Desde já, agradeço também todo o conhecimento aqui partilhado.
O que me traz por cá é um problema que há dois dias me tira o sono e definitivamente não vejo solução nem resolução para o mesmo, embora desconfie
O cliente, tem estado a pagar contas imensas de energia e decidiu trocar algumas lâmpadas de halogéneo por lâmpadas de diodos. Quando começou a aproximar-se do quadro eléctrico e teve que trocar as lâmpadas do wall de entrada verificou que ficava com três lâmpadas de presença, mas "COM O INTERRUPTOR DESLIGADO".
Já medi a Resistência do Isolamento do circuito com o quadro completamente desligado e por isso isolado, já fiz testes de continuidade, já troquei os dois comutadores de escada, já enfiei fios novos "TODOS" deste circuito, e sempre que volto a pôr o circuito em carga as lâmpadas ficam a acender com os 21,25,27 Volt, que normalmente lá aparecem "COM O INTERRUPTOR DESLIGADO". Hoje fiz um novo teste visto haver mais salas com lâmpadas de diodos e esta mesma energia também aparece nas outras salas.
Já pedi ajuda a alguns amigos que também não me souberam responder e numa loja de material eléctrico, o balconista referiu-me que já não é a primeira pessoa que fala deste tipo de problema, penso que devido às lâmpadas serem muito mais sensíveis do que outras, mas por outro lado começo a imaginar como a EDP consegue facturar aquilo que nós não imaginamos consumir.

Será aceitável esta minha desconfiança?????? Como me aparecem no circuito estas tensões, embora que baixas com a instalação completamente isolada????
Desde já o meu muito obrigado pela atenção que me possam disponibilizar, OBRIGADO!