ATI ou bastidor - medidas...

calom
Curioso
Curioso
Registado: 07 jun 2010, 09:54

ATI ou bastidor - medidas...

Mensagem por calom »

Alguém me pode informar qual a profundicade necessária para ATI e um bastidor?
Julgo que a ATI se consegue embutir numa parede normal mas o bastidor não. Será assim?
Nesta prespectiva, numa moradia, onde colocar (esconder) normalmente o bastidor?
Obrigado
derikgomes
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2010, 20:28

Re: ATI ou bastidor - medidas...

Mensagem por derikgomes »

Boa Tarde:

Realmente um ATI está pensado de froma a poder ser encastrado numa parede.
No caso de um bastidor este normalmente não está pensado para ser encastrado. Costuma dividir-se em dois grupos:

Murais (fixação justaposta em parede)
Pavimentos

A profundidade normalmente é de 400mm a 500mm no 1º caso, dependente se são de 1 ou 2 corpos.
Nos de Pavimento a profundidade varia de 600;800;900 e 1000 conforme a necessidade dos equipamentos que vão conter.

Relativamento à sua localização numa moradia, pode variar muito. Normalmente a arquitectura não se preocupa em criar um nicho tecnico, cada vez mais importante numa moradia, mas penso ser altura de começar-mos a sensibilizar para tal.
Cumprimentos
Derik Gomes
calom
Curioso
Curioso

Mensagem por calom »

Pois, de facto arranjar espaço para um bastidor com a profundicade mínima de 60cm pode ser complicado!
Suponho que o sítio ideal será a entrada pois acaba por ser um local central em relação a uma moradia típica de cave, r/c e 1º é também aí que chega a fibra/adsl do operador.
Ou estarei enganado?
Obg.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, podes colocar o bastidor de pavimento ou mural na cave, os cabos dos operadores vão ao bastidor na mesma como um comum ATI!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
JMLM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 fev 2010, 18:24

Mensagem por JMLM »

calom Escreveu:Alguém me pode informar qual a profundicade necessária para ATI e um bastidor?
Julgo que a ATI se consegue embutir numa parede normal mas o bastidor não. Será assim?
Nesta prespectiva, numa moradia, onde colocar (esconder) normalmente o bastidor?
Obrigado
Faz muito bem em colocar um bastidor. Opte por medidas normalizadas, (19"), caso o espaço de instalação seja reduzido, poderá optar por bastidor do tipo Mini Lan, ou seja 10", são mais pequenos mas podem ser equipados tal como os outros. ATI, nunca, o pior que já se fez em Telecomunicações...
Antonio Rainho
Curioso
Curioso
Registado: 28 mar 2008, 23:06

Mensagem por Antonio Rainho »

JMLM Escreveu:
calom Escreveu:Alguém me pode informar qual a profundicade necessária para ATI e um bastidor?
Obrigado
Faz muito bem em colocar um bastidor. Opte por medidas normalizadas, (19"), caso o espaço de instalação seja reduzido, poderá optar por bastidor do tipo Mini Lan, ou seja 10", são mais pequenos mas podem ser equipados tal como os outros. ATI, nunca, o pior que já se fez em Telecomunicações...
Magnífico comentário!
Se os projectistas instalassem ATI's, ou melhor, se fossem utilizadores dos ATI's que projectam aprendiam com a experiência! Um bastidor é sempre a melhor solução técnica! Mais caro?! O BOM tem custos! Uma conversa elucidativa das vantagens e desvantagens com os clientes finais leva sempre à utilização de bastidores!
calom
Curioso
Curioso

Mensagem por calom »

JMLM Escreveu:

Qual o custo aproximado e dimensões destes de 10"?
Obrigado
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

JMLM Escreveu: Faz muito bem em colocar um bastidor. Opte por medidas normalizadas, (19"), caso o espaço de instalação seja reduzido, poderá optar por bastidor do tipo Mini Lan, ou seja 10", são mais pequenos mas podem ser equipados tal como os outros. ATI, nunca, o pior que já se fez em Telecomunicações...
E num apartamento T0 da "avozinha" onde coloca o bastidor? na sala por cima da TV? ou no lugar do micro-ondas? :evil:

sejamos razoaveis, os ATI pre-fabricados sao uma muito boa soluçao para muitos casos. cabe ao projectista saber o que é aplicável em cada situaçao. muitos nem sabem pra que serve esse "quadro" e só qd o operador vai la a casa é que aquilo é aberto.. e se metes um bastidor num apartamento, o construtor chama-te muitos nomes...
Eng. de electrónica e telecomunicações
calom
Curioso
Curioso

Mensagem por calom »

Agora minha dúvida (básica) é a seguinte... devo colcar um ATI (por ser uma solução típica do ITED?) e uma ligação (tubagem) a um bastidor ou pura e simplesmente substituir o ATI pelo bastidor?
É que á entrada da casa na parede só tenho espaço para um ATI... depois debaixo de umas escadas a 3 metros tenho espaço para um bastidor mas fica com um acesso mais difícil... e não sei se á aconsehável para receber o cabo do operador...
Por isso a minha ideia (não sei se absurda) seria colocar o ATI à entrada, junto ao quadro eléctrico e colocar tubagem (2xVD32) para o bastidor... faz sentido?
Obg.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

calom Escreveu:Agora minha dúvida (básica) é a seguinte... devo colcar um ATI (por ser uma solução típica do ITED?) e uma ligação (tubagem) a um bastidor ou pura e simplesmente substituir o ATI pelo bastidor?
É que á entrada da casa na parede só tenho espaço para um ATI... depois debaixo de umas escadas a 3 metros tenho espaço para um bastidor mas fica com um acesso mais difícil... e não sei se á aconsehável para receber o cabo do operador...
Por isso a minha ideia (não sei se absurda) seria colocar o ATI à entrada, junto ao quadro eléctrico e colocar tubagem (2xVD32) para o bastidor... faz sentido?
Obg.

sim é um pouco absurda. :wink:
usa só o bastidor como ATI ja que todas as ligaçoes tem de estar centralizadas num ponto. o ATI prefabricado serviria so como caixa de passagem e nao faz sentido.
da CEMU vai directamente para o bastidor.

PS: podes ver o ATI prefabricado como um mini-bastidor rack com modulos proprios do "desenrasca".
calom
Curioso
Curioso

Mensagem por calom »

carlos_cfr7 Escreveu:
usa só o bastidor como ATI ja que todas as ligaçoes tem de estar centralizadas num ponto. o ATI prefabricado serviria so como caixa de passagem e nao faz sentido.

PS: podes ver o ATI prefabricado como um mini-bastidor rack com modulos proprios do "desenrasca".
Certo... percebi.
A minha questão é se será uma boa prática (aprovada pelo ITED?) colocar um bastidor por baixo de umas escadas ao descer para a cave... não tem problemas?
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

calom Escreveu:
carlos_cfr7 Escreveu:

Certo... percebi.
A minha questão é se será uma boa prática (aprovada pelo ITED?) colocar um bastidor por baixo de umas escadas ao descer para a cave... não tem problemas?
desde que fique a 1,5m e permita bem as manobras dos cabos e instalação, não vejo nenhum inconveniente.
calom
Curioso
Curioso

Mensagem por calom »

carlos_cfr7 Escreveu:
calom Escreveu:
carlos_cfr7 Escreveu:

Certo... percebi.
desde que fique a 1,5m e permita bem as manobras dos cabos e instalação, não vejo nenhum inconveniente.

1,5m de altura?
Pois... o problema é esse... fica num "buraco" lateral ao descer as escadas para a cave... (debaixo das escadas que sobem para o 1º piso... bem sei que é um sítio estranho mas é para rentabilizar essa espaço que não serve para mais nada...
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

ja procurei um pco no manual e nao encontro essa medida. apenas que deve estar funcionalmente acessivel. pag 104

no antigo penso que dizia 1.5m ao nivel do quadro electrico, na entrada.. o novo nao encontrei nada que dissesse isso..
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, página 84 do manual ITED 2ª edição:

"O ATI deve ser facilmente acessível, recomendando-se uma altura de colocação não inferior a
1,5m a contar da sua base em relação ao pavimento."

De qualquer esta norma é para ATI´s de embutir "normais" e por norma também ficam perto do quadro eléctrico, já os bastidores por norma não ficam nessa zona e como podem ser murais ou de pavimento essa regra já não se aplica com tanto rigor para o caso dos bastidores murais!

Além disso é uma recomendação e não uma obrigação!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”