Estive a ver o orçamento de um caderno de encargos de uma casa de um amigo e reparei que só tem items de cabos, tubos, quadro, aparelhagem, etc...
Por exemplo em os seguintes items:
H07V-U3G1,5 - 2,93/m
VD16 - 2,50/m
Ponto luz tecto - 15 p/ un
Sopunha que também é costume orçamentar a abertura de roços pois deverá ter valores diferentes se for na parede, no chão, se os tubos e cabos passam por tetos falsos, etc...
Quer dizer que a nível de orçamentos esses valores de quase pedreiro estão incluidos nos cabos, tudos, pontos luz, etc...?
Já agora sobre os pontos de luz, se falarmos em 4 focos num quaro deverá ter uma valor diferente do tradicional ponto d eluz único, certo?
Alguém me pode esclarecer estas questões sobre orçamentos pois na casa que vou remodelar queria fazer eu próprio um CE para depois me darem orçamentos o mais precisos possíveis.
Obg.
Orçamentação - questões
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Orçamentação - questões
Boas
Roços é com o pedreiro, assentar caixas é com o pedreiro, electrodo de terra é com o electricista mas abrir o buraco é com o pedreiro.
Cump.
Mário
Roços é com o pedreiro, assentar caixas é com o pedreiro, electrodo de terra é com o electricista mas abrir o buraco é com o pedreiro.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Bom dia.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Basicamente, o colega Mário já disse tudo. Esses pormenores que referiu de construção civil, por regra geral, são da responsabilidade do pedreiro, cabendo ao electricista marcar os roços, ou indicar ao pedreiro onde estes deverão ser feitos.
Quanto à questão do ponto de luz, eu suponho que o electricista apenas irá deixar a alimentação, ou seja, o cabo a terminar numa caixa de aplique. E sendo assim, todos os pontos de luz terão aproximadamente o mesmo custo. Só no caso de o electricista aplicar também as luminárias, é que os preços poderão variar entre cada ponto de luz.
Para terminar, e no que diz respeito a fazer por si mesmo o orçamento (mapa de quantidades, para ser mais correcto), não o aconselho caso não perceba muito do assunto, pois corre o risco de se esquecer de algo.
Certo, percebi e era de facto essa a minha ideia, que o pedreiro é que fazia os roços, mas o facto é que neste CE que tem toda a obra, não refere nada quanto a isso... e acho estranho...
Obg.
Obg.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Se é o electricista que não menciona, não está incluido.
Há projectos e projectos.
Cump.
Mário
Se está omisso, o construtor pode debitar o custo de abrir e fechar roços.calom Escreveu:Certo, percebi e era de facto essa a minha ideia, que o pedreiro é que fazia os roços, mas o facto é que neste CE que tem toda a obra, não refere nada quanto a isso... e acho estranho...
Obg.
Se é o electricista que não menciona, não está incluido.
Há projectos e projectos.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."