Oi pessoal.
Arranjam-me uma imagem ou podem explicar como se liga duas lâmpadas ao mesmo interruptor?
Desmontei as lâmpadas da parede da sala, que estão ambas ligadas a um só interruptor,e agora não me lembro como é que os fios estavam. Já tentei ligar mas deu curto circuito e queimou-me o interruptor.
Agradecia a ajuda.
Interruptor duplo
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Interruptor duplo
Os pretos também puderam ser castanhos espero que ajude

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Antes de mais, obrigado pela ajuda.admin Escreveu:Os pretos também puderam ser castanhos espero que ajude![]()
Mas na imagem está um interruptor para cada lampada, e eu tenho o mesmo interruptor para ambas as lampadas.
Os fios saem do interruptor, passam pela caixa da 1ª lampada e depois vão para a 2ª lampada.
E eu não sei como ligá-los para fazer a passagem.
-
- Curioso
- Registado: 06 dez 2007, 10:51
O primeiro esquema está errado, pois a ligação em série baixava a luz a cerca de 50%TRouBLeMaKeR Escreveu:Boas
veja se ajuda.
No segundo esquema estás a ligar as lâmpadas no mesmo botão "interruptor simples"
Vamos lá a ver se consigo explicar sem botão, antes de mais o esquema do admin está certo, só que o nuffsaid não os saberá interpretar
Vamos por partes
Na caixa do interruptor tens de ter 3 fios
(2Castanhos/1Preto > 2Pretos/1Castanho > Todos da mesma cor)
Nesses fios com o busca-pólos vê qual é que acende (esse é a fase) liga no L do interruptor duplo (Comutador Lustre)
Os outros dois fios ligas nas saídas do comutador
Agora na caixa...
Tens de ter um tubo de onde estão esses tres fios que te falei, um já deve estar ligado na fase.
Os outros 2 fases assim
Um interligas ao que te vai á primeira lampada
O outro ligas ao fio (Preto ou Castanho) do tubo que passa para a outra caixa
Na outra caixa interliga-o com o da lâmpada
Qualquer duvida posta