Água electrificada... :(

Responder
Bambo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jul 2010, 02:28

Água electrificada... :(

Mensagem por Bambo »

Hoje de manhã senti um formigueiro ao tocar na água (e nas torneiras) do lavatório da cozinha... de onde poderá vir a fuga? As instalações eléctrica e de água não devem de estar afastadas entre si???

Procurei na internet um esquema que me parece ser parecido ao que tenho em minha casa, tirando o acumulador e a caldeira (só tenho a parte das torneiras, um esquentador e o V-12.

http://arieira.com.sapo.pt/adapt.jpg

Poderão dar-me uma sugestão?

Obrigado..
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Re: Água electrificada... :(

Mensagem por jose cardoso »

como esta o teu terra em casa? ja mediste a tensao entre o neutro e o terra? poderá estar mal aterrado e entao tens as fugas dos equipamentos ai nas torneiras se estiverem a passar perto do aterramento de terra.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Bambo Escreveu:Hoje de manhã senti um formigueiro ao tocar na água (e nas torneiras) do lavatório da cozinha... de onde poderá vir a fuga? As instalações eléctrica e de água não devem de estar afastadas entre si???

Procurei na internet um esquema que me parece ser parecido ao que tenho em minha casa, tirando o acumulador e a caldeira (só tenho a parte das torneiras, um esquentador e o V-12.

Obrigado..

Boas!
Em primeiro lugar desligue o quadro eléctrico da sua habitação, se o problema persistir é porque a origem do problema não é da sua instalação deverá tomar providências junto da sua vizinhança no sentido de detectar a origem e resolver na habitação onde for detectado a anomalia, enquanto o problema não é solucionado não deve manusear a água descalço e deverá utilizar luvas.
Na instalação onde for detectado o problema é porque a terra não está em condições e deve ser reparada.

Cumpr.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Peço desculpa de ter duplicado esta resposta!
odraudelobo1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jul 2009, 23:04

Mensagem por odraudelobo1 »

procure ver qual dos circuitos esta com fuga, desligue todos os circuito de aquesedores de agua e verifique um por um com o multimetro o terra deve ser do tipo TNC terra neutro comum.
obs: mesa com o multimetrona escala 100 ou 750 volts em ac segure uma das pontas e a outra na agua ou torneira se apresentar valores como 50v 20v ou 100v e este o circuito com fuga substitua o equipamento com fuga por um novo não se arrisque em reparar aquesedores de agua com falha.
Chicote3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jul 2010, 17:12

Mensagem por Chicote3 »

Também já tive um problema do género! O problema estava nas lâmpadas incandescentes. Alterei para económicas e melhorou! Acho que é por terem menos quilovátios. O que é o V-12???!?!
eletrikpower
Curioso
Curioso
Registado: 08 jul 2010, 15:41
Contacto:

Mensagem por eletrikpower »

Bambo Escreveu:Hoje de manhã senti um formigueiro ao tocar na água (e nas torneiras) do lavatório da cozinha... de onde poderá vir a fuga? As instalações eléctrica e de água não devem de estar afastadas entre si???

Obrigado..
Boas,
para lhe dar uma explicação lógica ou mais precisa,deve responder a algumas perguntas de despistagem,
1- Se habita em Portugal? se sim ,questão dois
2- A sua instalação eléctrica é posterior a 1974 ? se sim,questão três
3-Tem a linha de terra de protecção no quadro eléctrico?se sim ,questão quatro
4- A linha de terra chega(continuidade)correctamente a todos os dispositivos eléctricos que estão em, contacto com a água? se sim,proceda da seguinte forma,
para verificar se a terra está em condições use um voltímetro e no quadro eléctrico coloque as pinças de teste na fase(preto ou castanho) e na linha de terra(verde-amarelo) o resultado da medição de ser exactamente igual á medição de fase(preto ou castanho) e neutro(azul),se o resultado for igual,está no bom caminho, prossiga desligando os equipamentos que estão em contacto com a água(ex.Maq.LL ,Maq.L.R. esquentadores,cilindro,ect.) que estão ligados por ficha á tomada de corrente e por fim,verifique se a terra chega correctamente aos equipamentos que estão ligados á rede eléctrica através de caixa de ligação fazendo o teste como descrito acima para o quadro eléctrico,certamente encontrará o equipamento que está a causar a fuga de energia através de falha de isolamento.
Seguindo estes passos e estando tudo certo como descrito acima,então pegue no mesmo voltímetro e seleccione a posição omímetro e nos aparelhos que estão ligados por caixa de ligação,desligue o circuito no quadro eléctrico desligue a linha de terra de entra no equipamento e meça se existe continuidade entre a fase e a terra(importante,deve ter a o circuíto desligado da rede elétrica,o equipamento que tiver continuidade é o aparelho que está a fazer a passagem de corrente.
Este passo a passo,levou em consideração que a instalação eléctrica foi executada após 1974 e em Portugal e foi executada correctamente como exigia as normas legais nessa época onde passou a ser obrigatório a instalação de linha de terra de protecção contra contactos directos e indirectos e foi abolida a protecção de neutro como forma de segurança contra choques eléctricos.
beto440
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 22:10
Has thanked: 1 time

Mensagem por beto440 »

Muito bem analisado e melhor explicado, é deste tipo de comentários e explicações que precisamos aqui no forum, explicitos e concretos muito bem eletrikpower .
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”