Instalação de 3 Candeeiros em série

Responder
PedroC
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jul 2010, 20:41

Instalação de 3 Candeeiros em série

Mensagem por PedroC »

Já procurei no forum e não encontro resposta ao meu problema..não sei se é o sitio mais indicado e como tal peço ajuda.

Tenho um candeeiro de tecto na cozinha e pretendia montar mais 2 em série com este. Apenas tenho 1 cabo electrico da rede da casa ou seja, a sair da parede.

Como faço para ligar os outros candeeiros??
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Re: Instalação de 3 Candeeiros em série

Mensagem por gatobravo »

Boa tarde.

Quando o colega se refere a ligar os novos candeeiros em série, significa que pretende comandar todos a partir do mesmo interruptor?
Se sim, basta ligar um fio de fase e um fio de neutro a partir do candeeiro original, ou seja, mantém os fios que estão ligados ao candeeiro e liga outros dois no mesmo ponto de ligação. Explicando doutra maneira...chegam dois fios ao candeeiro, um preto (ou castanho) e um azul.
No sitio onde esses fios estão ligados (bornes do candeeiro) liga outros dois da mesma cor, que vão alimentar o próximo candeeiro, repetindo isto para o último candeeiro.
Atenção que o candeeiro poderá não permitir este tipo de ligações, e nesse caso, terá de utilizar uma caixa de derivação.

Cumprimentos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Instalação de 3 Candeeiros em série

Mensagem por joaoosvaldo »

gatobravo Escreveu:Boa tarde.

Quando o colega se refere a ligar os novos candeeiros em série, significa que pretende comandar todos a partir do mesmo interruptor?
Se sim, basta ligar um fio de fase e um fio de neutro a partir do candeeiro original, ou seja, mantém os fios que estão ligados ao candeeiro e liga outros dois no mesmo ponto de ligação. Explicando doutra maneira...chegam dois fios ao candeeiro, um preto (ou castanho) e um azul.
No sitio onde esses fios estão ligados (bornes do candeeiro) liga outros dois da mesma cor, que vão alimentar o próximo candeeiro, repetindo isto para o último candeeiro.
Atenção que o candeeiro poderá não permitir este tipo de ligações, e nesse caso, terá de utilizar uma caixa de derivação.

Cumprimentos.
De referir apenas que a ligação é paralelo e não série!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Dúvidas”