Esclarecimento - pedido de ajuda
Esclarecimento - pedido de ajuda
Boas;
Peço desde ja desculpa se nao for este o local para colocar a minha questão.
Comprei uma casa recentemente e optei por nao ter gas instalado.
Assim a opção passou por um termoacumulador e por uma placa de vitroceramica.
Quando me instalaram os equipamentos disseram que tinha que pdir um aumento de potencia a EDP para passar de um "diferencial" de 15 para 30 (ainda não percebi muito bem o que isso quer dizer).
Assim o fiz, agora recebi uma carta da EDP a dizer que nao podem dar orçamento porque o predio não tem projecto de 5ª Categoria.
As minhas questões caso alguem me possa ajudar:
1º Eu nao pedi nenhum orçamento, pedi isso sim um aumento de potentica.
2º O que é um projecto de 5º Categoria e onde posso eu arranjar isso.
3º Quem tem que tratar desse projecto, o condominio ou eu?
Obrigado desde ja pela vossa ajuda.
Peço desde ja desculpa se nao for este o local para colocar a minha questão.
Comprei uma casa recentemente e optei por nao ter gas instalado.
Assim a opção passou por um termoacumulador e por uma placa de vitroceramica.
Quando me instalaram os equipamentos disseram que tinha que pdir um aumento de potencia a EDP para passar de um "diferencial" de 15 para 30 (ainda não percebi muito bem o que isso quer dizer).
Assim o fiz, agora recebi uma carta da EDP a dizer que nao podem dar orçamento porque o predio não tem projecto de 5ª Categoria.
As minhas questões caso alguem me possa ajudar:
1º Eu nao pedi nenhum orçamento, pedi isso sim um aumento de potentica.
2º O que é um projecto de 5º Categoria e onde posso eu arranjar isso.
3º Quem tem que tratar desse projecto, o condominio ou eu?
Obrigado desde ja pela vossa ajuda.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Re: Esclarecimento - pedido de ajuda
Boas!
Deves ter o DCP a 15A (3.45kVA) e queres aumentar para 30A (6.9kVA).
Eles ao analisarem o aumento de potência devem ter visto que a potência do prédio passa os 50kVA e assim será necessário projecto de 5ª Categoria (agora Tipo C).
Se fosse a ti pedia esclarecimentos quanto a isto porque até se podem ter enganado...
Se for mesmo preciso projecto, penso que ninguem te irá apoiar a nível do condomínio, pois é fácil dizer que não precisam. Irá ser um aumento de potência carote...
Outra coisa que poderás fazer é colocar à EDP a questão de quanto podes aumentar a potência.
Cumps.
Deves ter o DCP a 15A (3.45kVA) e queres aumentar para 30A (6.9kVA).
Eles ao analisarem o aumento de potência devem ter visto que a potência do prédio passa os 50kVA e assim será necessário projecto de 5ª Categoria (agora Tipo C).
Se fosse a ti pedia esclarecimentos quanto a isto porque até se podem ter enganado...
Se for mesmo preciso projecto, penso que ninguem te irá apoiar a nível do condomínio, pois é fácil dizer que não precisam. Irá ser um aumento de potência carote...
Outra coisa que poderás fazer é colocar à EDP a questão de quanto podes aumentar a potência.
Cumps.
Tenta encontrar a ficha electrotécnica (tem de existir porque todos os edifícios têm uma).
Se o projectista meteu uma potência baixa na ficha electrotécnica, a EDP não te pode aumentar a potência para um valor superior ao definido nesse documento.
Se for esse o caso, o problema é fácil de resolver, desde que não supere a potência para a qual o prédio está dimensionado.
Cumprimentos
Se o projectista meteu uma potência baixa na ficha electrotécnica, a EDP não te pode aumentar a potência para um valor superior ao definido nesse documento.
Se for esse o caso, o problema é fácil de resolver, desde que não supere a potência para a qual o prédio está dimensionado.
Cumprimentos
Boas!
Pela experiência que tenho, um aumento de potência requer sempre nova ficha electrotécnica (devidamente assinada por um técnico habilitado e viabilizada pelo distribuidor).
Depois, e como se trata de um caso de aumento de potência, a instalação eléctrica terá que ser inspeccionada pela Certiel, e só depois de aprovada é que a EDP aumentará a potência.
No caso de ter havido um projecto electrotécnico (prédio ou condomínio fechado), terá que haver um projecto rectificativo, analisado e aprovado pela Certiel.
DB

Pela experiência que tenho, um aumento de potência requer sempre nova ficha electrotécnica (devidamente assinada por um técnico habilitado e viabilizada pelo distribuidor).
Depois, e como se trata de um caso de aumento de potência, a instalação eléctrica terá que ser inspeccionada pela Certiel, e só depois de aprovada é que a EDP aumentará a potência.
No caso de ter havido um projecto electrotécnico (prédio ou condomínio fechado), terá que haver um projecto rectificativo, analisado e aprovado pela Certiel.
DB
Dário Baptista - Professor / Eng. Electrotécnico
Estudos / Projectos Electrotécnicos e ITED
Estudos / Projectos Electrotécnicos e ITED
Desconfirmo.
Normalmente o que se faz é sobredimensionar a instalação para permitir justamente aumentar a potência sem necessitar desse trabalho todo.
Por exemplo, numa pequena moradia onde se estime 10.35kVA, faz-se a ficha electrotécnica com 20.7kVA. Desta forma, o cliente simplesmente liga para a EDP e pede para aumentar a potência. O técnico vai a casa, aumenta (ou muda) o disjuntor e problema resolvido.
Cumprimentos
Normalmente o que se faz é sobredimensionar a instalação para permitir justamente aumentar a potência sem necessitar desse trabalho todo.
Por exemplo, numa pequena moradia onde se estime 10.35kVA, faz-se a ficha electrotécnica com 20.7kVA. Desta forma, o cliente simplesmente liga para a EDP e pede para aumentar a potência. O técnico vai a casa, aumenta (ou muda) o disjuntor e problema resolvido.
Cumprimentos
Obrigado pela resposta.R3S Escreveu:Tenta encontrar a ficha electrotécnica (tem de existir porque todos os edifícios têm uma).
Cumprimentos
O problema é que o prédio é de 1930, apesar de ter tido obras de renovação a pouco mais de 6 anos.
A potencia da "coluna" do predio é de 30 kva e a actual já vai em 50 Kva (foi me dito por um construtor, para ser sincero nao faço ideia do que acabei de escrevr
Foi-me dito que bastava mudar um "parafuso" para aumentar a potencia do quadro, é verdade?R3S Escreveu:Desconfirmo.
Cumprimentos
Isso é ilegal, daqui por uns tempos com a contagem bidireccional pode dar chatice da grande.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Viva.
Estou com um problema semelhante em mãos...
Tenho um cliente que pediu para lhe tratar do pedido de aumento de potência: 20.7 -> 27.6kva
Preenchi os termos, fui ver o local e fui à EDP entregar os mesmos e solicitar o aumento.
Disseram-me que tenho de entregar um projecto de alteração de 5ªcategoria!! Mas aquilo sempre foi abaixo dos 50kVA e assim vai continuar!!
Porque pedem isto?
Voltei lá para verificar se aquilo afinal não é uma instalação única, para ver se estava ligado a alguma coluna...
Mas não estava! Aquilo tem um ramal directo do Armário de Distibuição.
O dono da casa não tem consigo cópia da Ficha Electrotécnica (mas tem cópia dos outros projectos obrigatórios para o licenciamento), pelo que não sei qual a PMA.
Como faço agora? O que é que eles pretendem afinal?
é por causa de saber se os cabos do ramal aguentam, não é?
Mas o importante são os cabos que vão do contador ao quadro eléctrico suportarem, correcto?
É que se for assim, cabo VV 6mm2 (que julgo ser o existente) já aguentam
Estou com um problema semelhante em mãos...
Tenho um cliente que pediu para lhe tratar do pedido de aumento de potência: 20.7 -> 27.6kva
Preenchi os termos, fui ver o local e fui à EDP entregar os mesmos e solicitar o aumento.
Disseram-me que tenho de entregar um projecto de alteração de 5ªcategoria!! Mas aquilo sempre foi abaixo dos 50kVA e assim vai continuar!!
Porque pedem isto?
Voltei lá para verificar se aquilo afinal não é uma instalação única, para ver se estava ligado a alguma coluna...
Mas não estava! Aquilo tem um ramal directo do Armário de Distibuição.
O dono da casa não tem consigo cópia da Ficha Electrotécnica (mas tem cópia dos outros projectos obrigatórios para o licenciamento), pelo que não sei qual a PMA.
Como faço agora? O que é que eles pretendem afinal?
é por causa de saber se os cabos do ramal aguentam, não é?
Mas o importante são os cabos que vão do contador ao quadro eléctrico suportarem, correcto?
É que se for assim, cabo VV 6mm2 (que julgo ser o existente) já aguentam
Learning is the goal!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 jul 2010, 00:13
Boas
Se estão a pedir projecto e a potência é abaixo de 50kVA, será que é um "estabelecimento recebendo público", ou é apenas uma casa?
Se estão a pedir projecto e a potência é abaixo de 50kVA, será que é um "estabelecimento recebendo público", ou é apenas uma casa?
-
- Velha Guarda
Por acaso é um café, mas o que tem isso a haver? continua abaixo de 50kva, e não vi na legislação onde diz que esses tipos de estabelecimento têm de ter projecto... continua a ser de Tipo C
Learning is the goal!!
-
- Registado: 09 dez 2009, 18:16
Boas,
É necessário aferir se a instalação (café) está inserida num edificio em que a potencia instalada exceda os 50 kVA, mesmo que a instalação em causa esteja alimentada por um ramal independente.
Depois será necessário saber se a instalação em causa já foi sujeita a alguma vistoria por parte da Certiel.
Em caso afirmativo não será necessário novo projecto, de acordo, com a ficha técnica n.º 20 de Junho de 2007 da Certiel que anexo.
Com os melhores cumprimentos,
Gonçalo Marinho
É necessário aferir se a instalação (café) está inserida num edificio em que a potencia instalada exceda os 50 kVA, mesmo que a instalação em causa esteja alimentada por um ramal independente.
Depois será necessário saber se a instalação em causa já foi sujeita a alguma vistoria por parte da Certiel.
Em caso afirmativo não será necessário novo projecto, de acordo, com a ficha técnica n.º 20 de Junho de 2007 da Certiel que anexo.
Com os melhores cumprimentos,
Gonçalo Marinho
- Anexos
-
- Instalações que carecem de projecto aprovado.pdf
- (35.57 KiB) Transferido 122 vezes
-
- Velha Guarda
Venho agora da EDP e de facto o que acontece é isto:
a instalação é um café e apesar de ter um ramal independente proveniente de um Armário, o que acontece é que o prédio está em propriedade horizontal de 4 fracções.
Cada fracção tem o seu ramal independente proveniente do Armário.
Contudo, a soma dos 4 ramais deverá ultrapassar os 50Kva, uma vez que o café tem 20.7 e uma das fracções é uma pastelaria/padaria, pelo que também terá uma potência elevada, e restam 2 apartamentos.
Daí ser necessário apresentar um projecto rectificativo mesmo, para apurar se "o prédio" suporta o aumento de potência.
o que não compreendo é realmente isto!!
Se a instalação tem um ramal independente proveniente de um Armário, o que têm as restantes fracções a haver para o caso?
Eu compreendo que é devido a ser um prédio único, mas a realidade é que o aumento de potência numa instalação em nada afecta as outras!!
Caso estranho.. vou ter de andar a bater portas para resolver isto...
a instalação é um café e apesar de ter um ramal independente proveniente de um Armário, o que acontece é que o prédio está em propriedade horizontal de 4 fracções.
Cada fracção tem o seu ramal independente proveniente do Armário.
Contudo, a soma dos 4 ramais deverá ultrapassar os 50Kva, uma vez que o café tem 20.7 e uma das fracções é uma pastelaria/padaria, pelo que também terá uma potência elevada, e restam 2 apartamentos.
Daí ser necessário apresentar um projecto rectificativo mesmo, para apurar se "o prédio" suporta o aumento de potência.
o que não compreendo é realmente isto!!
Se a instalação tem um ramal independente proveniente de um Armário, o que têm as restantes fracções a haver para o caso?
Eu compreendo que é devido a ser um prédio único, mas a realidade é que o aumento de potência numa instalação em nada afecta as outras!!
Caso estranho.. vou ter de andar a bater portas para resolver isto...
Learning is the goal!!
-
- Registado: 09 dez 2009, 18:16
Boa tarde,
Veja a tabela que lhe enviei em anexo, pois se a fracção já tiver um certificado de exploração emitido pela certiel, neste caso vai vai necessitar de projecto rectificativo, mas apenas de novo pedido de vistoria.
Tenha atenção à distancia do cabo que vai desde a portinhola até ao quadro de entrada por causa das quedas de tensão. (max. 1,5%).
Cumprimentos,
Gonçalo Marinho
Veja a tabela que lhe enviei em anexo, pois se a fracção já tiver um certificado de exploração emitido pela certiel, neste caso vai vai necessitar de projecto rectificativo, mas apenas de novo pedido de vistoria.
Tenha atenção à distancia do cabo que vai desde a portinhola até ao quadro de entrada por causa das quedas de tensão. (max. 1,5%).
Cumprimentos,
Gonçalo Marinho
-
- Velha Guarda
Mas a dúvida está aí... se não há projecto, porque motivo devo apresentar um projecto "rectificativo"?!?
Não há um anterior para rectificar!!
A tabela que colocou já conhecia, e o café não se enquadra nela.
Não há um anterior para rectificar!!
A tabela que colocou já conhecia, e o café não se enquadra nela.
Learning is the goal!!