Correntes parasitas?

pirilampo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jul 2010, 00:04

Correntes parasitas?

Mensagem por pirilampo »

Antes de mais, quero agradecer e felicitar todos quantos mantêm este fórum a trabalhar e o habilitam com toda esta qualidade.
Desde já, agradeço também todo o conhecimento aqui partilhado.
O que me traz por cá é um problema que há dois dias me tira o sono e definitivamente não vejo solução nem resolução para o mesmo, embora desconfie
O cliente, tem estado a pagar contas imensas de energia e decidiu trocar algumas lâmpadas de halogéneo por lâmpadas de diodos. Quando começou a aproximar-se do quadro eléctrico e teve que trocar as lâmpadas do wall de entrada verificou que ficava com três lâmpadas de presença, mas "COM O INTERRUPTOR DESLIGADO".
Já medi a Resistência do Isolamento do circuito com o quadro completamente desligado e por isso isolado, já fiz testes de continuidade, já troquei os dois comutadores de escada, já enfiei fios novos "TODOS" deste circuito, e sempre que volto a pôr o circuito em carga as lâmpadas ficam a acender com os 21,25,27 Volt, que normalmente lá aparecem "COM O INTERRUPTOR DESLIGADO". Hoje fiz um novo teste visto haver mais salas com lâmpadas de diodos e esta mesma energia também aparece nas outras salas.
Já pedi ajuda a alguns amigos que também não me souberam responder e numa loja de material eléctrico, o balconista referiu-me que já não é a primeira pessoa que fala deste tipo de problema, penso que devido às lâmpadas serem muito mais sensíveis do que outras, mas por outro lado começo a imaginar como a EDP consegue facturar aquilo que nós não imaginamos consumir. :shock:
Será aceitável esta minha desconfiança?????? Como me aparecem no circuito estas tensões, embora que baixas com a instalação completamente isolada????
Desde já o meu muito obrigado pela atenção que me possam disponibilizar, OBRIGADO!
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Correntes parasitas?

Mensagem por Josecalado »

Pelo descrito vou tentar ajudar, esta instalação a alimentação é em trifásico certo? os disjuntores instalados são unipolares? a iluminação é protegida por um diferencial ou mais do que um?
Arranje forma de alimentar o circuito em questão só com a fase correspondente sem a possibilidade de haver um retorno através do neutro por qualquer deficiência proveniente de outros circuitos, se depois desta experiência o problema desaparecer terá de verificar qual dos circuitos está a dar origem ao problema e solucionar.

Cpm.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Serão lampadas de emergência permanentes
Kirchhoff
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 fev 2010, 21:31

Mensagem por Kirchhoff »

Bom dia.

Eu estou com o mesmo problema. Um circuito monofásico num hall de entrada de uma habitação, com várias lâmpadas de led's. Com o interruptor desligado uma das lâmpadas permanece acesa. Já medi resistencia de isolamento, continuidades e aparentemente está tudo bem.

Agradecia uma ajuda, porque ja nao sei para onde me virar.

Cumps
pirilampo
Curioso
Curioso

Mensagem por pirilampo »

Obrigado Josecalado e todos quantos participam neste tópico pelo interesse demonstrado por este assunto.
A alimentação é monofásica, os disjuntores são unipolares, está protegida com um diferencial 300ma, já experimentei também ligar com um diferencial de 30ma e como, depois de todas as medições efectuadas, fios substituídos, comutadores trocados, e circuito completamente isolado o problema continua a acontecer, eu questiono-me se não haverá alguma "CORRENTE DE FUGA" e facturação ao negro :shock: , no contador da EDP, ou até se o problema não estará nas lâmpadas de "led's" poderem ter algum problema de baixa impedância que resulte num desequilíbrio. "In Wikipédia" - A impedância de entrada , é o valor igual à diferença de potencial alternado aplicado na entrada de um circuito ou dispositivo electro-electrónico, dividida pela corrente alternada resultante. Agora pergunto-me, será possível isto acontecer com o interruptor desligado. Como aparecem 21, 25 ou 27 volt's se a fase está no interruptor e o mesmo desligado. Cheguei ao ponto de passar o neutro e a fase por fora do quadro para ver se evitava correntes de (indução electromagnética), mas o problema continua a acontecer. Ontem, com o quadro completamente desfiado montei a comutação por fora dos tubos e o problema desaparece o que me leva a pensar que o problema poderá estar nas lâmpadas, mas não me posso esquecer que o cliente tem pago enormidades de luz e que da EDP também podemos esperar deficiências nestes novos equipamentos digitais.
Não sei!!! Continuo à espera de resultados concretos que me dêem alguma indicação sobre o problema e agradeço desde já a TODOS, a vossa participação e experiência pessoal porque já me apercebi que afinal este não é um problema único.
Muito obrigado!
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Portanto a alimentação da rede à instalação é em monofásico segundo afirma, não há dúvida que o fenómeno é anormal mas terá de ter explicação! arranje um suporte com uma lâmpada de incandescência basta uma lâmpada de 25W e ligue em paralelo com um dos projectores de leds, e verifique se essa tensão desaparece, caso isto aconteça veja se tem possibilidade de trocar as lâmpadas de leds por umas com um pouco mais de consumo e veja o que acontece, outra experiência que não sei se já fez é fazer a interrupção do neutro e verificar se essa tensão desaparece.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Quanto tempo se manterá acesa depois de desigar
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

A solução para o seu problema poderá estar neste tópico.
S Brás
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 14:56

Mensagem por S Brás »

Viva!

Pela descrição, aquilo que posso desde já dizer, é que a EDP com todos os defeitos que tem não será a culpada pelo estranho evento.
Com análise cuidada de todos os elementos do circuito certamente chegaremos a uma conclusão.

. Indução electromagnética com frequências de 50Hz não me parece uma explicação viável.
. Lâmpadas: Há lâmpadas de baixa impedância que mesmo com tensões baixas podem apresentar alguma luminosidade (menos que o normal claro).
. Interruptores: Há uns interruptores electrónicos que podem deixar passar alguma corrente, nada de muito substancial, qualquer coisa parecida com o standby de uma televisão mas que pode ser o suficiente para acender algumas lâmpadas. Quando estes são mecânicos e o circuito fica mesmo fisicamente aberto não vejo como podem os electrões andar de um lado para o outro (a frequências de 50Hz). Nada como pegar num amperímetro e medir a corrente.
. Circuito: (está é óbvia mas como quero ser exaustivo) algum engano a ligar os fios também pode dar comportamentos estranhos. Em casos de circuitos mais complexos de múltiplos comutadores não é tão raro assim.

Siga as sugestões das respostas anteriores e vá escrevendo os resultados. Temos todos interesse em saber as causas do seu problema.
Já agora esse problema é permanente ou passados alguns minutos/horas de o interruptor estar aberto as lâmpadas efectivamente apagam?

Cumprimentos
pirilampo
Curioso
Curioso

Mensagem por pirilampo »

Obrigado pela dica Josecalado! Vou experimentar esse ensaio, mas tenho a certeza que se ligar uma lâmpada incandescente, o led apagará imediatamente, mas confesso que fiquei com dúvidas em relação ao teste até porque não invalida a presença da tensão, só a come... e continua a facturar.
"In Wikipédia" Os LEDs não suportam tensão reversa (Vr) de valor significativo, podendo-se danificá-los com apenas 5V de tensão nesse sentido. Por isso, quando alimentado por tensão C.A., o LED costuma ser acompanhado de um díodo rectificador em anti-paralelo (polaridade invertida em relação ao LED), com a finalidade de conduzir os semi-ciclos nos quais ele - o LED - fica no corte, limitando essa tensão reversa em torno de 0,7V (tensão directa máxima do díodo), um valor suficientemente baixo para que sua junção não se danifique. Pode-se adoptar também uma ligação em série entre o díodo de protecção e o LED. QUANDO DESLIGO O NEUTRO o problema cessa.
Relativamente à dúvida de Dúzia 12, neste caso as lâmpadas mantêm-se acesas dia e noite ou seja 24 sobre 24.
Rainbow... fiquei de orelhas no ar quando alguém aí refere a qualidade das lâmpadas, mas mesmo assim deixa-me muitas duvidas e parece-me que a solução não está aí descrita. Obrigado.
S. Brás, eu não ponho as mãos no fogo pela EDP, ou no equipamento que aplicam. Não confio assim tanto neles até porque entre o neutro de entrada e a terra já existem 3 volt's, embora neste caso isto não seja relevante e eu vivo em Vila Real onde é muitíssimo difícil fazer terras ou neutros aceitáveis. Mas agradeço a confiança que deposita neles e a força que me transmite com essa afirmação. Relativamente à sugestão que me apresenta de medição amperimétrica, não detecto consumo substancial. Os comutadores são da Efapel e embora sejam "murraça" eu medi-os com um mega ohmímetro e não detectei passagem de corrente, aliás até fiquei admirado com a qualidade do isolamento. Finalmente, tenho lâmpadas de presença dia e noite.
Não sei!!! Estou cada vez mais curioso em solucionar este problema porque não me consigo conformar de que a lâmpada poderá estar a produzir alguma tensão residual baseada em alguma deficiência interna.
Muito obrigado a TODOS!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso de facturar é um bocado complicado!!! Já experimentaste se, só com essas lâmpadas desligadas, o contador "conta" ou "roda"
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Eu não me estava a referir à qualidade das lâmpadas, mas sim, como já foi referido, o facto de poderem estar a ser utilizados interruptores menos adequados à situação.
Kirchhoff
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 fev 2010, 21:31

Mensagem por Kirchhoff »

Bom dia!

Fiz uma experiencia na minha instalação! Fui isolando o circuito até chegar ao limite: liguei o circuito directamente dos bornes de entrada do corte geral, com a restante instalação desligada. E continuei a ter tensão na lampada com o interruptor aberto.

O que notei é que durante o tempo que lá estive, a tensão foi variando. No primeiro dia que lá fui medi 19V, hoje medi 31V. Passado algum tempo passou para 49V. E quando o elevador do edificio arrancou ela baixou para 47V e quando ele parou, ficou novamente nos 49V.

Portanto penso que o problema estará numa passagem ao neutro na instalação colectiva ou mesmo na rede de distribuição. Será possivel ser a rede a introduzir estes valores na instalação?

cumps
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Kirchhoff Escreveu:Bom dia!

Fiz uma experiencia na minha instalação! Fui isolando o circuito até chegar ao limite: liguei o circuito directamente dos bornes de entrada do corte geral, com a restante instalação desligada. E continuei a ter tensão na lampada com o interruptor aberto.

O que notei é que durante o tempo que lá estive, a tensão foi variando. No primeiro dia que lá fui medi 19V, hoje medi 31V. Passado algum tempo passou para 49V. E quando o elevador do edificio arrancou ela baixou para 47V e quando ele parou, ficou novamente nos 49V.

Portanto penso que o problema estará numa passagem ao neutro na instalação colectiva ou mesmo na rede de distribuição. Será possivel ser a rede a introduzir estes valores na instalação?

cumps

Boas,

esta tensão que refere foi medida entre que pontos? ... Terra / Neutro?

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Não pode ser ou ata ou desata, tão complicado?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”