trabalhar com tubo vd

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

trabalhar com tubo vd

Mensagem por quero aprender »

amigos necessitava da vossa experiencia de obra para as seguintes duvidas :

1 - numa instalação em tubo vd de 16 , a primeira braçadeira tem de ficar a 15 cm do interruptor ou tomada ?

2 - ainda no tubo vd é errado cortar o tubo vd junto à braçadeira ? Ou deve-se deixar mais 5 cm para alem da braçadeira ?
( eu pessoalmente gosto de cortar junto à braçadeira )

3 - quando não se faz curva em tubo vd , e a curva é só feita em cabo , qual a distancia que se deve deixar entre tubos ?

4 - numa instalação é profissionalmente correcto fazermos uma curva no tubo vd e na mesma zona já não fazemos uma curva ?

obrigados
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: trabalhar com tubo vd

ninguem ? :shock: :shock: :shock:
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mensagem por Luisgomes »

olha em relação as distâncias a que se deve deixar das tomadas ou dos interruptores normalmente é a mesma que o tubo estamos a utilizar, ou seja se utilizamos tubo de 16 deixamos 16 cm , se for de 20 deixamos 20 cm e assim sucevamente. o mesmo acontece em relação as curvas. Em relação as curvas no tubo VD eu costumo fazer as curvas com o cabo pois esteticamente fica mais "bonito" .
Em relação a distancia entre os tubos quando se faz uma curva não sei se existe alguma norma pra se fazer mas eu pessoalmente quando passa mais do que uma linha simplesmente encaixo as braçadeiras uma ma outra

Isto é como eu costumo fazer agora nãao sei se existe algo mais espeçifico
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Se ha norma não sei. A única norma que conheço, é referente ao raio da curva, que não pode ser inferior a 6 x o diâmetro do tubo.
De espaço depois da braçadeira, deixo entre 2 a 3 cms(basicamente é o que já foi dito).
Sobre fazer ou não curvas, depende da habilidade de as fazer, da medida do tubo em relação ao cabo e ao comprimento, etc.
Se for para fazer uma prumada desde a esteira até à tomada, costumo fazer curva para a esteira. Uso tambem quando num tubo passar mais que um cabo(rede, telefone, intrusão, etc) Se for para contornar muitos recantos, já deixo apenas a curva em cabo. Passa também por opção do cliente, ou pela aparência de outros trabalhos no local.
Uso curvas feitas em tubo sempre que seja para cabos finos e extremamente flexíveis(tipo cabos de incêndio, cabos de som, cabos de intrusão) Alem de ficar inestético um cabo de som paralelo numa curva, dificilmente se consegue manter "certinho" na curva.
De salientar que em muitos locais, os cabos têm de ter protecção mecânica (quando seja para tomadas ou interruptores, o tubo tem de entrar numa boquilha aplicada na tomada/interruptor).

Resumindo: Pelo que sei e tenho visto, cada um faz da forma que está mais á-vontade. Quem sabe mexer em VD, pode fazer de qualquer forma, quem não tem prática em fazer curvas, é preferível fazer as curvas em cabo.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda