Mistério de quadro disparar - URGENTE

virc
Curioso
Curioso
Registado: 28 set 2008, 02:17
Has thanked: 1 time

Re: Mistério de quadro disparar - URGENTE

Mensagem por virc »

Miguel P. Escreveu:Antes de vir para Évora morava numa aldeia perto de Alcácer do Sal. Todos os dias, por volta das 07H30m, havia um problema na Rede.
Sublinho: todos os dias sem excepção.
Este problema era devido a manobras. Ficávamos 1-2 segundos sem alimentação.

É por isso que dou esta sugestão. Parece-me coincidência a mais ser à mesma hora, todos os dias.

A solução passa por se colocar um data logger na rede e analisar o que se passa naquele momento.

Se for um transitório um dispositivo do tipo DST resolve (ou pode resover! depende!).
Tantas voltas neste assunto e nada... O problema deverá de ser das ditas manobras que o Miguel fala.

Já trabalhei numa fábrica em que as 8h00 de todos os dias um variador de velocidade...reiniciava. Depois de vários testes, descobriu-se que a tensão na rede aumentava até +/- aos 500v.

Ainda ninguém se lembrou de dizer à Andria para dizer ao electricista para ir lá às 7h00 com um aparelho de medida e medir a tensão na rede (2 aparelhos de medida, um numa tomada e outro noutra...um para indicar o maximo de tensão e o outro normal).

Agora tenho um aparelho destes, muito barato (23euros) e tem inumeras funcionalidades. Não é profissional, mas não falha muito.
Imagem
mack
Curioso
Curioso
Registado: 03 mai 2009, 19:39

Mensagem por mack »

boas
pelo que veijo o interruptor diferencial e trifasico e possivelmente o corte da edp trifasico e não diferencial
podes ver no aparelho da edp se é não diferencial?
ja agora não tens rega automatica ou algum sensor de iluminação no jardim?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Seria bom ouvir a colega que colocou a dúvida.
enersolutions
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 mar 2010, 19:07
Contacto:

Mensagem por enersolutions »

Andria,

Creio que o problema é externo.

Trabalho na área da qualidade de energia elétrica e já vi esse problema acontecer algumas vezes.

Deve ter alguma indústria ou habitação próxima que quando liga um dos seus equipamentos introduz fenómenos transitórios na rede.

Peça ao electricista para indicar qual o calibre do diferencial e modelo para que possa verificar se já tive alguma ocorrência.

A proteção de sobretensões pode resolver. Contudo se o problema for subtensão transitória essa proteção não fará nada.

Fico a aguardar.

Cumprimentos,
nleal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 abr 2008, 22:11

Mensagem por nleal »

Boa tarde, trabalho na parte técnica da EDP, e já tenho acompanhado alguns problemas deste tipo.
Na minha área não gosto de deixar ninguém sem resposta.
Normalmente como já foi aqui dito, o problema pode passar pelo exterior, pela iluminação pública ou por outra instalação na zona, mas este problema tem sempre inicio num defeito da instalação no interior. Uma pequena passagem entre o neutro e a terra num circuito da instalação que por si só não é suficiente para fazer disparar o diferencial, mas que quando se soma uma oscilação da rede (uma passagem instantânea ao neutro da rede ou a uma terra de serviço nas redondezas), a ligação ou desligação da IP ou o arranque de um motor numa fábrica, provoca o disparo do diferencial.

Para detecção do problema sugiro que um técnico faça a medição da resistência de isolamento dos vários circuitos da instalação, se não conseguir chegar a nenhum resultado, terão que instalar vários diferenciais nos circuitos de maneira a identificar, qual o defeituoso (para esta ultima situação sugiro utilizar diferenciais de 30 ou 10ma).
Não é fácil detectar estes problemas.
chip
Curioso
Curioso
Registado: 28 abr 2010, 17:57

Mensagem por chip »

Boa tarde

Isto aqui já tem pano para mangas.

A Sra. diga ao electricista para medir a tensão entre o neutro e a terra e depois diga qual o valor medido.

Ele que messa também as tensões entre neutro e as 3 fases e as tensões entre fases (RST) durante várias alturas do dia.

Poste aqui o resultado das medições.
jfsf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 ago 2008, 21:08

Mensagem por jfsf »

Andria

tenho exactamente o mesmo problema....
o quadro desliga-se sem razão aparente, normalmente á mesma hora.

A mim isto acontece-me mais frequentemente durante o verão.

Se por acaso descobrires a causa ou uma solução, gostaria que a divulgasses.

Obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

E o colega jfsf já contactou um electricista para resolver o problema?
jfsf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jfsf »

rainbow Escreveu:Bom dia.

E o colega jfsf já contactou um electricista para resolver o problema?
Boa tarde

A resposta do electricista foi para ir desligando um electrodoméstico de cada vez até o quadro deixar de disparar....

Depois de muitas tentativas... continuo na mesma.
Intercomunicadores
Curioso
Curioso
Registado: 24 jun 2010, 11:47
Contacto:

Mensagem por Intercomunicadores »

Andria Escreveu:Bom dia,

Ando com um problema na minha moradia que ninguém sabe como resolver...

Então é assim:

A minha casa é nova, e quase todos os dias por volta das 07:30 da manhã o diferencial geral do quadro dispara...não tenho nada programado para ligar a essa hora e depois vou ao quadro, ligo o diferencial e fica tudo bem....não volta a disparar mais!!!!!!!!!!!!!!
O piquete da edp diz que não é nada com eles porque não é o diferencial deles que dispara. O electricista diz que não sabe como descobrir uma avaria destas!!!!!!!
Será que alguém me consegue ajudar????
Se fosse alguma coisa a fazer curto circuito, o quadro disparava mais vezes...se fosse algum electrodoméstico que estivesse programado para essa hora disparava todos os dias, mas às vezes está quase uma semana sem disparar...e depois dispara dois ou três dias seguidos...não sei que fazer para achar solução.

Háaaa, e o electricista já trocou o diferencial porque poderia ser defeito do mesmo...mas ficamos na mesma...

Obrigada,

Ândria
Pode ser ao acender uma armadura de iluminação fluorecente por exemplo da cozinha o balastro estar com algum defeito e só em certas ocasiões pode originar uma passagem á massa ou terra e faz disparar o diferencial. Porque ele tem essa missão disparar por defeito á terra para nos proteger.
Uma avaria dificil por vezes de encontrar.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

No seu caso, também pode ser que o problema seja exterior.
Penso que já leu o tópico...não identificou nenhuma causa que possa ser parecida com a sua?
jfsf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jfsf »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

No seu caso, também pode ser que o problema seja exterior.
Penso que já leu o tópico...não identificou nenhuma causa que possa ser parecida com a sua?
Boa tarde

Sim, li o tópico todo e não me parece haver nenhuma causa que se me aplique. Porque embora seja sempre de manhã (por volta das 07) a hora não é exactamente a mesma (varia) o que parece invalidar algum acontecimento exterior periódico (iluminação publica, fábricas, etc).

Obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

E na sua habitação, não há nada a ligar automaticamente a essa hora, ou alguém que ligue alguma coisa?
joelsaxo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2010, 00:13

Mensagem por joelsaxo »

Parece elementar, mas se diz que dispara sempre à mesma hora e pelo que parece, será um situação externa de indução sobre a sua alimentação de energia.

Tente ter perto de si, ligado um candeeiro com uma lâmpada normal (incandescência). Se isto for verdadeiro irá ver um centilar na iluminação (acende ligeiramente mais).

Parece uma ideia absurda, mas se já esteve presente à hora que acontece, então será fácil fazer o teste.

Se verificar isso, então terá que reclamar para o fornecedor de energia porque por certo haverá algum consumidor perto a provocar essa avaria.

Como tem estado a ser acompanhada por um electricista, presumo que ele já fez o reaperto de todas as ligações.
Ricardo.Conceição
Curioso
Curioso
Registado: 01 jul 2010, 12:07

Mensagem por Ricardo.Conceição »

Boas

Para ter a certeza peça ao seu electricista para medir a resistência de isolamento da instalação, para ver se existem problemas na instalação interior ou não.
E quase de certeza absoluta que descobre o problema se colocar um analizador de rede a medir a instalação durante um ou dois dias, se houver algum fenómeno que faça o diferencial disparar àquela hora será identificado após análise dos dados recolhidos pelo aparelho. Peça ao seu electricista para o colocar ou ele que arranje alguém que o faça.

Cmpts

Ricardo
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”