Instalação eléctrica em refeitorio
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Instalação eléctrica em refeitorio
Boa tarde pessoal,
Alguem me pode ajudar, estou a fazer um projecto de instalações eléctricas num refeitorio e não sei se posso utilizar calha tecnica DLP na cozinha?? Alguem já fez algo parecido???
Cumprimento
Pedro Rocha
Alguem me pode ajudar, estou a fazer um projecto de instalações eléctricas num refeitorio e não sei se posso utilizar calha tecnica DLP na cozinha?? Alguem já fez algo parecido???
Cumprimento
Pedro Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: Instalação eléctrica em refeitorio
Não pode!!! Visto que as cozinhas são locais BE2 (risco de incêndio) e nestes locais as canalizações se não estiverem embebidas em materiais incombustíveis (caso da calha) têm de ser não propagadoras da chama!!! O melhor na cozinha é utilizar canalização embebida nos elementos da construção. Ter ainda em conta que o índice de protecção mínimo nos locais BE2 é de IP4X.Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde pessoal,
Cumprimento
Pedro Rocha
-
- Velha Guarda
Bom dia,
Desde já obrigado pela informação, mas se me puder ajudar agradeço, a pessoa que quer fazer a obra quer colocar instalação eléctrica nova em toda a cozinha mas nao quer mexer nas paredes e a unica solução que encontrei era passar calha em toda a cozinha, senao pode existir calha na cozinha como posso resolver este problema???
Cumprimentos,
Pedro Rocha
Desde já obrigado pela informação, mas se me puder ajudar agradeço, a pessoa que quer fazer a obra quer colocar instalação eléctrica nova em toda a cozinha mas nao quer mexer nas paredes e a unica solução que encontrei era passar calha em toda a cozinha, senao pode existir calha na cozinha como posso resolver este problema???
Cumprimentos,
Pedro Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Penso que deve existir calha no mercado que seja não propagadora da chama (para locais BE2) o melhor será contactar fabricantes a solicitar (Legrand, Unex, Schneider, Tehalit, etc.).Rocha_28359 Escreveu:Bom dia,
Cumprimentos,
Pedro Rocha
Outra solução é instalação à vista com cabos XZ1(zh)(frt) mas se calhar o cliente não vai gostar muito (são cabos verdes!!!).
Ter em atenção que toda a aparelhagem deve ter IP maior ou igual a 4X e ter ainda em conta o índice contra a protecção de corpos líquidos (segundo número) nos locais que exijam maior protecção.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Pode perfeitamente instalar qualquer tipo de caminho de cabos ou calha, desde que não seja propagadora de chama.
A calha 73 ou o caminho de cabos 66 da UNEX, por exemplo, são não propagadores de chama. Existe até uma versão livre de halogéneos para instalação em locais acessíveis ao público.
A calha 73 ou o caminho de cabos 66 da UNEX, por exemplo, são não propagadores de chama. Existe até uma versão livre de halogéneos para instalação em locais acessíveis ao público.
-
- Velha Guarda
Desde já muito obrigado pela vossa ajuda esta a ser muito util, já encontrei uma calha da Legrand que não é propagadora de chama, agora levanto outra questão a ASAE não vai implicar por se aplicar calha tecnica por causa dos microorganismos??
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois essa é uma boa questão, que é capaz de ter toda a pertinência! Em relação à aparelhagem sei que existem espelhos anti-bacterianos (inclusivé a Legrand tem) mas em relação a calha não seiRocha_28359 Escreveu:Desde já muito obrigado pela vossa ajuda esta a ser muito util, já encontrei uma calha da Legrand que não é propagadora de chama, agora levanto outra questão a ASAE não vai implicar por se aplicar calha tecnica por causa dos microorganismos??
Cumprimentos
Rocha

-
- Velha Guarda
Pois essa é a mina questão, e ninguem me sabe responder ....
Já liguei para a ASAE para obter informações, mas a pessoa que me atendeu não percebia nada daquilo por isso fiquei na mesma
Já liguei para a ASAE para obter informações, mas a pessoa que me atendeu não percebia nada daquilo por isso fiquei na mesma
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Tente falar mesmo com as marcas de calhas (Legrand, Unex, Schneider, Tehalit, etc.) que eles podem ter a experiência de situações semelhantes. Pode ser que se safe desta forma!!!Rocha_28359 Escreveu:Pois essa é a mina questão, e ninguem me sabe responder ....