Dimensão da tubagem
Dimensão da tubagem
Boa tarde a todos
Como já devem saber e ter reparado, no manual anterior a tubagem minima era 25, mas agora com este manual, podemos utilizar 20.
Eu como projectista e sabendo que as coisas andam sempre a mudar, estou a colocar nos projectos todos, o tubo de 25 em todas as ligações, no entanto já me vieram dizer que por uma questão da instalação era melhor ser de 20 porque é mais fácil trabalhar.
Qual a vossa opinião, e como tem estado a fazer? É que agora tenho um predio para fazer mas estou na duvida.
Aguardo a vossa opiniao
Obrigado a todos
Como já devem saber e ter reparado, no manual anterior a tubagem minima era 25, mas agora com este manual, podemos utilizar 20.
Eu como projectista e sabendo que as coisas andam sempre a mudar, estou a colocar nos projectos todos, o tubo de 25 em todas as ligações, no entanto já me vieram dizer que por uma questão da instalação era melhor ser de 20 porque é mais fácil trabalhar.
Qual a vossa opinião, e como tem estado a fazer? É que agora tenho um predio para fazer mas estou na duvida.
Aguardo a vossa opiniao
Obrigado a todos
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Dimensão da tubagem
Boas, o manual ITED2 diz que o mínimo é tubo de 20 comercial, logo podes colocar tubagem de 20mm, mesmo no manual é ITED1 os calculos foram pensados para 20mm comercial, mas por "erro" meteram diâmetros interiores, por isso passou a ser o minimo 25mm comercial, no ITED2 já foi corrigido e já só fala em diâmetros comerciais que é o de 20mm.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Na minha opinião, como instalador, quem manda é o projecto (na minha opinião e da Lei) portanto a questão de ser de 20 ou 25 é opção do projectista, que pode ter em consideração a opinião do instalador.
Não querendo entrar em discussão sobre projectos mal feitos ou bem feitos, porque já se falou sobre isso aqui no Forum, e salientando as obrigações de cada um, projectista e instalador, podesse dar casos em que o instalador acha que o projecto tem erros, como o projectista pode achar que o instalador não está a executar correctamente o projecto.
Atendendo á obrigação, (ainda mais "obrigatória" pelo ITED2) de se acompanhar as obras, conversem, dialoguem, etc. etc.
Na minha opinião, como instalador, quem manda é o projecto (na minha opinião e da Lei) portanto a questão de ser de 20 ou 25 é opção do projectista, que pode ter em consideração a opinião do instalador.
Não querendo entrar em discussão sobre projectos mal feitos ou bem feitos, porque já se falou sobre isso aqui no Forum, e salientando as obrigações de cada um, projectista e instalador, podesse dar casos em que o instalador acha que o projecto tem erros, como o projectista pode achar que o instalador não está a executar correctamente o projecto.
Atendendo á obrigação, (ainda mais "obrigatória" pelo ITED2) de se acompanhar as obras, conversem, dialoguem, etc. etc.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, eu como projectista e instalador conheço as duas partes, logo o instalador pode dar a opinião ao projectista do que se pode alterar no projecto para ficar uma melhor instalação, o que eu não aceito é que sejam os instaladores a "analisarem" o projecto antes de executarem para ver se tem erros, é como costumo dizer, se querem que se "analise" os projectos paguem para isso!ecastro Escreveu:Viva
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Deve "tem" de existir bom senso de parte a parte.
Cump.
Mário
E não seria bom, o instalador quando verifica em obra que existem "algum engano, ou alteração para melhorar" informar o dono de obra ou o projectista? Penso que sim, mas pode ouvir do projectista "o projecto é para cumprir" ou "sim pode ser alterado, fica melhor".ecastro Escreveu:Viva
Estou completamente de acordo, o instalador apenas deve de executar , porque se o projecto tiver erros a culpa não é dele.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas tardes!
Penso que é necessário sempre "espirito critico", principalmente por parte dos instaladores;
Apesar de não ter nenhuma experiência prática (apenas projectista), em obra, penso ser sempre diferente;
Tenho um colega, a trabalhar numa empresa de electricidade, em que os instaladores viram claramente que havia erros no projecto, e mesmo assim, executaram tal e qual como projectado!
Mais uma vez, "espirito critico", não faz mal nenhum e recomenda-se!
É apenas um opinião!
Abraço a todos!
Penso que é necessário sempre "espirito critico", principalmente por parte dos instaladores;
Apesar de não ter nenhuma experiência prática (apenas projectista), em obra, penso ser sempre diferente;
Tenho um colega, a trabalhar numa empresa de electricidade, em que os instaladores viram claramente que havia erros no projecto, e mesmo assim, executaram tal e qual como projectado!

Mais uma vez, "espirito critico", não faz mal nenhum e recomenda-se!

É apenas um opinião!
Abraço a todos!
Ferreira Cruz
Olá Mário,Mário Escreveu:BoasE não seria bom, o instalador quando verifica em obra que existem "algum engano, ou alteração para melhorar" informar o dono de obra ou o projectista? Penso que sim, mas pode ouvir do projectista "o projecto é para cumprir" ou "sim pode ser alterado, fica melhor".ecastro Escreveu:Viva
Estou completamente de acordo, o instalador apenas deve de executar , porque se o projecto tiver erros a culpa não é dele.
Cump.
Mário
Penso que essa seria a melhor forma de se fazer um bom trabalho.
Cumprimentos
Bacalhau
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Errar é humano, fazer mal é um custo.bacalhau Escreveu:Olá Mário,Mário Escreveu:BoasE não seria bom, o instalador quando verifica em obra que existem "algum engano, ou alteração para melhorar" informar o dono de obra ou o projectista? Penso que sim, mas pode ouvir do projectista "o projecto é para cumprir" ou "sim pode ser alterado, fica melhor".ecastro Escreveu:Viva
Cump.
Mário
Penso que essa seria a melhor forma de se fazer um bom trabalho.
Cumprimentos
Bacalhau
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Been thanked: 6 times
Viva
Com certeza que isso seria o ideal, mas como existem opiniões, que naturalmente tém a sua validade como qualquer outra, em que os instaladores não teem capacidade para "analisar" projectos, antes de os começarem a executar e para que não sejam simples máquinas de fazer, poderiasse criar a especialidade de "analisador"
e assim tudo acabava em bem.
Com certeza que isso seria o ideal, mas como existem opiniões, que naturalmente tém a sua validade como qualquer outra, em que os instaladores não teem capacidade para "analisar" projectos, antes de os começarem a executar e para que não sejam simples máquinas de fazer, poderiasse criar a especialidade de "analisador"

Boas
Concordo com tudo o que aqui foi dito.
Acho que o instalador deve instalar de acordo com o que está feito em projecto, mas...também acho que, se o instalador vê alguma coisa mal feita deve informar o projectista e corrigir. (Eu gostava que me fizessem isso, pois da próxima vez já não iria fazer o mesmo erro.)
Acho que tanto o projectista como o instalador devem conhecer o manual ITED 2, pois o instalador deve corrigir os erros que vem do projectista, pois eles também tem de conhecer as normas. Se o instalador instalar alguma coisa mal, ele também é responsável.
Em relação ao diâmetros dos tubos, falei com vários instaladores, e todos eles disseram que onde for possivel passar tubo de 20, é preferivel devido à maior facilidade de manuseamento.
Cumprimentos
Concordo com tudo o que aqui foi dito.
Acho que o instalador deve instalar de acordo com o que está feito em projecto, mas...também acho que, se o instalador vê alguma coisa mal feita deve informar o projectista e corrigir. (Eu gostava que me fizessem isso, pois da próxima vez já não iria fazer o mesmo erro.)
Acho que tanto o projectista como o instalador devem conhecer o manual ITED 2, pois o instalador deve corrigir os erros que vem do projectista, pois eles também tem de conhecer as normas. Se o instalador instalar alguma coisa mal, ele também é responsável.
Em relação ao diâmetros dos tubos, falei com vários instaladores, e todos eles disseram que onde for possivel passar tubo de 20, é preferivel devido à maior facilidade de manuseamento.
Cumprimentos
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
ja passei muito tubo e sem duvida o tubo 20 é muito mais facil de manusear.. sempre que possivel, indico tubo 20 nos meus projectos..
é descabido usar tubo 25 pra passar 1 cabo utp (6.2mm), quando um tubo 16 (12mm interno) seria suficiente. no entanto convém ter o bom senso para cada situação e prever se algum dia nesse troço irão passar mais cabos..
lembro-me que no inicio (2004) os electricistas andavam todos revoltados de colocar tubo 25 no ited pra passar 1 "fio".. e nem poder ser do anelado..
é descabido usar tubo 25 pra passar 1 cabo utp (6.2mm), quando um tubo 16 (12mm interno) seria suficiente. no entanto convém ter o bom senso para cada situação e prever se algum dia nesse troço irão passar mais cabos..
lembro-me que no inicio (2004) os electricistas andavam todos revoltados de colocar tubo 25 no ited pra passar 1 "fio".. e nem poder ser do anelado..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Em primeiro dizer que apesar de na empresa onde eu trabalho ser eu que faço tanto a instalação electrica como a do ITED não tenho qualquer formação especifica pra isso. O meu patrao tem essa formação, tanto a carteira de electricista como a de instalador ITED1 e actualmente a fazer formação pra ITED2. Isto pra dizer que todos os projectos de Ited Passam por mim e como já tenho alguma experiencia na instalação consigo ver o que está bem e o que está mal nos projectos. Uma das coisas que verifico muito frequentemente é projectos onde vem indicado a utilização de I3 pra grandes distâncias, não é que ache errado, mas depois vamos ver e estão por exemplo vindos do ATI dois tubos de 32º até a I3 e depois a essa mesma caixa ainda estão se for preciso uns 4 tubos de 25º que servem pra fazer as ligações das várias divisões. Agora quero que vejam como instalador se isso é possivel de ligar esses tubos todos numa I3. No meu ponto de vista e corrijam-me se tiver enganado se não é preferivel colocar uma C1 em que temos muito mais espaço pra poder colocar a tubagem. Esse é um daqueles erros mais flagrantes. Em relação a tubagem depende das situações quando é grande distância e apesar de ser somente pra passar um cabo penso que é preferivel utilizar tubo de 25º pois assim não se corre os risco de custar a passar o cabo. quando existem I3 no meio penso que tubo de 20 seria suficiente desde que não existam passagens por dentro e outras tomadas.
Peço que me corrigam se eu tiver enganado no meu ponto de vista pois tou aqui pra aprender
Peço que me corrigam se eu tiver enganado no meu ponto de vista pois tou aqui pra aprender
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Been thanked: 3 times
Sr Luis, quero agradecer o facto de ter escrito essas palavras!Luisgomes Escreveu:Em primeiro dizer que apesar de na empresa onde eu trabalho ser eu que faço tanto a instalação electrica como a do ITED não tenho qualquer formação especifica pra isso. O meu patrao tem essa formação, tanto a carteira de electricista como a de instalador ITED1 e actualmente a fazer formação pra ITED2. Isto pra dizer que todos os projectos de Ited Passam por mim e como já tenho alguma experiencia na instalação consigo ver o que está bem e o que está mal nos projectos. Uma das coisas que verifico muito frequentemente é projectos onde vem indicado a utilização de I3 pra grandes distâncias, não é que ache errado, mas depois vamos ver e estão por exemplo vindos do ATI dois tubos de 32º até a I3 e depois a essa mesma caixa ainda estão se for preciso uns 4 tubos de 25º que servem pra fazer as ligações das várias divisões. Agora quero que vejam como instalador se isso é possivel de ligar esses tubos todos numa I3. No meu ponto de vista e corrijam-me se tiver enganado se não é preferivel colocar uma C1 em que temos muito mais espaço pra poder colocar a tubagem. Esse é um daqueles erros mais flagrantes. Em relação a tubagem depende das situações quando é grande distância e apesar de ser somente pra passar um cabo penso que é preferivel utilizar tubo de 25º pois assim não se corre os risco de custar a passar o cabo. quando existem I3 no meio penso que tubo de 20 seria suficiente desde que não existam passagens por dentro e outras tomadas.
Por miim falo, pois é com a transmissão da experiência no terreno por parte dos instaladores que os projectistas também melhoram!
De facto, o erro que aponta sobre a utilização de I3 em detrimento de caixas C1, era um erro frequente que eu fazia!!
Somente ao acompanhar uma instalação percebi que, apesar de possível, não é nada fácil trabalhar assim, nem tão pouco será fácil corrigir alguma coisa no futuro!
Assim, quando tenho de colocar caixas de transição/manobra, opto sempre pelas C1, desde que a quantidade de tubos seja superior a 4.
Também, e apesar de ficar mais caro, projecto sempre com tubo 25, ficando o tubo 20 só para ser utilizado em casos específicos (para passar só um cabo, ou distâncias pequenas).
Prefiro sempre dar uma folga "grande" à instalação, porque no futuro torna-se mais simples corrigir ou acrescentar algo

Learning is the goal!!