Tomadas móveis/extensões aprovadas em estaleiro

Responder
Mestre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jun 2010, 22:03

Tomadas móveis/extensões aprovadas em estaleiro

Mensagem por Mestre »

Desde já parabéns pelo fórum, que parece ser dos mais profissionais e sérios que conheço.
Não sou electricista, mas trabalho em construção e registei-me para pedir ajuda na seguinte duvida.

Alguém sabe qual é a certificação, marcação, norma ou legislação que regula os equipamentos eléctricos móveis (tomadas, extensões, bobines, triplas) (depois do quadro) em fase de obra/estaleiro?

Empresas e técnicos de segurança dizem que só são autorizadas tomadas revestidas a borracha. Outros dizem que basta ter resistência IP44 e já podem ser de plástico. Todas as outras são proibidas, apesar de serem vendidas.
Conheço engenheiros electrotécnicos de empresas de instalações eléctricas que não são capazes de encontrar as tais leis e conseguem argumentar contra os técnicos de SHT, mas como eu não sou electricista não tenho capacidade de luta.
Os técnicos de SHT também não sabem quais são as leis ou normas, só sabem dizer que é proibido.
Sei que os equipamentos aconselhados são a partir IP44/IP55, IK08 e cabos H07RN-F, mas são difíceis de encontrar em Portugal e muito caros.
Já dei uma vista de olhos pelo RTIEBT, mas não é claro e é complexo demais para um leigo como eu.
Gostava que me ajudassem a esclarecer de uma vez por todas este assunto.
Obrigado.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Tomadas móveis/extensões aprovadas em estaleiro

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Sobre lei não sei. Nos estaleiros onde tenho trabalhado, impera a "vontade" do técnico de SHT.
Todos sabemos que ha diverso material que mesmo aplicado na parede, em pouco tempo pede o factor de protecção. Outro material, tem essa protecção quando bem instalado. Numa extensão móvel, é impossível manter as condições ideais de funcionamento(descritas nas normas). É normal passarem carrinhos de mão e outros objectos pesados por cima de fichas, triplas e extensões. Como tal, quanto mais resistentes forem melhor.
Sobre os TSHT, a função deles é prevenir acidentes fiscalizando as condições de trabalho em obra. Se for uma obra limpa, eles aceitam de tudo(na 1ª fase da obra, quando estávamos em acabamentos, podíamos usar qualquer tipo de material que eles não implicavam). Na obra bruta, só permitem material que seja de borracha, e cabos bem isolados. Um cabo remendado com fita isoladora não serve. Ou fita vulcanizadora, ou outro cabo.
Quando há acidentes em obra, há sempre muitas chatices, e havendo TSHT, sobram parte delas para ele. Como tal, quanto mais melindroso for o técnico, mais apertadas são as medidas de segurança.

De qualquer forma, se alguém souber de algum decreto que suporte este caso particular, que informe os demais interessados(incluindo eu)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36
Enviou: 3 vezes

Mensagem por nsilva »

Boas.

No que toca a segurança e higiene no trabalho, se ainda não foi revogado, os estaleiros estão abrangidos pelo Dec-Lei 273/2003.

Mas como as leis estão sempre a mudar, é melhor confirmar.
Mestre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mestre »

Desde já obrigado.
As informações de que tenho é que não existe nenhuma lei. Mas pode ser obrigatório se estiver escrito no plano de segurança, que é diferente de obra para obra e de técnico para técnico.
O Dec-Lei 273/2003 não diz nada sobre o assunto.
No site da ACT está lá uma lista de verificação sobre riscos eléctricos e também não fala nada disso. Só se não estiverem em bom estado.
Não é a questão de se eu me preocupo muito ou pouco com a segurança. Eu tenho montes de fios e tomadas em bom estado e estão sempre a implicar, e se digo que não é bem assim fico logo na lista negra.

Já as fui procurar diversas vezes, mas ou estão esgotadas ou as lojas levam quase o dobro de outras. Sem falar nos roubos. Progressivamente vou comprá-las só para evitar dores de cabeça.

Já agora podem me dizer marcar e modelos e preços médios de boas tomadas/triplas de borracha IP44 indicadas para obra. Conheço algumas da Legrand (30/40 euros acho eu) e PCE (???) mas gostava de saber mais e já agora uma boa loja em Leiria ou on-line para as comprar.

Muito obrigado.
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36

Mensagem por nsilva »

Boas.
Quando fala em 30/40€, só se for cada caixa!

Em Leiria Há muitas lojas da especialidade!

tem por exemplo: Rexel, Caiado, Urmilux, José Oliveira, Garmatel.

Mas não aconselho tomadas CEE com IP44, são locais muito expostos. Compra antes tomadas com IP67, são as que a tampa tem rosca.
Mestre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mestre »

Obrigado pela informação.
Já fui a algumas dessas lojas, tenho de investigar as outras.
As tomadas a 30 euros são umas triplas móveis da legrand em borracha IP44. Boas sem duvida.
O meu trabalho é montagem de carpintaria e 99% em interior, com pouca humidade,... se umas sem protecção nunca tive problemas com umas IP44 fico muito bem servido.
Obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas "Mestre"

"As tomadas a 30 euros são umas triplas móveis da legrand em borracha IP44."

Têm que ter tampa.

"O meu trabalho é montagem de carpintaria e 99% em interior, com pouca humidade,... se umas sem protecção nunca tive problemas com umas IP44 fico muito bem servido."

Creio que trabalhas carpinteiros de "limpos"
Se só trabalhas em limpos, o imóvel já está fechado e neste caso o "Tsht" tem que ter em atenção a situação real, dado que o trabalho de toscos não é de limpos, são diferentes e com riscos muito diferentes.
Em instalações provisórias as fichas (sejam macho ou fêmeas) têm que ser Ip65 dado que estão à intempérie.

Outra situação é a poeira que fazes com os cortes da madeira, que também entra em factor para o indice de protecção.

Os "Tsht" muitos deles é do tipo chapa 1 "copy e paste" ou então inventam situações que ouviram falar mas que não são aplicáveis no caso concreto.

O teu técnico de "Sht" tem que enviar até dia 30 de Junho o relatório e lá tem que estar o que fazes e como.

"Se eu não olhar por mim, não posso olhar pelos outros."

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mestre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mestre »

"O teu técnico de "Sht" tem que enviar até dia 30 de Junho o relatório e lá tem que estar o que fazes e como."

Não percebi bem o que quis dizer. Está a falar do relatório único?

Já comprei umas triplas IP44 em borracha com tampas por 10 euros cada (menos 20 que as legrand), e para agora estou servido.

Muito obrigado a todos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas "Mestre"

"Não percebi bem o que quis dizer. Está a falar do relatório único?"
Sim e não só.

Vou mandar MP, estamos off-topic.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”