Temperatura fotovoltaicos

Responder
bruno007
Curioso
Curioso
Registado: 13 jan 2010, 23:37

Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por bruno007 »

Boas amigos, aqui novamente com dúvidas e temas secalhar um pouco complicados para debater um pouco (assim pode ser q consiga mais ideias para um trabalho q ando a fazer e também para novos conhecimentos também aqui da comunidade).

A questao é a seguinte, como todos sabemos ( quem ja estudou fotovoltaicos) estes com o aumento das temperaturas têm perdas de rendimentos.

Existe por ventura algum sistema no mercado dedicado ao arrefecimento destes paineis??

É compensatorio a nivel de rentabilidade utilizar algum tipo de tecnologia por mais arcaica que seja??

Visto que o meu trabalho é também "supostamente inventar" sistemas possiveis de arrefecimento alguem tem ideias?? eu ja pensei um aspersores de rega e ligar de vez enquando, contudo disseram-me q os paineis podem n aguentar sempre o coque termico e também devido ao calcario e outros minerais presentes na agua danificar os mesmos; outra ideia era colocar na parte traseira dos paineis umas ventoinhas accionadas por energia solar também.

Sou todo ouvidos para quem quiser debater estas ideias!

Obrigado,

Bruno Carvalho
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Temperatura fotovoltaicos

Mensagem por nelmindo »

Sistemas para arrefecimento dos paineis não costuma ser viáveis por várias razões:
-por mais aracaicos que sejam, precisam de se fazer algum investimento. Já assim é dificil consciencializar o cliente que os sistema é caro devido à tecnologia, ainda mais dificuldade teremos em justificar acréscimos para além dos orçamentos dados pela concorrencia.
-quem vai fazer a manutenção desses sistemas? Isso será mais dinheiro a "gastar".
-um dos trunfos da energia fotovoltaica (ligada à rede) são os reduzidos custos em manutenção. Se começamos a criar mais sistemas automáticos associados ao nosso sistema estático, vamos aumentar o risco de avarias do sistema global.

A ideia é boa, mas roça a ideia que está por de trás das escolhas do sistemas de seguimento de um ou dois eixos. Os custos costumam ser maiores do que os beneficios.
bruno007
Curioso
Curioso
Registado: 13 jan 2010, 23:37

Mensagem por bruno007 »

nelmindo Escreveu:Sistemas para arrefecimento dos paineis não costuma ser viáveis por várias razões:
-por mais aracaicos que sejam, precisam de se fazer algum investimento. Já assim é dificil consciencializar o cliente que os sistema é caro devido à tecnologia, ainda mais dificuldade teremos em justificar acréscimos para além dos orçamentos dados pela concorrencia.
-quem vai fazer a manutenção desses sistemas? Isso será mais dinheiro a "gastar".
-um dos trunfos da energia fotovoltaica (ligada à rede) são os reduzidos custos em manutenção. Se começamos a criar mais sistemas automáticos associados ao nosso sistema estático, vamos aumentar o risco de avarias do sistema global.

A ideia é boa, mas roça a ideia que está por de trás das escolhas do sistemas de seguimento de um ou dois eixos. Os custos costumam ser maiores do que os beneficios.
Amigo nelmindo desde ja obrigado pela sua resposta, contudo pela forma que respondeu pareceu conhecer tecnologias de arrefecimento, que é um ponto que gostava de me ver esclarecido caso tenha disponibilidade é claro.
Como ainda sou aluno do ensino superior tenho pouco contacto com o mercado e com os produtos existentes, desta forma agradecia se me dissesse algumas tecnologias ou sites que falem sobre isso porque nem imagina o que ja me fartei de procurar! nem q seja um pequeno estudozinho sobre esse assunto e nao encontro nada mesmo!!

Cumps

Bruno Carvalho
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Desconheço algum estudo de viabiliade. Quem sabe, que não pode ser um ponto de partida para si e aproveitar para depois partilhar aqui as conclusões.
Dos sistemas possiveis de engenhar, um dos mais badalados é mesmo o dos aspersores pela técnica evaprativa, o calor facilita a evaporação da água, sendo que esta pelas suas caracteristicas, ao mudar de estado absorve algum calor, podendo diminuir a temperatura do painel. Agora e os ganhos?? Usar água da companhia? Está disponivel um riacho, com algum caudal e de cota superior ao painel?

Aguarde por mais opiniões.

E não percebo muito disto, apenas sou um curioso...
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

boas,
eu nao venho acrescentar nada ás soluçoes ja aqqui mencionadas, mas sou da mesma opiniao de nelmindo, pois os gastos seriam maiores que os beneficios, pois certamente ja se estudou muito sobre este assunto e claro que seria uma mais valia dos fabricantes garantir um alto desempenho dos paineis em temperaturas altas, mas se mesmo eles nao propõe soluçao julgo nao ser viavel "inventar" futuros problemas.
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
rmoreira
Curioso
Curioso
Registado: 06 jun 2010, 18:21

Mensagem por rmoreira »

Existem soluções de paineis solares termicos a água colocados por debaixo dos solares (tecnologia híbrida) e ainda paineis solares termicos de ar (para aquecer ar de ventilação).
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Boa, mas tem ideia das marcas que propõem essas soluções? Ou são soluções DIY?
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”