Tenho um cliente que quer que eu monte um quadro elétriconum apartamento o cerca de 50cm do chão, mas para alem disso entre o quadro elétrico e o chão está o contador de àgua, eu penso que a certiel não vai aprovar a instalação.
Tenho razão ou será que aprova, é que andei a ver os manuais e não vi altura minima defenida, nem distancias minimas entre quadro eletrico e contadores de àgua .
Será que alguem me pode ajudar nesta duvida.
quadro eletrico
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: quadro eletrico
Boas, o quadro eléctrico é colocado sempre a +- 150cm!!! alem disso se o "biscate" é só colocar o quadro no chão partindo do principio que o apartamento ja tem alguns anos, que vai lá fazer a certiel ???motas Escreveu:Tenho um cliente que quer que eu monte um quadro elétriconum apartamento o cerca de 50cm do chão, mas para alem disso entre o quadro elétrico e o chão está o contador de àgua, eu penso que a certiel não vai aprovar a instalação.
Tenho razão ou será que aprova, é que andei a ver os manuais e não vi altura minima defenida, nem distancias minimas entre quadro eletrico e contadores de àgua .

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
O apartamento só tem licença para escritório e o dono quer transforma -lo em habitação
Queres um concelho, faz orçamento por escrito e coloca algo do tipo...
CERTIFICAÇÃO
A nossa firma responsabiliza-se pelo comprimento das normas técnicas e de segurança em vigor.
Desta forma qualquer pedido de alteração, por parte do cliente e que não cumpra com as normas técnicas em vigor, deverá ser feito por escrito e passará a ser da sua responsabilidade a viabilidade da certificação necessária á ligação de energia eléctrica.
Eu em casos desses coloco sempre algo assim, para depois não me obrigarem a andar a pagar certificações e alterações, porque eu é que sou o técnico e deveria ter avisado que não dava para passar.
[[[]]]
CERTIFICAÇÃO
A nossa firma responsabiliza-se pelo comprimento das normas técnicas e de segurança em vigor.
Desta forma qualquer pedido de alteração, por parte do cliente e que não cumpra com as normas técnicas em vigor, deverá ser feito por escrito e passará a ser da sua responsabilidade a viabilidade da certificação necessária á ligação de energia eléctrica.
Eu em casos desses coloco sempre algo assim, para depois não me obrigarem a andar a pagar certificações e alterações, porque eu é que sou o técnico e deveria ter avisado que não dava para passar.

[[[]]]
- luisguerreiro
- Curioso
- Registado: 17 jun 2007, 17:15
mas ja tem luz...motas Escreveu:O apartamento só tem licença para escritório e o dono quer transforma -lo em habitação
entao acho que nao precisa de vesturia da certiel.
um quadro electrico a 50cm do chão. haverá algum proficional que aceda a fazer um trabalho desses? não haverá outra solução?motas Escreveu:Tenho um cliente que quer que eu monte um quadro elétriconum apartamento o cerca de 50cm do chão, mas para alem disso entre o quadro elétrico e o chão está o contador de àgua, eu penso que a certiel não vai aprovar a instalação.
sousa Escreveu:um quadro electrico a 50cm do chão. haverá algum proficional que aceda a fazer um trabalho desses? não haverá outra solução?motas Escreveu:Tenho um cliente que quer que eu monte um quadro elétriconum apartamento o cerca de 50cm do chão, mas para alem disso entre o quadro elétrico e o chão está o contador de àgua, eu penso que a certiel não vai aprovar a instalação.
Se o armário for bom, dá sempre para guardar os sapatos

Sorry não resisti
[[[]]]