Duvidas com protecção de motor

Responder
helio.salgueiro
Curioso
Curioso
Registado: 01 jun 2010, 19:54

Duvidas com protecção de motor

Mensagem por helio.salgueiro »

Boas a todos os associados do fórum!
Tenho uma pequena dúvida e gostava de opiniões vossas, no meu local de trabalho foi instalado dos ventiladores de 7500 watts com um consumo na chapa sinalética de 15, 4 A, pois bem, criei um Q.E. que foi alimentado com um cabo de 5G6. Coloquei 2 disjuntores de 16 A, 2 contactores com 2 térmicos, e alimentei esses dois ventiladores com cabo de 5G2,5. Pois bem, depois de ter feito a ligação e de os ter posto a trabalhar verifiquei que o consumo deles estava próximo da sinalização da chapa, ou seja, ele estava a consumir 15,7 A. A minha dúvida é a seguinte, um colega meu que não gosta de mim, disse ao chefe que ele estaria a consumir 17 A, à entrada do motor, e que o Q.E. estava subdimensionada, ou seja, que devia ter cablado a 4 mm desde o Quadro até ao motor, será que me podem realmente dizer, se o que fiz esta mal? Antes de realizar este trabalho consultei a tabela de corrente admissivel da general cable, e eles diziam que cabo de 2,5 mm a trabalhar até 3 fases suportava correntes de 23 A.
Se respeitares a electricidade, ela respeita-te a ti também!!!
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Re: Duvidas com protecção de motor

Mensagem por mirandes »

olá, não sei qual a dúvida!!! se os ventiladores consomem cerca de 16A, ambos deverão consumir perto de 32A, pelo que a canalização deverá suportar esta corrente sem problemas de aquecimento e queda de tensão... não refere a que distância fica o quadro eléctrico, e sem esta não sabemos a queda de tensão, pelo que 6mm2 pode ser correcto se o quadro eléctrico estiver longe...mas se tiver perto, 4mm2 deveria ser suficiente... enfim!
abraço,
mirandes
helio.salgueiro Escreveu:Boas a todos os associados do fórum!
Tenho uma pequena dúvida e gostava de opiniões vossas, no meu local de trabalho foi instalado dos ventiladores de 7500 watts com um consumo na chapa sinalética de 15, 4 A, pois bem, criei um Q.E. que foi alimentado com um cabo de 5G6. Coloquei 2 disjuntores de 16 A, 2 contactores com 2 térmicos, e alimentei esses dois ventiladores com cabo de 5G2,5. Pois bem, depois de ter feito a ligação e de os ter posto a trabalhar verifiquei que o consumo deles estava próximo da sinalização da chapa, ou seja, ele estava a consumir 15,7 A. A minha dúvida é a seguinte, um colega meu que não gosta de mim, disse ao chefe que ele estaria a consumir 17 A, à entrada do motor, e que o Q.E. estava subdimensionada, ou seja, que devia ter cablado a 4 mm desde o Quadro até ao motor, será que me podem realmente dizer, se o que fiz esta mal? Antes de realizar este trabalho consultei a tabela de corrente admissivel da general cable, e eles diziam que cabo de 2,5 mm a trabalhar até 3 fases suportava correntes de 23 A.
helio.salgueiro
Curioso
Curioso
Registado: 01 jun 2010, 19:54

Mensagem por helio.salgueiro »

Olá amigo, do QE aos ventiladores sao cerca de 8 metros. Abraço
Se respeitares a electricidade, ela respeita-te a ti também!!!
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Na minha opinião 4mm2 seriam suficientes.
Vais encontrar mais colegas assim, vai-te habituando, não são só as avarias que são difíceis de ultrapassar!!!
cump.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Nesse caso deverias ter utilizado o cabo de 4mm2, já que o de 2,5mm2 fica mesmo à pele, como se trata de motores no arranque eles podem consumir 5 a 10 vezes mais. Vai depender muito do numero de arranques que os ventiladores vão fazer.
Isto não quer dizer que não funcione, mas ao longo do tempo poderás ter problemas.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”