Poder de corte associado ao interruptor diferencial
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Poder de corte associado ao interruptor diferencial
Este caso não se aplica nas habitações
O que quero dizer é que nas industrias por vezes se usa um interruptor diferencial com disjuntores a juzante.
Normalmente a montante o interruptor diferencial é ligado ao barramento. Em caso de o próprio diferencial entrar em curto circuito dispara
a protecção situada a montante do quadro eléctrico. Acho que era boa norma agrupar diferencias num disjuntor de calibre adequado de In= 125 A . Para valores superiores uma protecção selectiva a fusíveis.
Bem sei que para grandes potências se complica, mas pode fazer-se uso de disjuntores diferenciais
O que quero dizer é que nas industrias por vezes se usa um interruptor diferencial com disjuntores a juzante.
Normalmente a montante o interruptor diferencial é ligado ao barramento. Em caso de o próprio diferencial entrar em curto circuito dispara
a protecção situada a montante do quadro eléctrico. Acho que era boa norma agrupar diferencias num disjuntor de calibre adequado de In= 125 A . Para valores superiores uma protecção selectiva a fusíveis.
Bem sei que para grandes potências se complica, mas pode fazer-se uso de disjuntores diferenciais
Última edição por Duzia12 em 24 mai 2013, 23:06, editado 1 vez no total.
Re: Poder de corte associado ao interruptor diferencial
Olá, pois é verdade.... mas e se há problemas com o disjuntor,... também acontece o mesmo!... ao fim e ao cabo seriam protecções de protecções, não? quantas vezes é que isso acontece ("diferencial entrar em curto circuito ")?
è boa norma regulamentar, utilizar Protecção Diferencial antes da Protecção por Disjuntor (magneto-térmica) ou então, tudo junto num unico aparelho (para os ricos ou "apertadinhos")...pelomenso é o que eu entendo!
Já opinei!
Obrigado,
mirandes
è boa norma regulamentar, utilizar Protecção Diferencial antes da Protecção por Disjuntor (magneto-térmica) ou então, tudo junto num unico aparelho (para os ricos ou "apertadinhos")...pelomenso é o que eu entendo!
Já opinei!
Obrigado,
mirandes
Duzia12 Escreveu:Este caso não se aplica nas habitações
Prefiro que sem duvida nenhuma que a montante de tudo estekja a protecção diferencial até porque é elea que nos protegem a nós Homens o que equipamente que se lixe.....
digamos que vao os aneis mas ficam os dedos
Nas industriais da qual sou técnico responsavel pela exploração noa admito uma 'troca dessas' logo nesses sitos!!!! ja numa moradia nao me escandalizava tanto ate porque as Icc são irrisorias comparadas comas de uma insdustria alimentadas em MT
digamos que vao os aneis mas ficam os dedos
Nas industriais da qual sou técnico responsavel pela exploração noa admito uma 'troca dessas' logo nesses sitos!!!! ja numa moradia nao me escandalizava tanto ate porque as Icc são irrisorias comparadas comas de uma insdustria alimentadas em MT
mirandes Escreveu:Olá, pois é verdade.... mas e se há problemas com o disjuntor,... também acontece o mesmo!... ao fim e ao cabo seriam protecções de protecções, não? quantas vezes é que isso acontece ("diferencial entrar em curto circuito ")?
Já opinei!
Obrigado,
mirandes
Duzia12 Escreveu:Este caso não se aplica nas habitações
Saudações Energéticas
6eo
6eo
Por acaso já tive uma conversa sobre Icc's e diferenciais com um quadrista meu fornecedor e parece que para evitar esse tipo de "conflitos", até porque já apareceu pessoal da Certiel a reclamar disso, começa-se a instalar bases de fusiveis a montante dos diferenciais, fica, fusível + diferencial + disjuntor, é a solução mais barata e cumpre o Icc...
Qual o In maximo de um fusível a colocar antes do diferencial? Pelo que me apercebo varia de fabricante para fabricante... Que regra costumam seguir?
Utilize o valor que o fabricante indica.sohc Escreveu:Qual o In maximo de um fusível a colocar antes do diferencial? Pelo que me apercebo varia de fabricante para fabricante... Que regra costumam seguir?
boas,
o "poder de corte" dos diferenciais das marcas mais comuns é 10 kA.
o "poder de corte" dos diferenciais das marcas mais comuns é 10 kA.
boas novamente,
para icc superior a 10 kA, é necessário usar fusivel antes do diferencial. A DGE tb já exige.
para icc superior a 10 kA, é necessário usar fusivel antes do diferencial. A DGE tb já exige.
-
- Curioso
- Registado: 24 jan 2008, 21:59
A melhor solução para este caso é o Corte Geral ser do tipo disjuntor.
Cptos,
HM
Cptos,
HM
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 jul 2010, 00:13
A solução que eu uso onde trabalho já foi referida
Seccionador - Difrencial - Disjuntor.....não há problema nenhum...só quando queima o seccionador
Seccionador - Difrencial - Disjuntor.....não há problema nenhum...só quando queima o seccionador

Realmente trata-se de um aspecto ao qual muitas das vezes não é dada a devida atenção e em que o uso de fusíveis é sem dúvida uma solução viável. Mas ao relembrar este tema ocorreu-me uma dúvida, ao usar um bloco Vigi C60 (ex. Schneider) é necessário tomar estas medidas de adequação ao poder de corte?
Cumprimentos,
Rafael Moreira
Cumprimentos,
Rafael Moreira
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 jul 2010, 00:13
Ter em atenção a sua corrente nominal...Duzia12 Escreveu:O pior é se o diferencial entra em curto para grandes potências
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Por exemplo da marca Hager o poder de corte máximo é de 3kA para diferenciais para usos profissionais (EN 61008) e não 10kA, isto no caso da Hager o que não implica que de outra marca não o seja (isto para diferenciais isolados).
Aproveito para deixar aqui uma tabela da Hager que indica (2.ª imagem):
- o poder de corte do diferencial, quando isolado;
- os calibres dos dispositivos de protecção a montante que asseguram uma coordenação com os interruptores diferenciais;
- o poder de corte da associação ID com fusíveis ou disjuntores.
Por isto porquê que a protecção deve ser realizada apenas quando o PDC é superior a 10kA!!!??? Não estou de acordo depende sempre do PDC do diferencial dado pelo fabricante do mesmo.coiote Escreveu:boas,
O "poder de corte" dos diferenciais das marcas mais comuns é 10 kA.
Aproveito para deixar aqui uma tabela da Hager que indica (2.ª imagem):
- o poder de corte do diferencial, quando isolado;
- os calibres dos dispositivos de protecção a montante que asseguram uma coordenação com os interruptores diferenciais;
- o poder de corte da associação ID com fusíveis ou disjuntores.
- Anexos
-
- poder de corte diferenciais.jpg
- (215.74 KiB) Transferido 181 vezes
-
- diferenciais.jpg
- (152.88 KiB) Transferido 181 vezes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
penso que esta questão do poder de corte dos interruptores diferenciais não está suficientemente esclarecida, na medida em que tratando-se de um interruptor, este não tem poder de corte de cc.
Trata-se de um aparelho cujo corte automático se verifica por corrente de fuga e não por curto-circuito. (estamos a falar de interruptores diferenciais).
Já não será o mesmo se estivermos a falar de disjuntores diferenciais pois estes como sabem já têm poder de corte cc.
O que acabo de referir não contradiz a necessidade de se terem de limitar as correntes de curto-circuito em função da utilização e pontos da instalação em relação à origem.
Espero ter contribuido para ajudar a esclarecer, se discordarem digam
ohmico
penso que esta questão do poder de corte dos interruptores diferenciais não está suficientemente esclarecida, na medida em que tratando-se de um interruptor, este não tem poder de corte de cc.
Trata-se de um aparelho cujo corte automático se verifica por corrente de fuga e não por curto-circuito. (estamos a falar de interruptores diferenciais).
Já não será o mesmo se estivermos a falar de disjuntores diferenciais pois estes como sabem já têm poder de corte cc.
O que acabo de referir não contradiz a necessidade de se terem de limitar as correntes de curto-circuito em função da utilização e pontos da instalação em relação à origem.
Espero ter contribuido para ajudar a esclarecer, se discordarem digam
ohmico