Fusíveis para motor trifásico
Fusíveis para motor trifásico
Boa noite,
Sou estudante universitário e estou a trabalhar num projecto de final de curso e estou com dificuldades em dimensionar fusíveis para o meu sistema visto que a minha área não é electrotecnia.
Tenho um sistema trifásico a 230V que consome 40 A no máximo em condições de funcionamento normais, trata-se de um motor industrial. Para quantos A devo dimensionar os meus fusíveis? Um fusível por fase é suficiente? Já vi que há quem junte disjuntores.
Já agora quem os vende e quem tem informações disponíveis online sobre esses fusíveis que preciso?
Peço imensa desculpa se estou a postar no sítio errado, peço que não apaguem o post se assim for pois estou muito apertado de tempo, movam-no se for necessário.
Cumprimentos e desde já o meu obrigado.
Sou estudante universitário e estou a trabalhar num projecto de final de curso e estou com dificuldades em dimensionar fusíveis para o meu sistema visto que a minha área não é electrotecnia.
Tenho um sistema trifásico a 230V que consome 40 A no máximo em condições de funcionamento normais, trata-se de um motor industrial. Para quantos A devo dimensionar os meus fusíveis? Um fusível por fase é suficiente? Já vi que há quem junte disjuntores.
Já agora quem os vende e quem tem informações disponíveis online sobre esses fusíveis que preciso?
Peço imensa desculpa se estou a postar no sítio errado, peço que não apaguem o post se assim for pois estou muito apertado de tempo, movam-no se for necessário.
Cumprimentos e desde já o meu obrigado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Re: Fusíveis para motor trifásico
Bom dia,
Tem de ser um fusivel por fase e da classe aM porque é para proteger motores.
Vai ao site da siemens.
Se tiveres mais duvidas pergunta que a gente ajuda.
Cumprimentos
VM
Tem de ser um fusivel por fase e da classe aM porque é para proteger motores.
Vai ao site da siemens.
Se tiveres mais duvidas pergunta que a gente ajuda.
Cumprimentos
VM
Boa tarde, obrigado pela resposta.
Será alguma coisa tipo este: 45010524 FUSIVEL NH-00 AM 63A
desta empresa: http://www.mundicanal.pt/produtos/produ ... iveis.html
Convém sobredimensionar os fusíveis certo? qual o valor que deverei escolher? Já vi algures que deve ter 50% a mais por causa do arranque.
Será alguma coisa tipo este: 45010524 FUSIVEL NH-00 AM 63A
desta empresa: http://www.mundicanal.pt/produtos/produ ... iveis.html
Convém sobredimensionar os fusíveis certo? qual o valor que deverei escolher? Já vi algures que deve ter 50% a mais por causa do arranque.
OK, sinto-me muito burro ao pé de vocês!:D
Eu não sou de electrotecnia, sou de Engª Automóvel, quando me falam por siglas eu não percebo.
poderiam explicar como se eu fosse muito burro? basta um fusível por fase? tem de ser AM, se o motor é de 9,2kW e a tensão é de 230V consome no máximo 40A, para quanto devo dimensionar os fusíveis?
obrigado
Eu não sou de electrotecnia, sou de Engª Automóvel, quando me falam por siglas eu não percebo.
poderiam explicar como se eu fosse muito burro? basta um fusível por fase? tem de ser AM, se o motor é de 9,2kW e a tensão é de 230V consome no máximo 40A, para quanto devo dimensionar os fusíveis?
obrigado
TIPOS DE FUSÍVEIS
• gG: Fusíveis para usos gerais e protecção contra sobrecargas e contra curto-circuitos (acção lenta).
• aM: Fusíveis para usos gerais e protecção exclusiva contra curto-circuitos (acção rápida).
PROTECÇÃO DE MOTORES CONTRA SOBRECARGAS E CONTRA CURTO-CIRCUITOS
http://www.4shared.com/document/H2W8DcD ... tores.html
• gG: Fusíveis para usos gerais e protecção contra sobrecargas e contra curto-circuitos (acção lenta).
• aM: Fusíveis para usos gerais e protecção exclusiva contra curto-circuitos (acção rápida).
PROTECÇÃO DE MOTORES CONTRA SOBRECARGAS E CONTRA CURTO-CIRCUITOS
http://www.4shared.com/document/H2W8DcD ... tores.html
esta tabela é para motores de 400 V, o motor que tenho e de 230V.
o que preciso de encontrar são fusíveis de 230V e 40 A certo? não é necessário qualquer margem.
o que preciso de encontrar são fusíveis de 230V e 40 A certo? não é necessário qualquer margem.
Agradeço imenso a ajuda de todos mas estou cada vez mais confuso.Duzia12 Escreveu:Para 9,2 KW/0.85/0.8=13.5 KVA ---19 A Logo disjuntor In=25 A e cabo 4 mm^2
quanto a esta operação feita em cima penso que o 0,8 será o ângulo de fase, o que é o 0,85? e o In?

Poderia explicar melhor essa operação? e o disjuntor é para onde?vai ter um fusível por fase e o disjuntor?
Peço desculpa se estou a fazer perguntas básicas e acredito que sejam mas infelizmente o meu conhecimento não dá para mais.
e porque é que não pode ser P=VI?
assim tenho a corrente por fase, tenho 230 V e 9,2KW tenho 40 A
assim tenho a corrente por fase, tenho 230 V e 9,2KW tenho 40 A
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
O motor para essa potêncoa que referes deve ser trifásico e P=raiz 3 x U x I x Cosseno fi x rendimento
U=400 V
Isso dá 9,2=1,73 x 400 x I x 0,85 x 0,8 .......I=19 A
Para potências baixas a melhor opção é disjuntores 3x25 A (Trifásico)
P= 9,2 KW em kVA será S=Raiz3 x UxI -----S=13 KVA (bingo)
U=400 V
Isso dá 9,2=1,73 x 400 x I x 0,85 x 0,8 .......I=19 A
Para potências baixas a melhor opção é disjuntores 3x25 A (Trifásico)
P= 9,2 KW em kVA será S=Raiz3 x UxI -----S=13 KVA (bingo)
A ligação é feita em triângulo logo as raízes cortam. O cos phi é 0.89 e o rendimento não tenho informação.
Sei que a corrente nominal do motor são 30,5 A, é o que está na folha técnica por isso não percebo essas contas.
Conheço o cálculo que é P=raíz(3)*Ifase*Vfase*FP
Sei que a corrente nominal do motor são 30,5 A, é o que está na folha técnica por isso não percebo essas contas.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Celso Escreveu:A ligação é feita em triângulo logo as raízes cortam. O cos phi é 0.89 e o rendimento não tenho informação.
O raiz de 3 não corta chumbaram muitos por isso 1,73 x 400 = 3 x 230
Logo se I=30,5 Logo S=0,692x I = 30,5 x 0,692=21 KVA
0,692=1,73 x 400/1000
Logo --Disjuntor In=32 A e cabo 6mm^2 tripolar 3x32 A
mais uma pergunta que provavelmente vai ser estupida, de onde vem os 0,692?Duzia12 Escreveu:Celso Escreveu:A ligação é feita em triângulo logo as raízes cortam. O cos phi é 0.89 e o rendimento não tenho informação.
O raiz de 3 não corta chumbaram muitos por isso 1,73 x 400 = 3 x 230
Logo se I=30,5 Logo S=0,692x I = 30,5 x 0,692=21 KVA
0,692=1,73 x 400/1000
Logo --Disjuntor In=32 A e cabo 6mm^2 tripolar 3x32 A

quanto a isso das raízes esqueci-me do 3x.
S é potência aparente certo?
"0,692=1,73 x 400/1000" e o 1000?

Já que estamos nisto, e se eu quiser achar corrente para potências diferentes do motor? a uma certa velocidade sei a potência que precisa como é que da potência tiro a corrente sem ter o rendimento ou o factor de potência?