desenhar" no ecran, outro para as informações do brilho e alimentação da lâmpada. Este brilho que refiro não é aquele que alteramos nas configurações da placa gráfica, onde permite também alterar o croma, o contraste e o ganho. É apenas o brilho da lâmpada.