Cabos para detecção de incêndios

Responder
JoniT
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 17:54

Cabos para detecção de incêndios

Mensagem por JoniT »

Boa tarde,

Tenho uma dúvida em relação ao tipo de cabo que devo aplicar para o seguinte:

Perante um edifício administrativo constituído por laboratórios, armazéns, sala de reuniões, etc., inserido num complexo industrial, pretendo instalar cabo para ligar entre detectores e a central de detecção de incêndios.

O cabo terá que ser protegido ou por calha técnica ou por tubo visto que a instalação será à vista.

Pretendo saber a vossa opinião em relação ao tipo de cabo mais utilizado para detecção de incêndios.
O sistema será endereçável.

O cabo que tenho em mente é o J-Y(St)Y 2x2x1,0 mm.

Concordam?

Obrigado

João
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Cabos para detecção de incêndios

Mensagem por joaoosvaldo »

JoniT Escreveu:Boa tarde,

Perante um edifício administrativo constituído por laboratórios, armazéns, sala de reuniões, etc., inserido num complexo industrial, pretendo instalar cabo para ligar entre detectores e a central de detecção de incêndios.

O cabo terá que ser protegido ou por calha técnica ou por tubo visto que a instalação será à vista.

Pretendo saber a vossa opinião em relação ao tipo de cabo mais utilizado para detecção de incêndios.

Concordam?

Obrigado

João
Ter em atenção que o cabo para detecção de incêndio deve ser resistente ao fogo!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
mffan
Curioso
Curioso
Registado: 12 out 2007, 02:07

Mensagem por mffan »

Boa Noite

Uma solução é utilizares o cabo J-H(ST)H com o numero de pares que sejm necessários o normal é 2x2x0,8......podes encontrar este cabo por exemplo no distribuidor REXEL.

cumprimentos
JoniT
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 17:54

Mensagem por JoniT »

Obrigado.

O cabo será resistente ao fogo.

João
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

mffan Escreveu:Boa Noite

Uma solução é utilizares o cabo J-H(ST)H com o numero de pares que sejm necessários o normal é 2x2x0,8......podes encontrar este cabo por exemplo no distribuidor REXEL.

cumprimentos
Porque é que diz que é o cabo normal??

Que distâncias considerou para o sistema completo? Se o sistema é endereçável recomendo que utilize cabo com secção mínima de 1,5 mm, obviamente terá que ser resistente ao fogo.

Dependendo do tipo de arquitectura do sistema e essencialmente do equipamento a instalar, poderá ser constituído por um ou dois pares de condutores. Por isso se consultar o fabricante verá o que será o recomendado.

Cumpts
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
mffan
Curioso
Curioso
Registado: 12 out 2007, 02:07

Mensagem por mffan »

Boa noite

Quando digo cabo normal refiro-me ao numero de pares e secção........é obvio que se for um sistema convencional usaremos só 1 par. Como o colega dizia que era para Laboratórios, armazens, sala de reunioes, deduzi que vai utilizar sistema endereçavel e por isso mencionei o cabo de 2x2x0,8.

cumprimentos
JMLM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 fev 2010, 18:24

Mensagem por JMLM »

JoniT Escreveu:Boa tarde,

Concordam?

Obrigado

João
Deve ser cabo resistente ao fogo, de 1,5 mm2, dois condutores.
Consulte uma empresa especializada neste tipo de condutores - Ex: Eurocabos...
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”