Projecto CCTV
Projecto CCTV
Estou a projectar várias especilaidades de um quartel de bombeiros.
Tenho:
- 15 câmaras previstas, 8 de interior e 7 de exterior;
- monitorização na Central de Comunicações;
O que devo usar?
Será que tambem posso fazer a monitorização simultânea na secretaria?
Tenho:
- 15 câmaras previstas, 8 de interior e 7 de exterior;
- monitorização na Central de Comunicações;
O que devo usar?
Será que tambem posso fazer a monitorização simultânea na secretaria?
- Kykoo
- Velha Guarda
- Registado: 21 mar 2010, 11:50
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 4 times
Re: Projecto CCTV
Viva,
Que tipo de equipamento estaria a pensar recorrer?
Na elaboração do mesmo poderia considerar o seguinte:
Os vários pontos de localização das camaras devem-se reunir num só, para serem interligadas a um dispositivo de gestão/gravação de imagens (p.e. no bastidor informático ou semelhante).
A visualização das imagens pode ser feita de duas formas:
a) através de monitor dedicado a instalar nos pontos requeridos (central de comunicações e secretaria), onde é necessária a interligação directa de cabo de vídeo desde os monitores até ao videogravador (não existe interacção directa do operador com o sistema, servindo apenas para consulta). Não esquecer os respectivos pontos de tomadas socorridas;
b) acesso mediante software cliente instalado nos computadores requeridos, onde através da interligação do videogravador na rede informática se visualiza, consulta registos, etc... (cada utilizador pode ter vários níveis de acesso, de forma a utilizar os atributos do sistema)
Espero ter sido útil,
Caso pretenda mais algum esclarecimento, ou recomendação de equipamentos tipo (e não, não sou patrocinado por nenhum fabricante... hehe ) diga algo.
Cumpts
Que tipo de equipamento estaria a pensar recorrer?
Na elaboração do mesmo poderia considerar o seguinte:
Os vários pontos de localização das camaras devem-se reunir num só, para serem interligadas a um dispositivo de gestão/gravação de imagens (p.e. no bastidor informático ou semelhante).
A visualização das imagens pode ser feita de duas formas:
a) através de monitor dedicado a instalar nos pontos requeridos (central de comunicações e secretaria), onde é necessária a interligação directa de cabo de vídeo desde os monitores até ao videogravador (não existe interacção directa do operador com o sistema, servindo apenas para consulta). Não esquecer os respectivos pontos de tomadas socorridas;
b) acesso mediante software cliente instalado nos computadores requeridos, onde através da interligação do videogravador na rede informática se visualiza, consulta registos, etc... (cada utilizador pode ter vários níveis de acesso, de forma a utilizar os atributos do sistema)
Espero ter sido útil,
Caso pretenda mais algum esclarecimento, ou recomendação de equipamentos tipo (e não, não sou patrocinado por nenhum fabricante... hehe ) diga algo.
Cumpts
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Estava a pensar fazer a distribuição em cabo UTP, câmaras IP, um multiplexer e um quad.
Pretendo ver 4 câmaras ao memsmo tempo e em sequência.
Que materias me recomenda? será em coaxial RG59, o sistema é mais fiável? ou posso faezer á confiança, em IP?
Que materias me recomenda? será em coaxial RG59, o sistema é mais fiável? ou posso faezer á confiança, em IP?
- Kykoo
- Velha Guarda
Viva,
O sistema IP não utiliza multiplexers, nem quads! Isso é o convencional (analógico)...
O sistema IP trabalha directamente sobre a rede, recorrendo a workstations, servidores de armazenamento e software de visualização dedicado! Não é obrigatório utilizar todos eles. O uso depende da característica que se quer com que o sistema trabalhe!
Existem dois tipos de sistema: o convencional (analógico) e o IP.
Na realidade o que muda é característica de implementação, como é óbvio. A qualidade entre um e outro apenas depende do equipamento utilizado.
Então qual o sistema a optar? Deixo aqui um artigo para que possa tirar algumas conclusões.
Verificando do tipo de Instituição de que se trata, penso que o custo da implementação do sistema seja um factor primordial.
Geralmente um sistema IP é consideravelmente mais caro do que o analógico. Ambos têm vantagens e desvantagens, mas na minha opinião optava pelo analógico:
Baixo custo de implementação;
Baixo consumo de largura de banda na rede;
Uma maior possibilidade de configuração dos equipamentos;
Para a interligação das câmeras ao DVR pode usar na mesma o cabo UTP, desde que para isso recorra ao uso de transceivers (emissor/receptor, e passivo(curtas distância) ou activo (longas distâncias)) que são uns conversores que permitem a transmissão directa de vídeo/audio/dados regulando a impedância do cabo UTP para o RG e respectiva atenuação de sinal, já que são diferentes...
Cumpts
O sistema IP não utiliza multiplexers, nem quads! Isso é o convencional (analógico)...
O sistema IP trabalha directamente sobre a rede, recorrendo a workstations, servidores de armazenamento e software de visualização dedicado! Não é obrigatório utilizar todos eles. O uso depende da característica que se quer com que o sistema trabalhe!
Existem dois tipos de sistema: o convencional (analógico) e o IP.
Na realidade o que muda é característica de implementação, como é óbvio. A qualidade entre um e outro apenas depende do equipamento utilizado.
Então qual o sistema a optar? Deixo aqui um artigo para que possa tirar algumas conclusões.
Verificando do tipo de Instituição de que se trata, penso que o custo da implementação do sistema seja um factor primordial.
Geralmente um sistema IP é consideravelmente mais caro do que o analógico. Ambos têm vantagens e desvantagens, mas na minha opinião optava pelo analógico:
Baixo custo de implementação;
Baixo consumo de largura de banda na rede;
Uma maior possibilidade de configuração dos equipamentos;
Para a interligação das câmeras ao DVR pode usar na mesma o cabo UTP, desde que para isso recorra ao uso de transceivers (emissor/receptor, e passivo(curtas distância) ou activo (longas distâncias)) que são uns conversores que permitem a transmissão directa de vídeo/audio/dados regulando a impedância do cabo UTP para o RG e respectiva atenuação de sinal, já que são diferentes...
Cumpts
Onde me aconselha cer preços dos equipamentos, sei que há várias frmas, mas queria um que a sua experiência ditasse como fiável.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Has thanked: 3 times
Boas,
As melhores marcas do mercado são a Bosh e a Pelco
Tem de ter em conta que tambem devem de ser as mais caras...
- Kykoo
- Velha Guarda
Em que base tirou essas conclusões? São marcas de referência isso sim, agora quanto a serem as melhores do mercado posso discordar... Tem de me especificar a que mercado se refere...nsilva Escreveu:Boas,
Cumpts,
Claro que são marcas de referência, daí a serem as melhores...Kykoo Escreveu:Em que base tirou essas conclusões? São marcas de referência isso sim, agora quanto a serem as melhores do mercado posso discordar... Tem de me especificar a que mercado se refere...nsilva Escreveu:Boas,
Cumpts,
Estou de acordo, para serem as melhores não é neste mercado, deve ser no outro qualquer.
Já agora aproveito para formalizar a minha opinião quanto ao CCTV, também prefiro o analógico, mais barato, e também muito funcional.
Cumprimentos.
O que eu quero é um sistema simples e fiável, pois trat-se de um quartel de bombeiros e não podemos andar com "modernices".
Reslvo o facto de que quanto mais moderno melhor, mas neste caso há pouco dinheiro e a manutenção terá de ser feita pelso próprios.
Tem allguma indicação em relação as pessoas, e repctivos contactos, que posso contactar nas empresas fornecedoreas deste tipo de material?
Reslvo o facto de que quanto mais moderno melhor, mas neste caso há pouco dinheiro e a manutenção terá de ser feita pelso próprios.
Tem allguma indicação em relação as pessoas, e repctivos contactos, que posso contactar nas empresas fornecedoreas deste tipo de material?
A tecnologia IP é bastante fiável e com apenas um cabo se pode fazer tudo: aquisição de imagem e alimentação, desde que usados equipamentos dotados de PoE (Power Over Ethernet).lmp Escreveu:Estava a pensar fazer a distribuição em cabo UTP, câmaras IP, um multiplexer e um quad.
Os multiplexers são dispensados, bastando ligações a um switch.
Uma das boas marcas no mercado é a AXIS.
www.axis.com
No site estãotodos os modelos comercializados e as respectivas características técnicas, assim como guias de CCTV por IP.
Abraço.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
tenho feito alguns projectos de CCTV com comunicaçao IP.
Esta escolha foi motivada pela existencia de rede estruturada (ITED) já existente no edificio, daí que o sistema ficou mais barato. de resto, tudo o que tens no sistema analogico tens tambem no IP.
Esta escolha foi motivada pela existencia de rede estruturada (ITED) já existente no edificio, daí que o sistema ficou mais barato. de resto, tudo o que tens no sistema analogico tens tambem no IP.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Então, um projecto ITED, com cablagem e distribuição de tomadas adequada, estas podem servir para ligar câmaras CCTV sobre IP, em qualquer ciompartimento?
Se eu tiver um bastidor, onde terminem todas as tomadas, o que necessito de instalar?
Se eu tiver um bastidor, onde terminem todas as tomadas, o que necessito de instalar?
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
um switch com PoE com potencia suficiente para alimentar as camaras, e um servidor de CCTV, com os discos necessarios para os dias de armazenamento x numero de camaras.
normalmente os servidores tem interface web para aceder às camaras e aos registros. podes programar para gravar so quando ha movimento de imagem etc etc..
convem teres a noçao de quanto cada camara consome de trafego para nao esgotar nenhum link entre switches.. e que o debito binario varia consoante o movimento da imagem.
normalmente os servidores tem interface web para aceder às camaras e aos registros. podes programar para gravar so quando ha movimento de imagem etc etc..
convem teres a noçao de quanto cada camara consome de trafego para nao esgotar nenhum link entre switches.. e que o debito binario varia consoante o movimento da imagem.
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 5 times
Desenterrando este tópico...
Num projecto CCTV que estou a fazer, o primeiro a sério, surge-me uma dúvida.
Colocando câmaras IP, cada câmara deverá estar ligada ao UTP cat 6 da rede ITED normal, que liga ao bastidor e daí interliga com o gravador.
Ou deverá ser colocado o cabo coaxial RG59 ligado directamente do gravador às câmaras?
Colocando câmaras IP, cada câmara deverá estar ligada ao UTP cat 6 da rede ITED normal, que liga ao bastidor e daí interliga com o gravador.
Ou deverá ser colocado o cabo coaxial RG59 ligado directamente do gravador às câmaras?
- Kykoo
- Velha Guarda
Deverá ser usado cabo UTP (o coaxial Rg-59 é para sistemas analógicos e não por IP) entre a camera ao bastidor, que por sua vez lá irão interligar a um switch de rede. Considerar também as alimentações para as cameras, com um cabo à parte, ou via Poe, dependendo do equipamento a utilizar!Pimenta Escreveu:Desenterrando este tópico...
Espero ter ajudado.
Cumpts