Medição de Consumos

Responder
netpj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mar 2010, 17:11

Medição de Consumos

Mensagem por netpj »

Gostaria de obter a ajuda (isto porque sou um leigo em electricidade) no sentido de tentar despistar os consumos que actualmente tenho registado na minha moradia com instalação trifásica), que tenho achado estranho, tendo presente algumas casas com as mesmas caracteristicas (embora saiba que cada caso é um caso).

Tenho tido valores médios mensais de praticamente 200€, isto para quem passa a maior parte do tempo fora, tenho achado um exagero, bem como a amigos meus.

Já fiz o teste de desligar todos os disjuntores e verificar se o contador da EDP está a contar e confirma-se que pára.

Entretanto tive alguns dias fora e deixei somente alguns disjuntores ligados, tendo desligado o da casa da maquinas que poderia distorcer a leitura: 2 frigorificos (que já medi individualmente e consomem em 24 horas prox. 1 khw), o quadro da domotica (que não faz qualquer automatismo na ausencia), a USB (consome pela descrição 360w) e os portões de entrada das garagens para poder aceder através do comando da domotica. Resultado: 23 kwh!!

Nos dias normais, o consumo diário é de cerca de 80kw, o que com o contador bi-horário acaba por ir de encontro aos cerca de 200€/mês. Não sei se será alguma avaria do contador da EDP (este é o 2º depois do contador de obra), ou se há alguma coisa em casa que esteja a gerar um consumo "invisível" e que eu não esteja a perceber.

Ultimamente, tenho feito medições com uma pinça amperimetrica e tendo os "minimos" ligados tenho sensivlmente 0.50A em cada fase. Hoje fiz nova medição mas adicionando os paineis solares, um chiller (em stand-by até necessitar de trabalhar), os ventiloconvectores e uma televisão ligada, cheguei aos seguintes valores por fase: 3.5+0.8+2.9.

A ajuda que precisava (e desculpem se vou dizer algum disparate) é saber com estes registos quanto é que estes traduzem em termos de consumo em kw?

Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Medição de Consumos

Mensagem por nelmindo »

3.5+0.8+2.9.
3.5*230=805W
0.8*230=184W
2.9*230=667W
total: 805+184+667=1656W ou 1.656kW
se 1kWh "fôr" 0.12€, e se mantiver o consumo contante de 1656W, por cada hora gastará quase 0,2€
Um mês (30 dias) têm 720h, logo 144€. Não anda muito longe da verdade.
Responder

Voltar para “Dúvidas”