230VDC

Responder
fiasgardone
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2008, 10:47
Agradecimento recebido: 1 vez

230VDC

Mensagem por fiasgardone »

Pessoal tudo bem!!

Tenho aqui uma duvida que não estou a ver como isto se vai resolver , è o seguinte tenho um motor de maquina de café que esta escrito fora do motor o seguinte 230VDC!

Agora aqui è que esta a duvida eu não possso ligar directamente a tomada electrica de 220V da minha habitação porque è AC, como posso ligar esta motor com um circuito? que tipo, tambem no motor na saida dos dois fios esta marcado a polaridade + e -, andei pesquisar no google e não encontrei nada algem pode ajudar a resolver isto ?

Desde jä agradeço
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Re: 230VDC

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Deverá adquirir uma ponte rectificadora tendo em atenção o consumo do motor e a tensão de funcionamento.

Cumprimentos,

J. Calado
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Boa tarde.
Esse motor é para a máquina de café?
Ou era de uma máquina de café e vai servir para para fazer umas brincadeiras?

De qualquer das formas esse motor é de corrente continua a 230v, pelo que NÃO deve ligá-lo directamente à tomada!
Resta-me acrescentar que, para alem de comprar a ponte rectificadora como já foi dito, é necessário um circuito para estabilizar a tensão DC tornando-a mais linear.

Cps
A. Castro
fiasgardone
Curioso
Curioso

CF,Lda Escreveu: Resta-me acrescentar que, para alem de comprar a ponte rectificadora como já foi dito, é necessário um circuito para estabilizar a tensão DC tornando-a mais linear.
A. Castro
Pessoal obrigado por ajudar!

Quanto a ponte rectificadora não hà problema eu tenho aqui uma de 4A 400V, acho que chega !

Quanto ao circuito para estabelizar a tenção DC, sera que com um condensador ceramico ou outro de 0.1uF 400V em paralelo com a ponte rectificadora è o sufeciente?
Caso algem tenha melhor conhecimento como fazer isto agradeço ajuda!

Um abraço
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Boas, tem que colocar um condensador electrolitico por exemplo 2200uF ou até mais de 400V ou mais tamém de depois mais um condensador este cerâmico de 100nF.
Atenção ao transformador, porque a tensão de saida deve calcular x a raiz de 2, logo em vazio vai ter mais tensão.

Cumprimentos.
Pedro Mendes
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Boa noite.

Pedro,
Não necessita de transformador de tensão; só necessita de ponte rectificadora e filtragem...
Cps
A. Castro

pedro_mendes Escreveu:Boas, tem que colocar um condensador electrolitico por exemplo 2200uF ou até mais de 400V ou mais tamém de depois mais um condensador este cerâmico de 100nF.
Atenção ao transformador, porque a tensão de saida deve calcular x a raiz de 2, logo em vazio vai ter mais tensão.

Cumprimentos.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

CF,Lda Escreveu:Boa noite.

Pedro,
Não necessita de transformador de tensão; só necessita de ponte rectificadora e filtragem...
Cps
A. Castro

pedro_mendes Escreveu:Boas, tem que colocar um condensador electrolitico por exemplo 2200uF ou até mais de 400V ou mais tamém de depois mais um condensador este cerâmico de 100nF.

Cumprimentos.
Pois não, peço desculpa exquecime que era a 230VDC.

Cumprimentos,
Pedro Mendes
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Atenção ao valor do condensador para a saída dc. Se for exagerado, a tensão vai subir mais do que o que deve.
A tensão alternada tem o valor util de cerca 230 V, mas de pico vai mais acima. As fontes comutadas, chegam a ter 340 volt no circuito de corrente continua de entrada(logo a seguir ao rectificador/condensador)
Sendo para um motor, basta um pequeno condensador apenas para filtragem.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
fiasgardone
Curioso
Curioso

patinhofeio Escreveu: Sendo para um motor, basta um pequeno condensador apenas para filtragem.
Amigo então qual o comdensador ou condensadores que devo usar? ou seja valor e voltagem?

Agradeço mais uma vez a ajuda!
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
A voltagem terá de ser sempre superior a 250 V. Aconselha-se um de 400V.
O valor,poderá ser algo em torno de 10MicroFarad
Se ainda tiver a placa de circuito(do moinho) de onde veio o motor, poderá analisar de que forma o motor era alimentado. Não conheço país nenhum com tensão 230VDC, logo o moinho deveria ter circuito de conversão da tensão.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”