Dimmer para lampadas fluorescentes

Responder
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Dimmer para lampadas fluorescentes

Mensagem por MIG666 »

Numa sanca instalàmos 4 lampadas fluorescentes 56W/827 (T8), Philips, com balastros electrónicos, dimmable, "TRIDONIC". Têm tensão permanente e tensão de comandado por botão de pressão. [Pressão breve: liga/desliga. Pressão permanente: sobe ou desce luminosidade].
O Problema é que, após cada vez que era desligado o circuito, só acendia uma parte (3 por ex.) e outra parte ficava desligada. Novo 'toque' e a situação invertia-se! Com pressão permanente, a luminosidade variava inversamente ao estado de cada grupo: as apagadas 'subiam' e as ligadas 'desciam'.
A solução foi regulá-las todas a 50% da luminosidade e desligar o circuito por uns 3 minutos, aparentemente fazendo um "reset". Resultou por umas semanas.
O grave é que agora já não depende da falta de tensão permanente ao circuito: o "flip/flop" aparece quando quer!
Já não sei que fazer. Pedi esclarecimentos à 'TRIDONIC'. Não sei se me vão responder ou quando. E temos uma facturação pendente deste pormenor. Algum amigo pode ajudar?
mig666
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Re: Dimmer para lampadas fluorescentes

Mensagem por jose cardoso »

MIG666 Escreveu:Numa sanca instalàmos 4 lampadas fluorescentes 56W/827 (T8), Philips, com balastros electrónicos, dimmable, "TRIDONIC". Têm tensão permanente e tensão de comandado por botão de pressão. [Pressão breve: liga/desliga. Pressão permanente: sobe ou desce luminosidade].
O Problema é que, após cada vez que era desligado o circuito, só acendia uma parte (3 por ex.) e outra parte ficava desligada. Novo 'toque' e a situação invertia-se! Com pressão permanente, a luminosidade variava inversamente ao estado de cada grupo: as apagadas 'subiam' e as ligadas 'desciam'.
A solução foi regulá-las todas a 50% da luminosidade e desligar o circuito por uns 3 minutos, aparentemente fazendo um "reset". Resultou por umas semanas.
O grave é que agora já não depende da falta de tensão permanente ao circuito: o "flip/flop" aparece quando quer!
Já não sei que fazer. Pedi esclarecimentos à 'TRIDONIC'. Não sei se me vão responder ou quando. E temos uma facturação pendente deste pormenor. Algum amigo pode ajudar?
boas, ja montei varias florescentes e de uma so vez foram cerca de 20 armaduras com 3 lampadas de cor para fazer rgb e nunca tive desses problemas.
os balastros que usei eram da anytronics, mas o seu controlo era por DMX, o cabo de controle era de 6 condutors para fichas RJ12 e tinha cabos com perto de 25 metros sem problemas, pelo que descreve pensso que seja msmo dos balastros que usa, ha alguma fonte de "ruido" nessa alimentaçao? tipo fornos de microondas, motores electricos, etc? a alimentaçao é estavel?

jose cardoso
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

MIG666 Escreveu:Numa sanca instalàmos 4 lampadas fluorescentes 56W/827 (T8), Philips, com balastros electrónicos, dimmable, "TRIDONIC". Têm tensão permanente e tensão de comandado por botão de pressão. [Pressão breve: liga/desliga. Pressão permanente: sobe ou desce luminosidade].

a solução que foi proposta para a situação em causa, não foi das melhores. É como usar um botão de pressão para comandar 5 telerruptores. Funciona bem se calhar nos primeiros impulsos, mas com o tempo vai haver um que ficará "dessincronizado" ou que vá falhar a operação/ordem. Depois estará tudo apagado menos um lá no meio acesso. Como é obvio ao tentar apagar aquele, vai acender os outros. Para estes casos de paralelos, devia-se ter usado um sistema codificado, como o que o colega propôs (como exemplo!!!), o de DMX. As ordens são sempre "fresquinhas".
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Para a solução em questão, o ideal e económico, seria usar balastros dimmable, mas por controlo 0~10V. Desta forma, todos reagem da mesma forma, e fica mais em conta que o sistema DMX.
A possibilidade, é tentarem mudar esses balastros para outros que tenham controle de 0~10v, e tentar usar esses em local onde apenas seja comandado cada um por seu botão.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
MIG666
Curioso
Curioso

Mensagem por MIG666 »

nelmindo Escreveu: a solução que foi proposta para a situação em causa, não foi das melhores. É como usar um botão de pressão para comandar 5 telerruptores. Funciona bem se calhar nos primeiros impulsos, mas com o tempo vai haver um que ficará "dessincronizado" ou que vá falhar a operação/ordem. Depois estará tudo apagado menos um lá no meio acesso. Como é obvio ao tentar apagar aquele, vai acender os outros. Para estes casos de paralelos, devia-se ter usado um sistema codificado, como o que o colega propôs (como exemplo!!!), o de DMX. As ordens são sempre "fresquinhas".
Obrigado pela pronta ajuda.
Da Austria já me reencaminharam para a Tridonic Portugal, que eu não conhecia. Vou ver o que me dizem.
Não esperava que o sistema instalado fosse instável, pois os balastros são descritos como 'inteligentes', protegidos contra sobre e sub tensões, protecção térmica, etc. Deveriam ter melhor filtragem de parásitos, que será o caso.
A habitação tem micro ondas, máquinas de lavar, forno... mas em quadros parciais. Ajuda.
A profusa aparelhagem da 'Meo' não se queixa (terá outra qualidade!).
Telerruptores e pequenos relés compreende-se que fiquem instáveis. São cargas indutivas. E a contra electromotriz influencia. Mas circuitos electrónicos, facilmente filtráveis? Não se admite.
A sugestão do patinhofeio é boa. Só que tenho mais três sancas com o mesmo sistema (no total 21 lâmpadas em quatro sancas/4 botões!)! E estes balastros já foram todos trocados uma vez. Foram projectados para iluminação normal, não regulável.
mig666
JMLM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 fev 2010, 18:24

Mensagem por JMLM »

As lâmpadas provavelmente devem ser de 58W, mas OK.
O sistema que pode usar é o que vulgarmente se chama Touch Dim, tenho usado várias vezes, e nunca tive problemas.
Poderá consultar uma empresa de iluminação, tipo EEE e verificar os esuqemas de ligação e tipo de balastros que utilizam.
Normalmente uso lampadas T5 e não T8, mas sempre com o sistema Touch Dim.
Peça informação à marca, eles respondem, ou então peça apoio à EEE, eles respondem de certeza.
Já vi uma resposta aqui no forum, que fala na linha de 10V, eu vou nessa.
Cumprimentos.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

MIG666 Escreveu: ... Telerruptores e pequenos relés compreende-se que fiquem instáveis. São cargas indutivas. E a contra electromotriz influencia. Mas circuitos electrónicos, facilmente filtráveis? Não se admite.
....
Boas.
Não podemos esquecer o funcionamento desses balastros. O facto de funcionarem por pulsos, são sempre susceptíveis de criar erro no sincronismo entre eles. Alem disso, para que o botão funcione, o balastro tem de enviar alguma tensão para o botão. Nesse caso, está a juntar a tensão de vários balastros no contacto do mesmo botão. Poderá ser essa também a causa desse sintoma.
Um teste que pode fazer, é usar um rele(temporariamente) que seja alimentado pelo botão, e depois feche contactos independentes para cada balastro. Desta forma, deixa de haver ligação entre linhas de comando de vários balastros.

Como já foi referido, para sistemas lineares(como é esse caso) o mais indicado é controlo 0~10v. Se fosse para controlo de cada lâmpada independente, já se justificava o DMX ou esse sistema, mas aí teria de ter um botão por lâmpada.

Quando receber resposta da Tridonic Portugal, comente aqui para os possíveis interessados saberem também qual a solução.
Abraço
MIG666
Curioso
Curioso

Mensagem por MIG666 »

patinhofeio Escreveu:
MIG666 Escreveu: ... Telerruptores e pequenos relés compreende-se que fiquem instáveis. São cargas indutivas. E a contra electromotriz influencia. Mas circuitos electrónicos, facilmente filtráveis? Não se admite.
....
Boas.
Não podemos esquecer o funcionamento desses balastros. O facto de funcionarem por pulsos, são sempre susceptíveis de criar erro no sincronismo entre eles.
...
Como já foi referido, para sistemas lineares(como é esse caso) o mais indicado é controlo 0~10v. Se fosse para controlo de cada lâmpada independente, já se justificava o DMX ou esse sistema, mas aí
...
Quando receber resposta da Tridonic Portugal, comente aqui para os possíveis interessados saberem também qual a solução.
Abraço
Tridonic_Portugal localiza-se num espaço do nº11, Rua Centro Cultural, Alvalade - Lisboa.
Na sequência do contacto com a Tridonic - Austria, fui contactado pelo Snr. Rui Madruga, que me deu as seguintes dicas;
- Estes balastros 'dimmable' podem ser montados em paralelo, com botão de pressão único.
- O sincronismo do comando faz-se pelos 50 Hz da rede (eu estranho!).
- Desincronismos podem ocorrer por linha "suja" (com parasitários). [Obs.: Não se admite, como já disse].
- Também pode haver problema com o neutro , comum à alimentação permanente e ao comando, 'sobretudo em trifásica!'.
Experimentar trocar o 'shunt' de neutros. (pois!...)
- Pode eventualmente haver também maus contactos. (pois!...)
- Pode igualmente haver problema no botão (pulsador) (Pois!...)
- Pode também haver problema de cablagem (dentro da armadura!): os cabos (fios, digo eu) terão que estar afastados.
[Obs.: Afastados, para evitar induções electromagnéticas. Só que estamos a falar de linhas de saída, com 'buffers' ás lâmpadas. Influi nos sinais de comando?]
- Solução proposta, para 're-sincronizar': Pulsar o botão por 10 segundos permanentemente. Todas as lâmpadas passarão aos 50% (coisa que eu fazia a olho, tentando um 'reset'! Ainda não experimentei).
Terei que 'ensinar' isto ao cliente, não é assim?
- Pois é... Assim não brinco!...
Última edição por MIG666 em 25 jun 2010, 08:08, editado 1 vez no total.
mig666
MIG666
Curioso
Curioso

Mensagem por MIG666 »

patinhofeio Escreveu:
....
Boas.
Não podemos esquecer o funcionamento desses balastros. O facto de funcionarem por pulsos, são sempre susceptíveis de criar erro no sincronismo entre eles. Alem disso, para que o botão funcione, o balastro tem de enviar alguma tensão para o botão
...
Um teste que pode fazer, é usar um rele(temporariamente) que seja alimentado pelo botão, e ...

Abraço
Tendo na simbologia do balastro [terra+alterna+alterna] como alimentação permanente e no sinal de comando [N-L], faz-me supor que o comando é isolado, só recebendo tensão (não envia como disse patinhofeio). Até porque falam em funcionamento trifásico (distribuição de muitas luminárias pelas 3 fases). Assim, ainda não conseguí certificar-me, julgo que o comando é optoeléctrico, logo isolado do circuito, logo só recebe corrente.
Já pensei na solução do relé, mas para ser comandado pelo botão, para absorver eventuais 'chispas' do botão, tendo assim um contacto mais "limpo". [Cá está: se o balastro fosse inteligente como dizem, teria uma entrada lógica, dando um pulso estável].
Última edição por MIG666 em 25 jun 2010, 08:06, editado 1 vez no total.
mig666
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas.
Se poder, coloque a referencia dos balastros(ou link para as especificações deles).
Conheço balastros com essa função(de botão de pressão), mas o botão apenas liga tipo contacto seco ao balastro. Nesse caso, parece que é alimentado de forma externa(e desses nunca vi).
Tente colocar a referencia para ver se eu percebo que balastros são esses afinal.
Abraço
MIG666
Curioso
Curioso

Mensagem por MIG666 »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Se poder, coloque a referencia dos balastros(ou link para as especificações deles).
Conheço balastros com essa função(de botão de pressão), mas o botão apenas liga tipo contacto seco ao balastro. Nesse caso, parece que é alimentado de forma externa(e desses nunca vi).
Tente colocar a referencia para ver se eu percebo que balastros são esses afinal.
Abraço
Viva. Estes balastros têm alimentação permanente e sinal de comando N+L (pertencendo ao mesmo circuito, o neutro está a ser shuntado no balastro e a fase vem do retorno do botão de pressão, conforme anexo.
Anexos
Tridonic_Balaster_T5_ECO.jpg
Tridonic_Balaster_T5_ECO.jpg (257.61 KiB) Visto 1100 vezes
TRIDONIC_PCA T5 ECO 14–-35 W 220-240 V_(X).pdf
(141 KiB) Transferido 107 vezes
mig666
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”