Contruir um Quadro Electrico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 jun 2010, 15:37
Contruir um Quadro Electrico
Olá,
Venho por este meio pedir a vossa ajuda para o seguinte:
Na minha garagem vou montar uma FishRoom com cerca de 12 aquários onde cada um dos mesmos vai ter iluminação, bomba e resistência.
O quadro da minha garagem tem ligação a Quadro principal que tá no 5º andar, tem um disjuntor de 25A que dá energia a garagem e esse quadro que tá na garagem tem um diferencial de 25A mais 2 disjuntores de 16A e 1 de 10A.
O que eu queria fazer era ligar um quadro feito por mim sem diferencial visto que já está no quadro principal da garagem, com 7 disjuntores de 16A para tomadas e um de 10A para iluminação. A minha questão é, posso ligar esse quadro a uma das tomadas que estão distribuídas na garagem?
Qual o esquema de montagem dos respectivos disjuntores no quadro?
Cumprimentos,
Armando Fernandes
Venho por este meio pedir a vossa ajuda para o seguinte:
Na minha garagem vou montar uma FishRoom com cerca de 12 aquários onde cada um dos mesmos vai ter iluminação, bomba e resistência.
O quadro da minha garagem tem ligação a Quadro principal que tá no 5º andar, tem um disjuntor de 25A que dá energia a garagem e esse quadro que tá na garagem tem um diferencial de 25A mais 2 disjuntores de 16A e 1 de 10A.
O que eu queria fazer era ligar um quadro feito por mim sem diferencial visto que já está no quadro principal da garagem, com 7 disjuntores de 16A para tomadas e um de 10A para iluminação. A minha questão é, posso ligar esse quadro a uma das tomadas que estão distribuídas na garagem?
Qual o esquema de montagem dos respectivos disjuntores no quadro?
Cumprimentos,
Armando Fernandes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Contruir um Quadro Electrico
Não deve efectuar a alimentação do quadro a partir de nenhuma tomada, na minha opinião deverá contactar um electricista qualificado.
Cumpr.
Cumpr.
Apoiado.Josecalado Escreveu:Não deve efectuar a alimentação do quadro a partir de nenhuma tomada, na minha opinião deverá contactar um electricista qualificado.
Cumpr.
-
Obrigado pelas respostas, se calhar vou mesmo optar por adicionar mais 3 disjuntores ao quadro visto que já tem o respectivo diferencial e faço 3 furos na parede e puxo os cabos por calha técnica..
-
- Curioso
- Registado: 12 mai 2008, 11:55
Este tópico é muito interessante. Gostaria que fundamentassem através de regulamentação o facto de um quadro electico não dever ser alimentado por uma tomada. Estou com dificuldade em apresentar a um cliente meu razões fundamentadas em legislação para não ligar um quadro de controlo de acessos de uma garagem de estacionamento a uma tomada.
Agradeço o apoio.
Obrigado
Agradeço o apoio.
Obrigado
-
Após várias pesquisas sinceramente também não vejo qual é o problema de puxar a ligação de uma tomada até um quadro com o respectivo disjuntor.
Estive a ver várias lojas de colegas meus a nível de aquáriofilia, tem todos quadros puxados através de tomadas normais e nunca ardeu... será bom usar o termo "Até um dia"?
Cumprimentos.
Estive a ver várias lojas de colegas meus a nível de aquáriofilia, tem todos quadros puxados através de tomadas normais e nunca ardeu... será bom usar o termo "Até um dia"?
Cumprimentos.
-
- Curioso
De certeza que existe regulamentação que fundamenta que não se ligue quadros a tomadas. O problema está em descobrir onde.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
As tomadas são dispositivos para ligação de carga ou equipamentos. Um quadro, torna-se o inicio de uma nova instalação. Com ou sem regra, tal como em todas as áreas há que imperar o bom senso.
As excepções a esta regra, são quando o quadro faz parte do equipamento. Tipo uma máquina que tem o quadro de potencia/comando. Para esse fim, poderá fazer o quadro como pretende, mas usando disjuntores de 6A por exemplo(nenhum dos equipamentos de aquário ultrapassa essa corrente, e havendo problema no circuito, dispara só esse disjuntor)
Sobre o tema original do tópico: Poderia colocar o quadro como pretendia, mas vejamos - o circuito de tomadas está protegido por disjuntor de 16A. Ora, se vai colocar 7 disjuntores de 16A, quando é que algum deles vai disparar? Por certo disparará sempre o disjuntor da tomada que alimenta o quadro.
Se optar por fazer isso sem recorrer a um técnico competente, não esqueça de assegurar uma boa ligação de terra. Uma vez que se está a trabalhar com água, há que ter cuidado a fugas de corrente.
Sobre a ligação de um quadro de controlo de acessos à tomada, não há nada contra.Apenas a provável "avaria" do sistema caso alguém por brincadeira/engano desligue a tomada.
Sempre que um circuito é dedicado a determinado equipamento, e este equipamento é fixo, a ligação deve ser feita por caixa de ligações, ou ligação directa no equipamento.
Abraço
As tomadas são dispositivos para ligação de carga ou equipamentos. Um quadro, torna-se o inicio de uma nova instalação. Com ou sem regra, tal como em todas as áreas há que imperar o bom senso.
As excepções a esta regra, são quando o quadro faz parte do equipamento. Tipo uma máquina que tem o quadro de potencia/comando. Para esse fim, poderá fazer o quadro como pretende, mas usando disjuntores de 6A por exemplo(nenhum dos equipamentos de aquário ultrapassa essa corrente, e havendo problema no circuito, dispara só esse disjuntor)
Sobre o tema original do tópico: Poderia colocar o quadro como pretendia, mas vejamos - o circuito de tomadas está protegido por disjuntor de 16A. Ora, se vai colocar 7 disjuntores de 16A, quando é que algum deles vai disparar? Por certo disparará sempre o disjuntor da tomada que alimenta o quadro.
Se optar por fazer isso sem recorrer a um técnico competente, não esqueça de assegurar uma boa ligação de terra. Uma vez que se está a trabalhar com água, há que ter cuidado a fugas de corrente.
Sobre a ligação de um quadro de controlo de acessos à tomada, não há nada contra.Apenas a provável "avaria" do sistema caso alguém por brincadeira/engano desligue a tomada.
Sempre que um circuito é dedicado a determinado equipamento, e este equipamento é fixo, a ligação deve ser feita por caixa de ligações, ou ligação directa no equipamento.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Curioso
-
Obrigado.
Optei por puxar corrente pelo diferencial do quadro principal, até ao quadro secundário. Assim penso que não vai existir problemas.
Cumprimentos e obrigado mais uma vez.
Optei por puxar corrente pelo diferencial do quadro principal, até ao quadro secundário. Assim penso que não vai existir problemas.
Cumprimentos e obrigado mais uma vez.