Controlo de estores centralizado - só por domótica?
Controlo de estores centralizado - só por domótica?
Ouvi dizer que é possível controlar centralmente todos os estores da casa, sem usar um sistema de domótica propriamente dito (EIB por exemplo).
Alguém pode esclarecer?
Obg.
Alguém pode esclarecer?
Obg.
- asena
- Velha Guarda
- Registado: 26 abr 2008, 19:00
- Contacto:
Re: Controlo de estores centralizado - só por domótica?
Todos ao mesmo tempo, ou todos individualmente?
Se não houver no mercado algo assim, é certamente fazivel tal equipamento.
Se não houver no mercado algo assim, é certamente fazivel tal equipamento.
Cumprimentos,
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Instagram
LinkedIn
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Todos ao mesmo tempo.
A ideia era ao sair de casa carregar num botão e fechar todos os estores.
Obg
A ideia era ao sair de casa carregar num botão e fechar todos os estores.
Obg
Já aquí se discutiu este tema.calom Escreveu:Ouvi dizer que é possível controlar centralmente todos os estores da casa, sem usar um sistema de domótica propriamente dito (EIB por exemplo).
Alguém pode esclarecer?
Obg.
Dê uma olhada no tópico http://eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=6299. Talvez ajude.
mig666
Já tinha de facto encontrado esse tópico... mas não tenho ainda acesso aos ficherios... 
Obg.

Obg.
MIG666 Escreveu:Já aquí se discutiu este tema.calom Escreveu:Ouvi dizer que é possível controlar centralmente todos os estores da casa, sem usar um sistema de domótica propriamente dito (EIB por exemplo).
Alguém pode esclarecer?
Obg.
Dê uma olhada no tópico http://eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=6299. Talvez ajude.
Claro que é, basta instalar um relé em de comando em cada estore, um comando individual por cada, do tipo botão duplo, e mais um botão duplo para o geral.
O sistema funciona muito bem, já instalei.
Veja o esquema na marca Efapel, por exemplo.
Apesar de os comandos locais+geral ser por botão não temo de estar a pressionar permanentemente para abrir ou fechar o estores, basta um simples toque.
Cumprimentos.
Apesar de os comandos locais+geral ser por botão não temo de estar a pressionar permanentemente para abrir ou fechar o estores, basta um simples toque.
Cumprimentos.
Se juntar um micricontrolador, pode até comanda-los depois no PC 

Vitor
Mas isso já é domótica...vitorgp Escreveu:Se juntar um micricontrolador, pode até comanda-los depois no PC

Caros amigos, a Efapel, Legrand e outros já têm esses sistemas. Não é preciso domótica... tem um botão em cada estore e depois um geral que permite fechar ou abrir tudo. Não é barato mas é de certeza mais barato que a domótica....
É neste ponto, 'dum simples toque', que peço a referência dos 'Efapel'.JMLM Escreveu:Claro que é, basta instalar um relé em de comando em cada estore, um comando individual por cada, do tipo botão duplo, e mais um botão duplo para o geral.
Cumprimentos.
Conheço os da 'Legrand', mas temos de estar lá com o dedo até fecharem todos. [Claro que, se não os vemos, temos fazer uma estimativa: "x" segundos com o dedo! Foi isso que 'ensinei' ao cliente!]
Última edição por MIG666 em 29 jun 2010, 01:45, editado 1 vez no total.
mig666
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.MIG666 Escreveu: É neste ponto, 'dum simples toque', que peço a referência da 'Efapel'.
Conheço os da 'Legrand', mas temos de estar lá com o dedo até fecharem todos. [Claro que, se não os vemos, temos fazer uma estimativa: "x" segundos com o dedo! Foi isso que 'ensinei' ao cliente!]
Para solucionar esse inconveniente, pode instalar um temporizador que faça a contagem de tempo do estore abrir/fechar. O botão alimenta e auto-encrava o temporizador, e quando terminar o tempo faz reset e fica em repouso.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Obrigado amigo, pela sugestão. Pensei num temporizador 'Finder' ou 'Lovazo'. Mas, por enquanto, não vamos encarecer o trabalho orçamentado, a menos que o cliente fale. Há situações...patinhofeio Escreveu:Boas.MIG666 Escreveu: É neste ponto, 'dum simples toque', que peço a referência da 'Efapel'.
Para solucionar esse inconveniente, pode instalar um temporizador que faça a contagem de tempo do estore abrir/fechar. O botão alimenta e auto-encrava o temporizador, e quando terminar o tempo faz reset e fica em repouso.
Abraço
mig666
Por acaso estou com a mesma dúvida deste nosso amigo. Também vi o post que referiram mas também não tenho aesso aos ficheiros.
De qualquer forma eu acrescento uma dúvida, já que me parece que existem soluções para este "problema", do controlo central!
Suponhamos que temos então um sistema destes a funcionar com controlo individual de cada estore e controlo central de todos. Se eu quiser, posso acrescentar um micromódulo de estore de X10 ao controlo central para controlar todos os estores por x10?
Obrigado desde já!
P.S.
odem indicar-me o modelo da legrand e da efapel que falam? É que não consigo encontrar! 
De qualquer forma eu acrescento uma dúvida, já que me parece que existem soluções para este "problema", do controlo central!
Suponhamos que temos então um sistema destes a funcionar com controlo individual de cada estore e controlo central de todos. Se eu quiser, posso acrescentar um micromódulo de estore de X10 ao controlo central para controlar todos os estores por x10?
Obrigado desde já!
P.S.

A Efapel já tem solução económica para estores.
Económica, quanto?
Tenho ideia que ficará por cerca de 50 euros cada estore... não é assim?
Tenho ideia que ficará por cerca de 50 euros cada estore... não é assim?