Transformador

Responder
mano2121
Curioso
Curioso
Registado: 09 set 2009, 08:56

Transformador

Mensagem por mano2121 »

Boa noite,

Gostaria de saber se um transformador, seja do portátil ou do telemóvel, continua a gastar energia se o deixarmos ligados à tomada mesmo que não esteja ligado ao receptor da energia, neste caso o portátil ou o telemóvel. Já ouvi dizer que gasta e também que não gasta, queria saber a verdade, pois não creio que se trate de uma questão subjectiva, mas sim de um facto, gasta ou não gasta? Se sim, como gasta energia se não existe um circuito fechado? Por exemplo, até às tomadas existe uma recepção de energia por parte da tomada mas só quando ligado alguma coisa à tomada é que estamos a consumir energia porque caso contrário não existe um circuito fechado.

Obrigado pela oportunidade que me estão a dar através deste fórum. Deviam-se fazer mais iniciativas destas...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Transformador

Mensagem por Mário »

Boas

Gasta, desde que esteja ligado (com tensão na entrada).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Contacto:

Mensagem por asena »

Sim, gasta.

Se for um simples transformador com enrolamento abaixador/elevador de tensão, e como o enrolamento primário está ligado à rede, então está a gastar energia, mesmo sem ter uma carga no secundário.
Se tiver uma rectificação e filtragem à saída do secundário, então este sistema apresenta-se como outra carga, e também gasta energia.
Por isso, se medir-mos com um voltímetro à saída da fonte de alimentação, temos sempre aquela tensão estabilizada. Ora, isto requer energia para acontecer. Mesmo que não haja a "carga final".

Se for uma fonte comutada, agora felizmente tão em voga, então o consumo é diminuto, embora o haja.
A tensão AC da rede é rectificada para DC, e depois comutada para baixar/elevar a saída a nVDC.
Esta comutação requer energia.

Seja qual for o tipo de fonte, gasta sempre energia.
O melhor é desligar da rede, para evitar gastos.

Tanto se fala agora do STBY dos aparelhos. É importante que as pessoas entendam que mesmo estando o aparelho desligado, a fonte de alimentação está a consumir energia.
Se o botão de ON-OFF for interruptor mecânico que desliga os 230VAC, então o consumo é ZERO.
Se o botão de ON-OFF for interruptor digital, então há consumo... normalmente abaixo dos 5W.

Somando todos os aparelhos de casa que estão em STBY, ao fim do ano a conta é grande
mano2121
Curioso
Curioso

Mensagem por mano2121 »

E se tirar o transformador, deixar só o cabo ligado à tomada sem estar ligado ao transformador? Nesse caso seria a mesma coisa que ter uma tomada sem nada ligado a ela?
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por asena »

Sim.

Desde que não haja circuito fechado, não há circulação de corrente.
mano2121
Curioso
Curioso

Mensagem por mano2121 »

Deixar o transformador do portatil ou do telemovel sem que estes estejam ligados ao transformador, pode causar incendio ou não há problema?
Não há acumulação de energia na ponta do cabo?
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por asena »

Não há problemas, se a rede eléctrica se portar bem. Se houver descargas atmosféricas ou picos de tensão, o transformador pode não gostar e rebentar.
É aconselhavel desligar tudo, por medida de precaução.

E só há energia electromagnética, se houver um fluxo de intensidade de corrente eléctrica.
Logo, se a ponta do cabo está desligada de alguma coisa, não há circulação de corrente.
mano2121
Curioso
Curioso

Mensagem por mano2121 »

Os picos de tensão só acontecem devido a descargas eléctricas ou têm mais causas?

Existe algum livro de introdução à electricidade, que fale de tudo um pouco, por exemplo do papel do disjuntor, do fusível, etc?
Terraismine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 abr 2010, 09:58

Mensagem por Terraismine »

mano2121 Escreveu:E se tirar o transformador, deixar só o cabo ligado à tomada sem estar ligado ao transformador? Nesse caso seria a mesma coisa que ter uma tomada sem nada ligado a ela?
a aqui uma coisa que não percebi.

tu perguntas-te se tiveres só o cabo ligado a rede se gasta algo?(sem o cabo estar ligado a nada) foi isso que perguntas-te? se sim, não gasta.

o transformador gasta por uma simples razão. (vou usar imagens que da-me mais jeito)

Imagem

como podes ver na imagem acima o secundário não esta ligado a nada. Mas o primário tem um circuito fechado e tendo corrente a corrente continua a excitar o circuito. logo continua a gastar corrente. e continua a criar energia reactiva o que não é muito bom para a rede.(isto é simples de perceber como é uma bobine o primário do transformador a bobine cria um desfasamento na corrente esse desfasamento cria potencia reactiva Q=U*I*sin phi. esta potencia não cria trabalho)

agora quando tens o cabo desligado do transformador(imagem a baixo)
Imagem

o circuito não se fecha portanto não a corrente não há gastos.

Eu fiz isto tudo porque isto foi um assunto que também me causou algumas duvidas a primeira imagem ajudou-me a perceber.

Só tenho uma dúvida isto acontece com os transformadores de indução. Mas agora com os transformadores electrónicos continua a haver este problema?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Gasta 1% da intensidade ou potência nominal
Responder

Voltar para “Dúvidas”