Dimensão da tubagem

djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Dimensão da tubagem

Mensagem por djmati »

Boa tarde a todos

Como já devem saber e ter reparado, no manual anterior a tubagem minima era 25, mas agora com este manual, podemos utilizar 20.
Eu como projectista e sabendo que as coisas andam sempre a mudar, estou a colocar nos projectos todos, o tubo de 25 em todas as ligações, no entanto já me vieram dizer que por uma questão da instalação era melhor ser de 20 porque é mais fácil trabalhar.

Qual a vossa opinião, e como tem estado a fazer? É que agora tenho um predio para fazer mas estou na duvida.

Aguardo a vossa opiniao

Obrigado a todos
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Dimensão da tubagem

Mensagem por Varejo »

Boas, o manual ITED2 diz que o mínimo é tubo de 20 comercial, logo podes colocar tubagem de 20mm, mesmo no manual é ITED1 os calculos foram pensados para 20mm comercial, mas por "erro" meteram diâmetros interiores, por isso passou a ser o minimo 25mm comercial, no ITED2 já foi corrigido e já só fala em diâmetros comerciais que é o de 20mm.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Na minha opinião, como instalador, quem manda é o projecto (na minha opinião e da Lei) portanto a questão de ser de 20 ou 25 é opção do projectista, que pode ter em consideração a opinião do instalador.
Não querendo entrar em discussão sobre projectos mal feitos ou bem feitos, porque já se falou sobre isso aqui no Forum, e salientando as obrigações de cada um, projectista e instalador, podesse dar casos em que o instalador acha que o projecto tem erros, como o projectista pode achar que o instalador não está a executar correctamente o projecto.
Atendendo á obrigação, (ainda mais "obrigatória" pelo ITED2) de se acompanhar as obras, conversem, dialoguem, etc. etc.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

ecastro Escreveu:Viva

Na minha opinião, como instalador, quem manda é o projecto (na minha opinião e da Lei) portanto a questão de ser de 20 ou 25 é opção do projectista, que pode ter em consideração a opinião do instalador.
Não querendo entrar em discussão sobre projectos mal feitos ou bem feitos, porque já se falou sobre isso aqui no Forum, e salientando as obrigações de cada um, projectista e instalador, podesse dar casos em que o instalador acha que o projecto tem erros, como o projectista pode achar que o instalador não está a executar correctamente o projecto.
Atendendo á obrigação, (ainda mais "obrigatória" pelo ITED2) de se acompanhar as obras, conversem, dialoguem, etc. etc.
Boas, eu como projectista e instalador conheço as duas partes, logo o instalador pode dar a opinião ao projectista do que se pode alterar no projecto para ficar uma melhor instalação, o que eu não aceito é que sejam os instaladores a "analisarem" o projecto antes de executarem para ver se tem erros, é como costumo dizer, se querem que se "analise" os projectos paguem para isso!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ecastro »

Viva

Estou completamente de acordo, o instalador apenas deve de executar , porque se o projecto tiver erros a culpa não é dele.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Estou completamente de acordo, o instalador apenas deve de executar , porque se o projecto tiver erros a culpa não é dele.
E não seria bom, o instalador quando verifica em obra que existem "algum engano, ou alteração para melhorar" informar o dono de obra ou o projectista? Penso que sim, mas pode ouvir do projectista "o projecto é para cumprir" ou "sim pode ser alterado, fica melhor".

Deve "tem" de existir bom senso de parte a parte.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas tardes!
Penso que é necessário sempre "espirito critico", principalmente por parte dos instaladores;
Apesar de não ter nenhuma experiência prática (apenas projectista), em obra, penso ser sempre diferente;
Tenho um colega, a trabalhar numa empresa de electricidade, em que os instaladores viram claramente que havia erros no projecto, e mesmo assim, executaram tal e qual como projectado! :)
Mais uma vez, "espirito critico", não faz mal nenhum e recomenda-se! :)
É apenas um opinião!
Abraço a todos!
Ferreira Cruz
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

Mário Escreveu:Boas

E não seria bom, o instalador quando verifica em obra que existem "algum engano, ou alteração para melhorar" informar o dono de obra ou o projectista? Penso que sim, mas pode ouvir do projectista "o projecto é para cumprir" ou "sim pode ser alterado, fica melhor".

Cump.
Mário
Olá Mário,
Penso que essa seria a melhor forma de se fazer um bom trabalho.
Cumprimentos
Bacalhau
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
bacalhau Escreveu:
Mário Escreveu:Boas

Cump.
Mário
Olá Mário,
Penso que essa seria a melhor forma de se fazer um bom trabalho.
Cumprimentos
Bacalhau
Errar é humano, fazer mal é um custo.

Cump.
Mário
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ecastro »

Viva

Com certeza que isso seria o ideal, mas como existem opiniões, que naturalmente tém a sua validade como qualquer outra, em que os instaladores não teem capacidade para "analisar" projectos, antes de os começarem a executar e para que não sejam simples máquinas de fazer, poderiasse criar a especialidade de "analisador" :?: e assim tudo acabava em bem.
djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Mensagem por djmati »

Boas

Concordo com tudo o que aqui foi dito.
Acho que o instalador deve instalar de acordo com o que está feito em projecto, mas...também acho que, se o instalador vê alguma coisa mal feita deve informar o projectista e corrigir. (Eu gostava que me fizessem isso, pois da próxima vez já não iria fazer o mesmo erro.)

Acho que tanto o projectista como o instalador devem conhecer o manual ITED 2, pois o instalador deve corrigir os erros que vem do projectista, pois eles também tem de conhecer as normas. Se o instalador instalar alguma coisa mal, ele também é responsável.

Em relação ao diâmetros dos tubos, falei com vários instaladores, e todos eles disseram que onde for possivel passar tubo de 20, é preferivel devido à maior facilidade de manuseamento.

Cumprimentos
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

ja passei muito tubo e sem duvida o tubo 20 é muito mais facil de manusear.. sempre que possivel, indico tubo 20 nos meus projectos..

é descabido usar tubo 25 pra passar 1 cabo utp (6.2mm), quando um tubo 16 (12mm interno) seria suficiente. no entanto convém ter o bom senso para cada situação e prever se algum dia nesse troço irão passar mais cabos..

lembro-me que no inicio (2004) os electricistas andavam todos revoltados de colocar tubo 25 no ited pra passar 1 "fio".. e nem poder ser do anelado..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Luisgomes
Curioso
Curioso
Registado: 23 jun 2010, 19:08

Mensagem por Luisgomes »

Em primeiro dizer que apesar de na empresa onde eu trabalho ser eu que faço tanto a instalação electrica como a do ITED não tenho qualquer formação especifica pra isso. O meu patrao tem essa formação, tanto a carteira de electricista como a de instalador ITED1 e actualmente a fazer formação pra ITED2. Isto pra dizer que todos os projectos de Ited Passam por mim e como já tenho alguma experiencia na instalação consigo ver o que está bem e o que está mal nos projectos. Uma das coisas que verifico muito frequentemente é projectos onde vem indicado a utilização de I3 pra grandes distâncias, não é que ache errado, mas depois vamos ver e estão por exemplo vindos do ATI dois tubos de 32º até a I3 e depois a essa mesma caixa ainda estão se for preciso uns 4 tubos de 25º que servem pra fazer as ligações das várias divisões. Agora quero que vejam como instalador se isso é possivel de ligar esses tubos todos numa I3. No meu ponto de vista e corrijam-me se tiver enganado se não é preferivel colocar uma C1 em que temos muito mais espaço pra poder colocar a tubagem. Esse é um daqueles erros mais flagrantes. Em relação a tubagem depende das situações quando é grande distância e apesar de ser somente pra passar um cabo penso que é preferivel utilizar tubo de 25º pois assim não se corre os risco de custar a passar o cabo. quando existem I3 no meio penso que tubo de 20 seria suficiente desde que não existam passagens por dentro e outras tomadas.

Peço que me corrigam se eu tiver enganado no meu ponto de vista pois tou aqui pra aprender
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Luisgomes Escreveu:Em primeiro dizer que apesar de na empresa onde eu trabalho ser eu que faço tanto a instalação electrica como a do ITED não tenho qualquer formação especifica pra isso. O meu patrao tem essa formação, tanto a carteira de electricista como a de instalador ITED1 e actualmente a fazer formação pra ITED2. Isto pra dizer que todos os projectos de Ited Passam por mim e como já tenho alguma experiencia na instalação consigo ver o que está bem e o que está mal nos projectos. Uma das coisas que verifico muito frequentemente é projectos onde vem indicado a utilização de I3 pra grandes distâncias, não é que ache errado, mas depois vamos ver e estão por exemplo vindos do ATI dois tubos de 32º até a I3 e depois a essa mesma caixa ainda estão se for preciso uns 4 tubos de 25º que servem pra fazer as ligações das várias divisões. Agora quero que vejam como instalador se isso é possivel de ligar esses tubos todos numa I3. No meu ponto de vista e corrijam-me se tiver enganado se não é preferivel colocar uma C1 em que temos muito mais espaço pra poder colocar a tubagem. Esse é um daqueles erros mais flagrantes. Em relação a tubagem depende das situações quando é grande distância e apesar de ser somente pra passar um cabo penso que é preferivel utilizar tubo de 25º pois assim não se corre os risco de custar a passar o cabo. quando existem I3 no meio penso que tubo de 20 seria suficiente desde que não existam passagens por dentro e outras tomadas.

Peço que me corrigam se eu tiver enganado no meu ponto de vista pois tou aqui pra aprender
Sr Luis, quero agradecer o facto de ter escrito essas palavras!
Por miim falo, pois é com a transmissão da experiência no terreno por parte dos instaladores que os projectistas também melhoram!

De facto, o erro que aponta sobre a utilização de I3 em detrimento de caixas C1, era um erro frequente que eu fazia!!
Somente ao acompanhar uma instalação percebi que, apesar de possível, não é nada fácil trabalhar assim, nem tão pouco será fácil corrigir alguma coisa no futuro!
Assim, quando tenho de colocar caixas de transição/manobra, opto sempre pelas C1, desde que a quantidade de tubos seja superior a 4.
Também, e apesar de ficar mais caro, projecto sempre com tubo 25, ficando o tubo 20 só para ser utilizado em casos específicos (para passar só um cabo, ou distâncias pequenas).

Prefiro sempre dar uma folga "grande" à instalação, porque no futuro torna-se mais simples corrigir ou acrescentar algo :)
Learning is the goal!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E essas caixas C1 no caso da habitação ficam onde???
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”