Fenomeno no diferencial EDP

Responder
jan.rocha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 mai 2010, 23:07

Fenomeno no diferencial EDP

Mensagem por jan.rocha »

Boas,
Apesar de existirem diversos temas sobre este assunto, não encontrei nenhum que relatasse o que me acontece.
Vivo num prédio, em que à algum tempo para cá o diferencial da EDP vai abaixo.
Poderia pensar que seria alguma fuga em algum equipamento, mas o problema é que acontece apenas de madrugada. :?:
Durante o dia, ou mesmo ao fim de semana quando há maior movimento nada acontece...

Nota: o diferencial que dispara é das partes comuns do prédio e nada acontece nas habitações particulares. O prédio tem 7 anos e nunca tivemos problemas electricos.

Alguem tem sugestões do que poderá ser e como descobrir o fenomeno?

Obrigado pela atenção de todos
Jose Rocha
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Re: Fenomeno no diferencial EDP

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

Se puder faça o levantamento e depois descreva-nos aqui os circuitos que são alimentados pelo quadro onde está esse diferencial da EDP.

Cumprimentos

VM
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

jan.rocha Escreveu:Boas,
Apesar de existirem diversos temas sobre este assunto, não encontrei nenhum que relatasse o que me acontece.
Vivo num prédio, em que à algum tempo para cá o diferencial da EDP vai abaixo.
Poderia pensar que seria alguma fuga em algum equipamento, mas o problema é que acontece apenas de madrugada. :?:
Durante o dia, ou mesmo ao fim de semana quando há maior movimento nada acontece...

Nota: o diferencial que dispara é das partes comuns do prédio e nada acontece nas habitações particulares. O prédio tem 7 anos e nunca tivemos problemas electricos.

Alguem tem sugestões do que poderá ser e como descobrir o fenomeno?

Obrigado pela atenção de todos
Acrescentar ao que o colega pede que é importante, deve verificar se o DCP é só disjuntor, ou se também é diferencial, e qual a potência contratada.

Cumpr.
jan.rocha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jan.rocha »

Antes de mais, obrigado pelas respostas.
Posso informar que o sistema de corte da EDP é disjuntor diferencial para as 3 fases, regulado para 15A cada (ver imagem).
Todas as partes comuns do edifício são alimentadas por este circuito em rede trifásica com potencia contratada de 10,35KVA.
Os sistemas que dispomos são:
Luzes (controladas por sensor movimento);
Elevador;
Dois portões automaticos garagem;
Circuito de bombas de água

O que se passa é estranho, porque este é o único equipamento que desliga. Dispomos de diferencial para as bombas e o elevador tem quadro proprio. Alem disso tambem o nosso quadro tem sistema de corte como indicado na imagem "corte2" e não vai abaixo.
A única situação que verifico à algum tempo, é a luz de uma das fases (amarela) estar constantemente a piscar. Isto acontece em todos os sistemas de corte do prédio que têm as 3 luzes indicadoras das fases.

Se poderem ajudar nesta questão, agradeço.
Obrigado
Anexos
Corte2.jpg
corte2
(437.75 KiB) Transferido 129 vezes
EDP.jpg
EDP
(475.98 KiB) Transferido 130 vezes
Jose Rocha
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Boas!
Penso que o seu problema deverá ter a ver com a potência contratada, aconselho a efectuar medidas de consumo fazendo com que efectue essas medidas com o elevador em funcionamento em simultâneo com as bombas de água, é necessário ter presente que as correntes de arranque dos motores vão a +/- 7 vezes a corrente nominal, o disjuntor da EDP normalmente aguenta estes picos mas se o seu funcionamento estiver próximo da I max as probalidades de disparo são maiores.
Faça também medidas principalmente no arranque dos motores poderá eventualmente haver algum problema mecânico que possa dar origem ao disparo.

Cumpr.
jan.rocha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jan.rocha »

Josecalado Escreveu:Boas!
Penso que o seu problema deverá ter a ver com a potência contratada, aconselho a efectuar medidas de consumo fazendo com que efectue essas medidas com o elevador em funcionamento em simultâneo com as bombas de água, é necessário ter presente que as correntes de arranque dos motores vão a +/- 7 vezes a corrente nominal, o disjuntor da EDP normalmente aguenta estes picos mas se o seu funcionamento estiver próximo da I max as probalidades de disparo são maiores.
Faça também medidas principalmente no arranque dos motores poderá eventualmente haver algum problema mecânico que possa dar origem ao disparo.

Cumpr.
Faz todo o sentido a observação. Mas um prédio com 7 anos em que os equipamentos são exactamente os mesmos desde o inicio, bem como a potencia contratada e nunca aconteceu tal situação deixa-me com algumas duvidas.
Além disso como disse anteriormente, este problema apenas acontece de madrugada quando o consumo é mínimo. Faria sentido se acontecesse durante os periodos de pico (p. ex. final do dia, inicio da manha, ou fins semana)
Jose Rocha
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Faz todo o sentido a observação. Mas um prédio com 7 anos em que os equipamentos são exactamente os mesmos desde o inicio, bem como a potencia contratada e nunca aconteceu tal situação deixa-me com algumas duvidas.
Além disso como disse anteriormente, este problema apenas acontece de madrugada quando o consumo é mínimo. Faria sentido se acontecesse durante os periodos de pico (p. ex. final do dia, inicio da manha, ou fins semana)[/quote]

Não é realmente compreensível no entanto eu faria umas medidas de consumo, dado que analisar sem ter esse dado fundamental, não é a 1ª vez que acontece fenómenos destes, e que depois de várias pesquisas se chega à conclusão que a anomalia se deve ao disjuntor da EDP, pode-se inquirir então, e durante o dia o aparelho está bom? são coincidências, como não tem custos com isso peça para substituir o aparelho.

Cumpr.
jan.rocha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jan.rocha »

Josecalado Escreveu:Não é realmente compreensível no entanto eu faria umas medidas de consumo, dado que analisar sem ter esse dado fundamental, não é a 1ª vez que acontece fenómenos destes, e que depois de várias pesquisas se chega à conclusão que a anomalia se deve ao disjuntor da EDP, pode-se inquirir então, e durante o dia o aparelho está bom? são coincidências, como não tem custos com isso peça para substituir o aparelho.

Cumpr.
O fenomeno é mesmo esse. É que durante o dia nada acontece.
Tambem tenho pensado mesmo se não será algum problema no diferencial EDP.
Entretanto vou ver se consigo saber o consumo total.
Obg
Jose Rocha
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times

Mensagem por vecm1956 »

Boa noite,

Em minha opinião o disjuntor da EDP está avariado.

Cumprimentos

VM
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03

Mensagem por gatobravo »

Boa noite.

Existem alguns tópicos aqui no fórum, em que se discutem situações (que podem ser) semelhantes, e que estão relacionadas com influências externas à instalação (por exemplo, fábricas a operar nas imediações).
No entanto, o facto que relatou da sinalização de fase piscar, deveria na minha opinião ser investigada. Dependendo do aparelho em causa, a intermitência da lâmpada poderá significar algo relevante, ainda para mais, se estamos a falar das lâmpadas de todos os quadros.
ponte
Curioso
Curioso
Registado: 12 fev 2010, 22:12

Mensagem por ponte »

do que sei,, acho que deve ser alterado e pronto. Não vale a pena fazer muita especulação sobre o facto de ele disparar nas horas de maior ou menor movimento...
Bruno Amendoeira
Curioso
Curioso
Registado: 04 dez 2009, 01:21
Contacto:

Mensagem por Bruno Amendoeira »

Boas,
estive a atentar neste tópico e relativamente ao problema exposto não consigo tirar da cabeça e ideia de que haverá eventualmente uma relação entre o aperto dos condutores e o problema acima descrito.

Além dos conselhos acima citados eu propunha a verificação dos apertos tanto na entrada como na saída do circuito protegido com esse diferencial.

IMPORTANTE: A TAREFA DE VERIFICAÇÃO DE APERTOS DEVE SER FEITA POR ALGUEM QUALIFICADO PARA O CASO.

Cumps.
Bruno Amendoeira
O conhecimento é como as prendas de Natal, há que dar e receber.
sermig
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jul 2010, 11:04

Mensagem por sermig »

boas ppl, esses sintomas sao todos da responsabilidade da edp o disjun.diferencial esta avariado e essa fase que esta inconstante pede ser problemas no pt.

:evil:
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso é o neutro da EDP se calhar iluminação pública apresenta tensaõ e a partir do quadro o neutro está ligado ao terra

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=9&t=7918
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”