Queima de fusíveis em condensadores de PT
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 abr 2009, 23:19
Queima de fusíveis em condensadores de PT
Tenho um PT com dois transformadores de 630kva independentes. Este mês numa inspecção de rotina detectei 5 condensadores com fusíveis queimados e num transformador e os outros 4 noutro transformador. Depois de mudados fiquei com os seguintes valores:
transf1: U 384V I +/- 250A nas três fases cos fi 0,97
transf2: U 385V I +/- 376A nas três fases cos fi 0,98
Alguém tem uma ideia para explicar a queima de tantos fusíveis??? Será que o facto de ter avariado um diferencial que provocou o não funcionamento do sistema de ventilação tenha elevado a temperatura no interior do PT a níveis elevados e provocado isto (não me parece porque já tive outros PT's na mesma situação e nunca aconteceu nada semelhante)???
transf1: U 384V I +/- 250A nas três fases cos fi 0,97
transf2: U 385V I +/- 376A nas três fases cos fi 0,98
Alguém tem uma ideia para explicar a queima de tantos fusíveis??? Será que o facto de ter avariado um diferencial que provocou o não funcionamento do sistema de ventilação tenha elevado a temperatura no interior do PT a níveis elevados e provocado isto (não me parece porque já tive outros PT's na mesma situação e nunca aconteceu nada semelhante)???
Re: Queima de fusíveis em condensadores de PT
Olá,
normalmente queimam quando os condensadores estão no fim de vida... não sei se é o caso
mas a minha observação é outra , 380v, muito pouco, é melhor ver o que se passa..
mais uma observação e a factura de reactiva?
Espero ter ajudado...
Cump.
normalmente queimam quando os condensadores estão no fim de vida... não sei se é o caso
mas a minha observação é outra , 380v, muito pouco, é melhor ver o que se passa..
Espero ter ajudado...
Cump.
-
Não deveria ser o caso pois 4 deles têm apenas 3 anos. Quanto aos 385V é normal trata-se de uma Indústria Têxtil com mais 3 PT's e desde que os conheço (há 7 anos) estabilizam nesse nível durante o dia (à noite o valor é mais elevado 390/400).JCarreira Escreveu:Olá,
Espero ter ajudado...
Cump.
A factura do mês passado não tem energia reactiva facturada.
Certamente que são condensadores que estão a fazer isso. Veja se existem condensadores "babados".
Há pouco tempo tive uma substituição de todos os condensadores, pois estavam constantemente a estourar.
De que marca é o seu regulador?
Há pouco tempo tive uma substituição de todos os condensadores, pois estavam constantemente a estourar.
De que marca é o seu regulador?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
O problema que levantou foi o de que os fusíveis fundem... não os condensadores que queimam?
Os fusíveis têm o calibre adequado à protecção desses condensadores?
ohmico
O problema que levantou foi o de que os fusíveis fundem... não os condensadores que queimam?
ohmico
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Dar uma olhadela neste link pode ser que ajude:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=29&t=5077
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=29&t=5077
-
Os fusíveis estão a sensivelmente 1,5 vezes a corrente do condensador... Os condensadores não queimaram.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Atenção que consoante o tipo de bateria de condensadores, alguns fabricantes recomendam fusíveis gG até 1,6xIn, e o cabo em correspondência.