Problema Com Iluminação

Responder
MasterBlues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jul 2010, 19:20

Problema Com Iluminação

Mensagem por MasterBlues »

Boa tarde!

Antes de mais, este é o meu primeiro post.

Queria expor-vos um problema que se está a passar na minha casa...

Tenho um corredor com três interruptores, sendo que apenas um deles é duplo. A função do duplo é acender a luz da rua, situada por cima da porta da rua, e no outro botão de acender as luzes do corredor. Os restantes dois, sendo simples, apenas servem para acender e desligar as luzes do corredor.

Sucede que ultimamente é difícil acertar com um interruptor que acenda ou apague as luzes. Por vezes clico nos botões e não apagam ou não acendem as luzes, e lá tenho que ir procurar outro que funcione. Relativamente ao duplo, também é custoso conseguir apagar a luz da porta no exterior, uma vez estando acesa.

Alguém me dá uma dica sobre o que se está a passar e como reparar?

Obrigado!!
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Re: Problema Com Iluminação

Mensagem por gatobravo »

Boa tarde.

Não será que os interruptores estão danificados? A precisar de novos?

Cumprimentos.
MasterBlues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jul 2010, 19:20

Mensagem por MasterBlues »

Olá!...

Claro, já pensei nisso. Não sei é se são todos ou se apenas um está a causar o problema...
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Parece-me que há aí qualquer coisa mal explicada.
Se a luz nem sempre acendesse, poderia ser avaria num(ou mais) botão. Agora a luz nem sempre apagar, já é muito estranho. Ou os botões estão mesmo avariados, e mesmo mexendo na tecla o contacto fica colado, ou então foi mesmo má explicação.
O que terá no corredor é uma comutação de escada com inversor de grupo. Para a rua, tem um comutador de escada duplo, que funciona em escada para o corredor e em interruptor para a lâmpada da rua.
No fórum há esquemas de ligação de escada(esquemas de iluminação, na secção esquemas eléctricos). É consultar para perceber o funcionamento.
Se a instalação já funcionou, e ninguém andou a alterar fios, o mais certo é ser interruptor avariado. Nesse caso, para quem não tenha bons conhecimentos de electricidade, a solução é trocar todos os botões, ou tentar mudar um de cada vez para descobrir o avariado.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Responder

Voltar para “Dúvidas”