Qual a melhor ligação
Qual a melhor ligação
Tenho uma placa vitroceramica,em que o cabo dela tem 2 fases ,2 neutros e 1 terra.
A tomada onde liga a placa é com fios de 2,5 mm e com disjuntor de 16A. Acontece quando ligo 3 chapas dispara o disjuntor.
Será que se eu ligar 1 fase ,1 neutro e 1 terra a uma tomada e a outra tomada ligar a outra fase e o outro neutro, dá para trabalhar com as 4 chapas?Qual a melhor ligação sem passar outros fios e com os disjuntores de 16A?
A tomada onde liga a placa é com fios de 2,5 mm e com disjuntor de 16A. Acontece quando ligo 3 chapas dispara o disjuntor.
Será que se eu ligar 1 fase ,1 neutro e 1 terra a uma tomada e a outra tomada ligar a outra fase e o outro neutro, dá para trabalhar com as 4 chapas?Qual a melhor ligação sem passar outros fios e com os disjuntores de 16A?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: Qual a melhor ligação
Amigo "Popeye"
Para podermos avaliar melhor a situação precisamos de saber quantos discos tem a placa (se 3 se 4)
e quais as potências em jogo.
Se for 3 discos as ligações eléctricas não podem ser 2 fases e 2 neutros
Se for 4 discos as ligações eléctricas ...também não podem ser 2 fases e 2 neutros.
Por isso verifique o diagrama eléctrico na placa.
Um abraço
A. Castro
Para podermos avaliar melhor a situação precisamos de saber quantos discos tem a placa (se 3 se 4)
e quais as potências em jogo.
Se for 3 discos as ligações eléctricas não podem ser 2 fases e 2 neutros
Se for 4 discos as ligações eléctricas ...também não podem ser 2 fases e 2 neutros.
Por isso verifique o diagrama eléctrico na placa.
Um abraço
A. Castro
Boas, voce tem o cabo cravado com dois neutros e duas fases para ligar em monofasico, se for em bifasico descrava as duas fases, se for em trifasico descrava tambem os neutros, só tem duas possibilidades, ou aumenta a potencia no disjuntor e a secção do fio 4mm no minimo e aumento de potencia na entrada , ou tem que por trifasico em casa.
Boas
Para já precisa de fazer enfiamento do quadro geral ao local da placa vitroceramenica com condutor de 4mm. Depois tem de contactar a EDP para pedir aumento de potência. Isso é feito por eles no aparelho diferencial deles.
Abraço
Para já precisa de fazer enfiamento do quadro geral ao local da placa vitroceramenica com condutor de 4mm. Depois tem de contactar a EDP para pedir aumento de potência. Isso é feito por eles no aparelho diferencial deles.
Abraço
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Caro amigo,
1º lugar - qual é a potencia que tem contratada á EDP, fala-me em 16A mas isso é no disjuntor das tomadas ou do forno e não da EDP, deve de ter contratado no minimo 6.9Kva á EDP (30A) para poder trabalhar com a placa (e só com a placa)
2º - é possivel e viavel (mas não o mais correcto) alimentar a placa com dois neutros e duas fases distintas (dois circuitos diferentes do quadro electrico a 16A)
3º o mais correcto como o colega chip disse é alimentar directamente com fio de 4 mm do quadro (pessoalmente acho preferivel 6mm pois uma placa dessas pode cossumir mais de 30A)
Caso alimente por dois circuitos diferentes tenha atenção que tem de utilizar dois neutros tambem senão sobrecarrega o condutor do neutro e este pode chegar mesmo a derreter (falamos de 30A num fio de 2.5)
o facto de alimentar a placa com duas tomadas não lhe garante dois circuitos diferentes pois podem estar as duas no mesmo circuito
cumps.
p.s. mais alguma duvida pode perguntar
1º lugar - qual é a potencia que tem contratada á EDP, fala-me em 16A mas isso é no disjuntor das tomadas ou do forno e não da EDP, deve de ter contratado no minimo 6.9Kva á EDP (30A) para poder trabalhar com a placa (e só com a placa)
2º - é possivel e viavel (mas não o mais correcto) alimentar a placa com dois neutros e duas fases distintas (dois circuitos diferentes do quadro electrico a 16A)
3º o mais correcto como o colega chip disse é alimentar directamente com fio de 4 mm do quadro (pessoalmente acho preferivel 6mm pois uma placa dessas pode cossumir mais de 30A)
Caso alimente por dois circuitos diferentes tenha atenção que tem de utilizar dois neutros tambem senão sobrecarrega o condutor do neutro e este pode chegar mesmo a derreter (falamos de 30A num fio de 2.5)
o facto de alimentar a placa com duas tomadas não lhe garante dois circuitos diferentes pois podem estar as duas no mesmo circuito
cumps.
p.s. mais alguma duvida pode perguntar
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
Boas ja tive a mesma situação e simplesmente troquei a linha da fase de secção de 2,5 para 4mm e resultou, so tem de trocar o dijuntor para 20A 6000K e de preferência bipolar.
-
- Curioso
- Registado: 01 jun 2010, 19:54
Boas amigo, tenho um colega meu que teve o mesmo problema, e o que ele fez foi separar as placas, pois julgo que podes dividir a ligação delas, através de pequenas chapas, que já vêm incoporadas, e depois é só rranjares mais uma tomada se tiveres alguma disponivel, ou seja, tens de usar 2 tomadas diferentes.
Se respeitares a electricidade, ela respeita-te a ti também!!!