Auditorias da ANACOM
Auditorias da ANACOM
Boas Companheiros
estam a ser realizadas bastantes auditorias da ANACOM ás instalações ITED , aqui na minha zona, eu já tive 2 auditorias esta semana!
estes Srs ate de paquimetro vem equipados para medir a dimensão do tubo 63 verde por exemplo. E pelo que sei as multas são muito pesadas!
enfim boa noite companheiros!!
estam a ser realizadas bastantes auditorias da ANACOM ás instalações ITED , aqui na minha zona, eu já tive 2 auditorias esta semana!
estes Srs ate de paquimetro vem equipados para medir a dimensão do tubo 63 verde por exemplo. E pelo que sei as multas são muito pesadas!
enfim boa noite companheiros!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 mar 2010, 22:10
Re: Auditorias da ANACOM
boa companheiro
podes dar mais detalhes sobre essas vistorias
elioamorim.pt
podes dar mais detalhes sobre essas vistorias
elioamorim.pt
ola Sr Elio Amorim no meu caso a ANACOM enviou me cartas registadas com o dia e a hora da auditoria e a respectiva obra que querem auditar .
no local estes Srs sao bastante exigentes com todos os pormenores.
a instalação tem que estar construída mediante o projecto integralmente, caso na pratica o instalador nao cumpra o projecto tem que fazer aditamento ao projecto ITED para estar preparado para uma auditoria.
Cumprimentos
no local estes Srs sao bastante exigentes com todos os pormenores.
a instalação tem que estar construída mediante o projecto integralmente, caso na pratica o instalador nao cumpra o projecto tem que fazer aditamento ao projecto ITED para estar preparado para uma auditoria.
Cumprimentos
Eu já tive uma auditoria da ANACOM, detectaram-se não conformidades (diâmetro dos tubos, omissão de tomadas, falta de relatório de ensaios de funcionalidaedes, etc.) o instalador e o empreiteiro fizeram o que quiseram e agora é que vão ser elas.
Após uma ida á obra, eu escrevi uma carta registada com aviso de recepção para o empreiteiro e a mesma para o instalador, pois o empreitiro negou-me o livro de obra para poder escrever, alegando que ele é que mandava na obra e que as vistorias tinham acabado.
Estive presente na auditoria, a ANACOM foi informada e agora espero que actue e castigue os prevaricadores.
Após uma ida á obra, eu escrevi uma carta registada com aviso de recepção para o empreiteiro e a mesma para o instalador, pois o empreitiro negou-me o livro de obra para poder escrever, alegando que ele é que mandava na obra e que as vistorias tinham acabado.
Estive presente na auditoria, a ANACOM foi informada e agora espero que actue e castigue os prevaricadores.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Has thanked: 3 times
Pessoal.
tb ja tive auditorias.
Não tem existido problemas...
O pessoal das instalações eléctricas são muito mais complicados e nás tb nos temos de aguentar!
tb ja tive auditorias.
Não tem existido problemas...
O pessoal das instalações eléctricas são muito mais complicados e nás tb nos temos de aguentar!
Tive uma auditoria e correu mal.
A ANACOM foi compreensiva e está aguardar peo desenrolar dos acontecimentos:
O projectista não está habilitado, o projecto teve de ser alterado em obra porque estava muito mau (não tinha tomadas em todos os compartimentos, não tinha rede de terras, não tinha cálculos e tinha TVHV na coluna -> é um ITED2ªedição).
O dono de obra não qer pagar projecto novo, o projectista quer o pagamento, mas não está nem estará habilitado a assinar (tem um 1ºciclo que a ANET não o reconhece)
O dono de obra enviou uma carta ao "projectista" pedindo-lhe o projecto e moveu-lhe uma acção em tribunal. Segundo o advogado, se este não responder dentro de um mês, o projecto será feito por um projectista habilitado.
Vamos ver...
A ANACOM foi compreensiva e está aguardar peo desenrolar dos acontecimentos:
O projectista não está habilitado, o projecto teve de ser alterado em obra porque estava muito mau (não tinha tomadas em todos os compartimentos, não tinha rede de terras, não tinha cálculos e tinha TVHV na coluna -> é um ITED2ªedição).
O dono de obra não qer pagar projecto novo, o projectista quer o pagamento, mas não está nem estará habilitado a assinar (tem um 1ºciclo que a ANET não o reconhece)
O dono de obra enviou uma carta ao "projectista" pedindo-lhe o projecto e moveu-lhe uma acção em tribunal. Segundo o advogado, se este não responder dentro de um mês, o projecto será feito por um projectista habilitado.
Vamos ver...
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, é o que dá a malta fazer uns copy paste e depois cobrarem 70€ pelo "projecto" a julgarem que isto tudo é uma brincadeira!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Ricardo.Conceição
- Curioso
- Registado: 01 jul 2010, 12:07
Boas
E caso hajam alterações feitas pelo dono de obra após a passagem do termo e antes da auditoria?
Eu executo / assino instalações com bastidores onde a qualquer altura é fácil acrescentar tomadas ou alterar a instalação existente...
Espero para ver.
Cmpts
Ricardo
E caso hajam alterações feitas pelo dono de obra após a passagem do termo e antes da auditoria?
Eu executo / assino instalações com bastidores onde a qualquer altura é fácil acrescentar tomadas ou alterar a instalação existente...
Espero para ver.
Cmpts
Ricardo
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Mas quem são os "castigados" na hora da vistoria?
Apenas o instalador?
O projectista? --> este só deverá ser caso o projecto contenha erros, não é?
O dono de obra?
Apenas o instalador?
O projectista? --> este só deverá ser caso o projecto contenha erros, não é?
O dono de obra?
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
ninguem é castigado na hora.. eles sao só auditores.. nao sao fiscais.
assim nao podem ser subornados..lol
eles fazem o relatório daquilo que vêm, as vezes sem opinar ou as vezes ate fazendo recomendações. tudo na boa.. dps quando o pessoal da anacom ve o relatorio é que começam a distribuir multinhas..
isto foi mais ou menos o que me explicaram numa auditoria que puxei mais por eles..
eles fazem o relatório daquilo que vêm, as vezes sem opinar ou as vezes ate fazendo recomendações. tudo na boa.. dps quando o pessoal da anacom ve o relatorio é que começam a distribuir multinhas..
isto foi mais ou menos o que me explicaram numa auditoria que puxei mais por eles..
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Velha Guarda
Bem... é só pra dizer que fui notificado para estar presente numa auditoria da ANACOM...
O projecto é de 2008, pelo que é anterior ao DL 123/2009... mas como não sei quando teve inicio a obra, nem quando terminou...não sei o que vem dali :-/
Ainda por cima, como é óbvio, não assinei o livro de obra, pelo que não sei se me deva preocupar desde já...
Á partida é um caso simples, pois é apenas uma moradia, mas vamos ver o que se vai passar..
Mais alguém tem experiências a partilhar?
Já vi que aqui no fórum h´amais tópicos sobre este assunto, mas decidi colocar neste porque o título é o mais indicado.
O projecto é de 2008, pelo que é anterior ao DL 123/2009... mas como não sei quando teve inicio a obra, nem quando terminou...não sei o que vem dali :-/
Ainda por cima, como é óbvio, não assinei o livro de obra, pelo que não sei se me deva preocupar desde já...
Á partida é um caso simples, pois é apenas uma moradia, mas vamos ver o que se vai passar..
Mais alguém tem experiências a partilhar?
Já vi que aqui no fórum h´amais tópicos sobre este assunto, mas decidi colocar neste porque o título é o mais indicado.
Learning is the goal!!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
carlos_cfr7 Escreveu:ninguem é castigado na hora.. eles sao só auditores.. nao sao fiscais.
Quais subornos qual carapuça
Boas!
Sei de um caso em que o projectista não projectou uma linha em pares de cobre para o elevador num edifício de habitação colectiva.
O instalador apercebeu-se do erro do projectista e instalou a linha para o elevador tal como é exigido.
A obra foi certificada (na altura em que ainda haviam as defuntas entidades certificadoras).
Posteriormente essa obra foi vistoriada pela Anacom e a entidade certificadora foi multada e suspensa por ter certificado a obra sem ter havido a respectiva alteração de projecto, que neste caso seria apenas acrescentar ligação em pares de cobre para o elevador.
Para a ANACOM o que está escrito nos manuais é para ser levado à letra, não vale a pena tentar justificar e apelar ao bom senso. Penso que depois de muita trapalhada com a entrada em vigor da lei 123 de 21 de Maio/09, em que muita gente ficou feliz a pensar que se tinham acabado as exigencias de projectos, ensaios, termos de responsabilidade e vistorias, a ANACOM quer mostrar serviço para o pessoal ficar afinadinho rapidamente.
Cpts.
Sei de um caso em que o projectista não projectou uma linha em pares de cobre para o elevador num edifício de habitação colectiva.
O instalador apercebeu-se do erro do projectista e instalou a linha para o elevador tal como é exigido.
A obra foi certificada (na altura em que ainda haviam as defuntas entidades certificadoras).
Posteriormente essa obra foi vistoriada pela Anacom e a entidade certificadora foi multada e suspensa por ter certificado a obra sem ter havido a respectiva alteração de projecto, que neste caso seria apenas acrescentar ligação em pares de cobre para o elevador.
Para a ANACOM o que está escrito nos manuais é para ser levado à letra, não vale a pena tentar justificar e apelar ao bom senso. Penso que depois de muita trapalhada com a entrada em vigor da lei 123 de 21 de Maio/09, em que muita gente ficou feliz a pensar que se tinham acabado as exigencias de projectos, ensaios, termos de responsabilidade e vistorias, a ANACOM quer mostrar serviço para o pessoal ficar afinadinho rapidamente.
Cpts.
-
- Velha Guarda
até concordo com o teu post.
mas no meu caso, é um projecto de 2008, logo, pré-DL 123, que tanto quanto sei até já pode estar a casa habitada, e vamos agora efectuar uma auditoria...
vamos ver...daqui a 1 mês já saberei o resultado.
mas no meu caso, é um projecto de 2008, logo, pré-DL 123, que tanto quanto sei até já pode estar a casa habitada, e vamos agora efectuar uma auditoria...
vamos ver...daqui a 1 mês já saberei o resultado.
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
documentar tudo mto bem documentado na altura em que assinar o termo.. tire fotografias para se salvaguardar e ainda assim não é fácil comprovar tudo. (fotos a cemu, ati, ATE, tomadas etc).Ricardo.Conceição Escreveu:Boas
Espero para ver.
Cmpts
Ricardo
ainda assim isto é uma palhaçada a pouco tempo fui ver uma obra que ainda não tinha TR passado(nem se encontrava uma cópia do mesmo dentro da CEMU) e já tinha la a MEO instalada... e a PT não acontece nada!???deviam ser os 1ºs a "Apanhar no pêlo"
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com