Dimensão da tubagem
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Dimensão da tubagem
Boas, deve-se sempre que possivel passar tubos directos desde o ATI ás TT, com as voltas que por vezes dão para ir ás caixas de passagem sobe o número de metros do que fosse directo, além disso enfia-se muito melhor e em caso de avaria do caso também se substitui com maior facilidade, alem disso no ITED2 já não obriga á regra dos 12m com caixa de passagem!
Andar a espalhar caixas I3 e pior C1 pela casa é algo que as pessoas adoram...
"i) Um troço corresponde a um tubo com 12 m de comprimento. Entre cada dois troços de tubo
consecutivos deve intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir garantir a
correcta instalação e passagem da cablagem, por sobredimensionamento da tubagem."
Andar a espalhar caixas I3 e pior C1 pela casa é algo que as pessoas adoram...
"i) Um troço corresponde a um tubo com 12 m de comprimento. Entre cada dois troços de tubo
consecutivos deve intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir garantir a
correcta instalação e passagem da cablagem, por sobredimensionamento da tubagem."
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Pra min e tendo em conta que a C1 é simplesmente uma caixa de passagem opto por a colocar "dentro" do roupeiro pois hoje em dia quase toda a gente opta por colocar os roupeiros metidos na parede e esteticamente é o melhor local ou caso não seja possivel desde que não tenha lá nada pode-se optar por colocar atrás de uma porta. Mas tambem tem que se ter em conta onde o projectista marca a I3 pra não fugirm muito ao que está marcado no projectoDuzia12 Escreveu:E essas caixas C1 no caso da habitação ficam onde???
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
as C1 metem-se nos roupeiros, bem escondidas... assim como as I3.
Se não der, metem-se atrás de portas.
Mas obviamente que o melhor é poupar nas caixas, se possível!!
A grande questão é que temos de fazer cumprir o estipulado no Manual, e apesar de se rmelhor os cabos irem directos ATI -> TT, a verdade é que o Manual impões as caixas de passagem e derivação...
Não sei se isto é verdade:
Pois falta aqui a parte que diz "o comprimento anterior é diminuído 3m por cada curva"
A grande questão é que temos de fazer cumprir o estipulado no Manual, e apesar de se rmelhor os cabos irem directos ATI -> TT, a verdade é que o Manual impões as caixas de passagem e derivação...
Pois falta aqui a parte que diz "o comprimento anterior é diminuído 3m por cada curva"

Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
gemini Escreveu:as C1 metem-se nos roupeiros, bem escondidas... assim como as I3.
Boas, estamos a falar de ITED2 não ITED1...
Pág 101
As regras básicas do projecto ITED são as seguintes:
a) É recomendado que o traçado das tubagens seja predominantemente recto e os percursos
efectuados, preferencialmente, na horizontal e na vertical;
b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12 m de comprimento. Entre cada dois troços
de tubo consecutivos poderá intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir
garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, com recurso ao aumento de
diâmetro do tubo utilizado;
c) Admite-se, para cada troço de tubo, a execução de um máximo de 2 curvas. Cada curva
diminuirá o comprimento máximo do troço em 2 metros. As curvas junto às caixas de
aparelhagem poderão não contar para o efeito anterior, desde que se garanta a correcta
manobra e enfiamento de cabos;
Só se mete caixas de passagem em caso de manifesta necessidade, de resto sempre tubos directos!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
Colega Varejo, eu estou completamente de acordo consigo!!Varejo Escreveu: Boas, estamos a falar de ITED2 não ITED1...
Pág 101
As regras básicas do projecto ITED são as seguintes:
a) É recomendado que o traçado das tubagens seja predominantemente recto e os percursos
efectuados, preferencialmente, na horizontal e na vertical;
b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12 m de comprimento. Entre cada dois troços
de tubo consecutivos poderá intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir
garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, com recurso ao aumento de
c) Admite-se, para cada troço de tubo, a execução de um máximo de 2 curvas. Cada curva
diminuirá o comprimento máximo do troço em 2 metros. As curvas junto às caixas de
aparelhagem poderão não contar para o efeito anterior, desde que se garanta a correcta
manobra e enfiamento de cabos;
Só se mete caixas de passagem em caso de manifesta necessidade, de resto sempre tubos directos!
Só se mete caixas em caso de manifesta necessidade!!
Daí ter dito no meu post inicial "Assim, quando tenho de colocar caixas de transição/manobra...", corroborado no post seguinte "Mas obviamente que o melhor é poupar nas caixas, se possível!!".
Contudo, conforme o seu post, de facto no ITED2 ainda se fala na diminuição de alguns metros (2, não 3 como referi) no troço aquando da existência de curvas.
O que está a verde é um ponto agora esclarecido, pois no ITED1, o formador chamou a atenção para isso: as curvas da entrada nas TT, segundo o manual, fariam com que o troço máximo admissível tivesse menos 3m que o inicialmente previsto, logo, nunca se poderiam cumprir os 12m estipulados!
Infelizmente, segundo o manual, se tivermos um troço recto de 16m, p.ex., temos de lá colocar uma caixa de passagem...
Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, neste campo se for troço recto de 16 metros, se por exemplo o minimo ser tubo 20mm para os 12 metros, se aumentar para tubo de 25mm, já posso garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, até porque no manual fala entre cada 2 troços poderá intercalar-se uma caixa de passagem, neste casos nem tem 2 troços consecutivos, é apenas um troço directo do ATI á tomada de TT.
Boas, neste campo se for troço recto de 16 metros, se por exemplo o minimo ser tubo 20mm para os 12 metros, se aumentar para tubo de 25mm, já posso garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, até porque no manual fala entre cada 2 troços poderá intercalar-se uma caixa de passagem, neste casos nem tem 2 troços consecutivos, é apenas um troço directo do ATI á tomada de TT.
-
- Velha Guarda
Isto interessa-me.Varejo Escreveu:b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12 m de comprimento. Entre cada dois troços
Como podemos garantir a correcta instalação? É só porque o cabo chega à tomada?
É que ele também chega lá através de um tubo "fino", mas se a garantia for somente o aumentar a secçaõ do tubo, então isso é óptimo, porque assim eliminam-se as caixas de passagem, o que é bom para todos

Repare, eu por mim mandava tudo directo, as perdas são menores, claro!
Mas também tenho de cumprir o estipulado no Manual, e pelo vistos tenho estado a interpretar mal

Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o manual fala nas caixas entre 2 troços consecutivos ou seja o tubo vai do ATI á tomada TT e depois dessa deriva para outra tomada TT mais longe, só os cabos é que vão directos, logo no enfiamento depois de os cabos chegarem á 1ª tomada tem de se puxar o outro fio para a outra tomada mais longe como os cabos "roçam" de fizer força pode degradar o cabo, e com tubos directos nunca acontece isso!
Eu estou a acabar o curso de actualização ITED2 e já tinha posto esta questão ao formador do ISQ, dos tubos directos com mais de 12 metros, tipo até 15m 16m, ao que o formador me confirmou isso de ser linha recta e aumento de secção da tubagem prevista para 12 metros, assim iria garantir a correcta ligação e passagem dos cabos, até como sabem ao colocar caixas de passagem como teem de ir para a parede no total vai aumentar o comprimento do cabo desde o ATI até á TT em relação do que teria com um tubo directo.
p.s quando de fala em correcta instalação, é o que diz o manual nos tais troços com tubagem a derivar, que depois do cabo chegar a uma tomada tem de se puxar o resto para chegar á outra, que no caso se tiverem a fazer muita "força" por "roçarem" um no outro pode degradar o cabo, logo com tubagem directa isso nunca acontece, porque já não é necessário dar folgas para o outro cabo!
Eu estou a acabar o curso de actualização ITED2 e já tinha posto esta questão ao formador do ISQ, dos tubos directos com mais de 12 metros, tipo até 15m 16m, ao que o formador me confirmou isso de ser linha recta e aumento de secção da tubagem prevista para 12 metros, assim iria garantir a correcta ligação e passagem dos cabos, até como sabem ao colocar caixas de passagem como teem de ir para a parede no total vai aumentar o comprimento do cabo desde o ATI até á TT em relação do que teria com um tubo directo.
p.s quando de fala em correcta instalação, é o que diz o manual nos tais troços com tubagem a derivar, que depois do cabo chegar a uma tomada tem de se puxar o resto para chegar á outra, que no caso se tiverem a fazer muita "força" por "roçarem" um no outro pode degradar o cabo, logo com tubagem directa isso nunca acontece, porque já não é necessário dar folgas para o outro cabo!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o mínimo são caixas fundas, fora isso com o tubo em paralelo iriam ficar 3 tubos na caixa funda isso é que já não é permitido!Duzia12 Escreveu:Pode-se meter dois tubos em paralelo e a caixa da 1ª tomada sendo funda, servir de passagem, para outra tomada. Ou não é permitido?
Eu normalmente e até mesmo pra evitar que os cabos se danifiquem e apesar de dar muito mais trabalho opto por primeiro passar uma "guia" pra tirar a medida aos respectivos cabos e so depois então é que os passo para o ATI. Quando utilizo caixas de passagem utilizo a mesma técnica e apesar de perder mais tempo fica garantido que os cabos não se danificam e que no final o sinal que chega as tomadas é de qualidade.