400 v em casa: sonho ou realidade?

Responder
alheira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 jun 2010, 21:03

400 v em casa: sonho ou realidade?

Mensagem por alheira »

Solicito a vossa ajuda para sollucionar o seguinte problema:
Quero por a funcionar no meu domicilio (provávelmente garagem) um determinado dispositivo (compressor de ar) cujas principais caracteristicas são:
Operating voltage 400VAC/50Hz (3ph.) com motor power (4 kW)

Quais as opções:
1 - solicitar à EDP 400V ? (é fácil? é impossivel? é caro?)
2- transformador 230V -> 400V (trifásico) ?
3- UPS ? (e que tipo de UPS?)
4- Gerador ?

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda

Joao
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Re: 400 v em casa: sonho ou realidade?

Mensagem por apb »

Viva

Qual é a potencia contratada que tem em casa?

Cumprimentos
derikgomes
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2010, 20:28

Mensagem por derikgomes »

Boa Noite:

400V em casa não é uma ficção nem sonho.
No seu caso pode ser difícil uma vez que a sua instalação está aprovada e executada para ser monofásico.
Entretanto esta alteração pode ser feita, alterando a sua instalação desde a entrada até ao Quadro eléctrico, na situação mais favorável.
Esta alteração normalmente vai implicar-lhe um novo pedido de certificação da instalação, e alteração do contrato com a EDP. Implica alguma burocracia e trabalho mas não é impossível.

A conversão de monofásico para trifásico também não é impossível nem sonho. Com a electrónica de potencia também é exequível. Entretanto devo confessar que não conheço equipamentos comerciais para esta aplicação apesar da sua simplicidade.

Quando refere à UPS não está longe da verdade pois o tal equipamento a que referi no parágrafo anterior é um dos componentes da UPS (o rectificador/ondulador). Entretanto na pratica uma UPS mono/tri, também julgo não fazer parte das ofertas comerciais. As UPS normalmente são mono/mono; tri/tri e tri/mono.

A opção gerador é viável uma vez que é independente da rede que tens em casa. Entretanto tem os seus inconvenientes, nomeadamente a poluição sonora e ambiente.

Cumprimentos
Derik Gomes
Cumprimentos
Derik Gomes
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Para 4 HP não sei se existem.Até 2,5HP, há uns inversores/variadores de velocidade, que são alimentados a 230v e geram 230volt em 3 frases em sequência. Se o motor do compressor for 230/400v, com uma pequena alteração no quadro de comando e caixa do motor poderá ligar o compressor através de um inversor/variador desse tipo.
Pode verificar também qual a aprovação que tem em relação à instalação de casa. Há casos de vivendas que sempre tiveram apenas monifásico, mas estão certificadas para receberem trifásico. Pode ser esse o caso e sendo assim basta fazer à EDP um pedido de viabilidade para saber se por parte deles é possível o aumento de potencia.(sim, porque se vai ligar um motor de 4HP, não se aconselha a mudança de mono para trifásico mantendo a potencia. Na hipótese de ter 10.8KVA, iria ter 10 A por fase, e provavelmente não irá aguentar o consumo.)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36
Has thanked: 3 times

Mensagem por nsilva »

Boas.

Pode-se sempre fazer ligação monofásica no compressor. mas para 4KW vai ser um pouco complicado ter circuitos na instalação preparadas para isso ou até mesmo ter potência contratada disponivel.

Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Existem conversores, inversores, ups...
A ABB tem inversores de frequência para o que pretendes, só não tenho a certeza em relação à potência. Mas é uma questão de perguntares. O inversor a que me estou a referir é o ACS55.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”