230VDC
-
- Curioso
- Registado: 26 jan 2008, 10:47
- Agradecimento recebido: 1 vez
230VDC
Pessoal tudo bem!!
Tenho aqui uma duvida que não estou a ver como isto se vai resolver , è o seguinte tenho um motor de maquina de café que esta escrito fora do motor o seguinte 230VDC!
Agora aqui è que esta a duvida eu não possso ligar directamente a tomada electrica de 220V da minha habitação porque è AC, como posso ligar esta motor com um circuito? que tipo, tambem no motor na saida dos dois fios esta marcado a polaridade + e -, andei pesquisar no google e não encontrei nada algem pode ajudar a resolver isto ?
Desde jä agradeço
Tenho aqui uma duvida que não estou a ver como isto se vai resolver , è o seguinte tenho um motor de maquina de café que esta escrito fora do motor o seguinte 230VDC!
Agora aqui è que esta a duvida eu não possso ligar directamente a tomada electrica de 220V da minha habitação porque è AC, como posso ligar esta motor com um circuito? que tipo, tambem no motor na saida dos dois fios esta marcado a polaridade + e -, andei pesquisar no google e não encontrei nada algem pode ajudar a resolver isto ?
Desde jä agradeço
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: 230VDC
Boas!
Deverá adquirir uma ponte rectificadora tendo em atenção o consumo do motor e a tensão de funcionamento.
Cumprimentos,
J. Calado
Deverá adquirir uma ponte rectificadora tendo em atenção o consumo do motor e a tensão de funcionamento.
Cumprimentos,
J. Calado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Boa tarde.
Esse motor é para a máquina de café?
Ou era de uma máquina de café e vai servir para para fazer umas brincadeiras?
De qualquer das formas esse motor é de corrente continua a 230v, pelo que NÃO deve ligá-lo directamente à tomada!
Resta-me acrescentar que, para alem de comprar a ponte rectificadora como já foi dito, é necessário um circuito para estabilizar a tensão DC tornando-a mais linear.
Cps
A. Castro
Esse motor é para a máquina de café?
Ou era de uma máquina de café e vai servir para para fazer umas brincadeiras?
De qualquer das formas esse motor é de corrente continua a 230v, pelo que NÃO deve ligá-lo directamente à tomada!
Resta-me acrescentar que, para alem de comprar a ponte rectificadora como já foi dito, é necessário um circuito para estabilizar a tensão DC tornando-a mais linear.
Cps
A. Castro
-
- Curioso
Pessoal obrigado por ajudar!CF,Lda Escreveu: Resta-me acrescentar que, para alem de comprar a ponte rectificadora como já foi dito, é necessário um circuito para estabilizar a tensão DC tornando-a mais linear.
A. Castro
Quanto a ponte rectificadora não hà problema eu tenho aqui uma de 4A 400V, acho que chega !
Quanto ao circuito para estabelizar a tenção DC, sera que com um condensador ceramico ou outro de 0.1uF 400V em paralelo com a ponte rectificadora è o sufeciente?
Caso algem tenha melhor conhecimento como fazer isto agradeço ajuda!
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Boas, tem que colocar um condensador electrolitico por exemplo 2200uF ou até mais de 400V ou mais tamém de depois mais um condensador este cerâmico de 100nF.
Atenção ao transformador, porque a tensão de saida deve calcular x a raiz de 2, logo em vazio vai ter mais tensão.
Cumprimentos.
Atenção ao transformador, porque a tensão de saida deve calcular x a raiz de 2, logo em vazio vai ter mais tensão.
Cumprimentos.
Pedro Mendes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Boa noite.
Pedro,
Não necessita de transformador de tensão; só necessita de ponte rectificadora e filtragem...
Cps
A. Castro
Pedro,
Não necessita de transformador de tensão; só necessita de ponte rectificadora e filtragem...
Cps
A. Castro
pedro_mendes Escreveu:Boas, tem que colocar um condensador electrolitico por exemplo 2200uF ou até mais de 400V ou mais tamém de depois mais um condensador este cerâmico de 100nF.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Pois não, peço desculpa exquecime que era a 230VDC.CF,Lda Escreveu:Boa noite.
Pedro,
Cps
A. Castro
pedro_mendes Escreveu:Boas, tem que colocar um condensador electrolitico por exemplo 2200uF ou até mais de 400V ou mais tamém de depois mais um condensador este cerâmico de 100nF.
Cumprimentos.
Cumprimentos,
Pedro Mendes
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Atenção ao valor do condensador para a saída dc. Se for exagerado, a tensão vai subir mais do que o que deve.
A tensão alternada tem o valor util de cerca 230 V, mas de pico vai mais acima. As fontes comutadas, chegam a ter 340 volt no circuito de corrente continua de entrada(logo a seguir ao rectificador/condensador)
Sendo para um motor, basta um pequeno condensador apenas para filtragem.
Abraço
Atenção ao valor do condensador para a saída dc. Se for exagerado, a tensão vai subir mais do que o que deve.
A tensão alternada tem o valor util de cerca 230 V, mas de pico vai mais acima. As fontes comutadas, chegam a ter 340 volt no circuito de corrente continua de entrada(logo a seguir ao rectificador/condensador)
Sendo para um motor, basta um pequeno condensador apenas para filtragem.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Curioso
Amigo então qual o comdensador ou condensadores que devo usar? ou seja valor e voltagem?patinhofeio Escreveu: Sendo para um motor, basta um pequeno condensador apenas para filtragem.
Agradeço mais uma vez a ajuda!
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
A voltagem terá de ser sempre superior a 250 V. Aconselha-se um de 400V.
O valor,poderá ser algo em torno de 10MicroFarad
Se ainda tiver a placa de circuito(do moinho) de onde veio o motor, poderá analisar de que forma o motor era alimentado. Não conheço país nenhum com tensão 230VDC, logo o moinho deveria ter circuito de conversão da tensão.
Abraço
A voltagem terá de ser sempre superior a 250 V. Aconselha-se um de 400V.
O valor,poderá ser algo em torno de 10MicroFarad
Se ainda tiver a placa de circuito(do moinho) de onde veio o motor, poderá analisar de que forma o motor era alimentado. Não conheço país nenhum com tensão 230VDC, logo o moinho deveria ter circuito de conversão da tensão.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio