Caixas terra

Responder
Dfill
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 mar 2008, 20:25

Caixas terra

Mensagem por Dfill »

Boas caros colegas preciso da vossa ajuda se possível!

A questão é a seguinte a minha casa é uma moradia unifamiliar e na mesma tenho 2 caixas terra simples com borne que liga ao eléctrodo e outro a instalação e na outra caixa ao lado vai ligar ao BPA - telecomunicações mas essa caixa nunca foi posto um eléctrodo terra! Será que é possível fazer alguma ligação da caixa ao lado ou preciso de por outro eléctrodo terra ? Se me poderem ajudar agradeço ;)

Cumps

FILIPE PEREIRA
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Re: Caixas terra

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Na minha opinião colocava outro electrodo, mas afastado do existente aproximadamente uns vinte metros.
A ideia é separar as duas zonas de influencia.
cump.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, queres colocar terra onde e porquê?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Também não percebi muito bem essa necessidade de ligação à terra, mas de qualquer forma caso seja mesmo necessário coloque tudo na mesma terra, até porque esse conceito de terras distintas fora da influência uma da outra é tudo muito bonito na teoria mas na prática isso é quase impossível de ser verdade, pra já tendo em conta a distância necessária existir entre os eléctrodos e depois porque basta existirem canalizações metálicas enterradas (ex.: de águas) que isso já não é verdade. Por isso utilizar sempre que possível terra única.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Terras separadas era no tempo do RITA, no ITED o eléctrodo é unico com a parte eléctrica.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Varejo Escreveu:Terras separadas era no tempo do RITA, no ITED o eléctrodo é unico com a parte eléctrica.
Pois mas esse conceito no fundo é mesmo teórico porque numa casa quando é que se consegue ter duas terras distintas??? A distância que é necessária existir entre os dois eléctrodos é na maior parte das vezes inviável e além disso se for uma moradia num sítio urbano em que existem infraestruturas subterrâneas de águas, telecomunicações, electricidade, etc., então o conceito ainda é mais impraticável!!!

O que existiam eram dois eléctrodos diferentes em locais diferentes mas que estavam na maior parte dos casos sobre a influência um do outro, logo, não eram distintos.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, mesmo no tempo do RITA poucos eram os eléctrodos que ficavam a mais de 5 metros de distancia uns dos outros... e vi muitos que ficavam a pouco mais de 1 metro um do outro por questões de espaço e zona envolvente, e também se pedissem para abrir a vala meia duzia de metros para o lado em que tinham de levantar calçada e outros, chamavam logo doidos e quem pagava isso... a diferença é que tinhas 2 caixas uma para electricidade outra para o RITA!
Dfill
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Dfill »

A minha instalação é mesmo do rita! e tenho uma caixa terra para a electricidade e outra para o rita, mas a do rita n tem ligaçao a electrodo nenhum! desculpem se fui um pouco consfuso! Bem n e' necessidade de ligar essa terra e' mesmo se a caixa esta' la' deve ser para alguma coisa e sem ligaçao a terra n serve para nada.

cumps
FILIPE PEREIRA
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Dfill Escreveu:A minha instalação é mesmo do rita! e tenho uma caixa terra para a electricidade e outra para o rita, mas a do rita n tem ligaçao a electrodo nenhum! desculpem se fui um pouco consfuso! Bem n e' necessidade de ligar essa terra e' mesmo se a caixa esta' la' deve ser para alguma coisa e sem ligaçao a terra n serve para nada.

cumps
FILIPE PEREIRA

Boas, no ITED já nem BPA´s existem, e quando a malta da PT etc. metem MEO´s e companhia até retiram o BPA e metem lá uns vulgares ligadores de tremoço, por isso não te chateies com isso!
cmdsej
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 13:47

Mensagem por cmdsej »

(Terras separadas era no tempo do RITA, no ITED o eléctrodo é unico com a parte eléctrica.)

é o que esta em vigor atualmente.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Varejo Escreveu:Boas, mesmo no tempo do RITA poucos eram os eléctrodos que ficavam a mais de 5 metros de distancia uns dos outros... e vi muitos que ficavam a pouco mais de 1 metro um do outro por questões de espaço e zona envolvente, e também se pedissem para abrir a vala meia duzia de metros para o lado em que tinham de levantar calçada e outros, chamavam logo doidos e quem pagava isso... a diferença é que tinhas 2 caixas uma para electricidade outra para o RITA!
Pois era aí que queria chegar qual era a necessidade de ter dois eléctrodos??? Nenhuma pois não eram distintos!!!

Bem sei que agora com o ITED esta questão já não se coloca, mas queria apenas chamar a atenção para estes casos!!!

Agora vou fugir um pouco ao tópico mas já pensaram como muita gente faz as terras dos PT's, em que fazem a terra de serviço (eléctrodo de terra da alimentação) e a de protecção (eléctrodo de terra das massas) separadas mas que muito dificilmente são distintas devido ao espaço quase sempre reduzido a que o PT está confinado!!! Pensem nisso.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Dfill
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Dfill »

Bem colegas obrigado pela ajuda e pela vossa disponiblidade! =D

Cumps
FILIPE PEREIRA