Esquema electrico para quarto..ajudem pf

Responder
Centeno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 jun 2010, 13:00

Esquema electrico para quarto..ajudem pf

Mensagem por Centeno »

olá a todos,

Sou um amador no que diz respeito a electricidade, mas como é obvio tenho umas noçoes.

Fiz um quarto novo na minha casa e coloquei 8 lampadas de alogenio.
Tem um interruptor duplo onde tenciono ligar, para obter ou 4 acesas de cada vez ou as 8.
cada lampada tem um fio preto um azul, e um verde e amarelo de terra.
as tomadas electricas ja estao metidas e caixas tambem, só preciso saber como ligo os fios e onde para obter esse controlo que quero.

abraços :idea:
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Re: Esquema electrico para quarto..ajudem pf

Mensagem por vecm1956 »

Boa tarde,

Faça um esquema do circuito que fez no quarto e coloque aqui para a gente ter uma ideia melhor e podermos ajudar com toda a certeza.
Aquilo que chama interruptor duplo é um comutador de lustre?

Cumprimentos

VM
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Boa tarde.

Amigo Centeno,
essas lampadas, sendo de halogénio devem ser de 12V, logo, precisam de transformador 230/12V.
Sabe dizer se cada lampada tem transformador incluído?
Cps
A. Castro

Centeno Escreveu:olá a todos,

Sou um amador no que diz respeito a electricidade, mas como é obvio tenho umas noçoes.

Fiz um quarto novo na minha casa e coloquei 8 lampadas de alogenio.
Tem um interruptor duplo onde tenciono ligar, para obter ou 4 acesas de cada vez ou as 8.
cada lampada tem um fio preto um azul, e um verde e amarelo de terra.
as tomadas electricas ja estao metidas e caixas tambem, só preciso saber como ligo os fios e onde para obter esse controlo que quero.

abraços :idea:
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Atenção que já ha muitas lâmpadas de halogéneo a 230 volt.Nos chineses até as há com os pinos iguais às de 12v.
A iluminação tem de ser ligada num comutador de lustre. Procura aqui no fórum, na secção esquemas eléctricos que estão la uns esquemas de como ligar lâmpadas com comutador de lustre.
As tomadas, basta ligas umas às outras, tendo atenção apenas para não trocar o terra(verde/amarelo) do sitio.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
vitorgp
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 04:41

Mensagem por vitorgp »

Tenha em atenção para não ligar a iluminação e as tomadas no mesmo circuito...
Acho muito bem que se tenha um espirito pró-activo, mas como em tudo a segurança vem em primeiro lugar. Neste caso a sua e dos seus. Se tem duvidas relativamente a essas ligações deve consultar um tecnico.
Vitor
joelsaxo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2010, 00:13

Mensagem por joelsaxo »

Já alguém postou para se colocar o esquema eléctrico da instalação pretendida. Mas isso talvez sejam complicado para um "principiante"

Se quizer, envie-me mp com e-mail para responder com "um boneco" de como fazer as ligações e protecções, tanto para as tomadas como para a iluminação pretendida.

Atenção (mais 1 vez) à tensão de funcionamento das lâmpadas. Aconselho a utilizar um estabelizador (chamado transformador para essas lâmpadas) por causa dos picos de corrente ao ligar, os quais fazem fundir as lâmpadas.

O circuito de tomadas, tem a sua proteção própria no quadro de protecção, mas segundo o regulamento, cada dispositovo de protecção deve de atender a um nº de tomadas e a não ser ultrapassado.

O circuito de iluminação, rege-se pelo mesmo regulamento e tem as mesmas regras (normas). Não deve ser ligado a um circuito de tomadas.
Intercomunicadores
Curioso
Curioso
Registado: 24 jun 2010, 11:47
Contacto:

Mensagem por Intercomunicadores »

joelsaxo Escreveu:Já alguém postou para se colocar o esquema eléctrico da instalação pretendida. Mas isso talvez sejam complicado para um "principiante"

Se quizer, envie-me mp com e-mail para responder com "um boneco" de como fazer as ligações e protecções, tanto para as tomadas como para a iluminação pretendida.

Atenção (mais 1 vez) à tensão de funcionamento das lâmpadas. Aconselho a utilizar um estabelizador (chamado transformador para essas lâmpadas) por causa dos picos de corrente ao ligar, os quais fazem fundir as lâmpadas.

O circuito de tomadas, tem a sua proteção própria no quadro de protecção, mas segundo o regulamento, cada dispositovo de protecção deve de atender a um nº de tomadas e a não ser ultrapassado.

O circuito de iluminação, rege-se pelo mesmo regulamento e tem as mesmas regras (normas). Não deve ser ligado a um circuito de tomadas.
O problema é que neste forum se poderia responder postando aqui directamente um anexo com o boneco ou esquema e depois quem precisa de ajuda, não os pode visualizar.
Este é uma das regras que não acho correcta , mas aceito é assim mesmo. Tornava o forum mais interactivo.
joelsaxo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2010, 00:13

Mensagem por joelsaxo »

Há sempre a possibilidade em colocar em:

http://www.4shared.com

Depois é só fazer download
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, todos podem ver e colocar anexos directamente no fórum leiam este tópico!

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 55&start=0
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”