automático para máquinas de lavar
automático para máquinas de lavar
Boas amigos
estou a pensar elaborar um sistema alternativo para ligar as máquinas de lavar loiça e roupa alternadas.
Tenho tarifa bihorária, como tal utilizo a tarifa de vazio para pôr estas a trabalhar. Para isso se estiver deitado tenho de levantar (ou a mulher) para fazer esta operação.
Pensei num relógio e dois contactores, mas existe alguns problemas, tais como: na de lavar roupa que tem uns anitos é preciso puxar o botão do programador para trabalhar (até aqui tudo bem, pois antecipadamente puxo o botão, o contactor ainda não está atracado, esta só vai trabalhar quando o relógio der sinal à bobine).
Agora na da loiça; tem um botão para ligar que poderia também ficar ligado e a operação fazia-se de acordo com o mencionado em cima. Mas no programador existe um outro comando tipo pulse, que é necessário premir momentaneamente para que a máquina trabalhe, julgo que este está inserido na placa de circuito impresso, aliás é o mais provável. Como não é um comando que fique permanente ligado. Ainda não "sei" como proceder, preciso de arranjar um sistema que feche o circuito por um segundo sensilvelmente e volte a abrir. Depois ia à placa da máquina soldar dois fios para este comando e julgo que iria funcionar bem.
Tenho mesmo de fazer isto, pois a mulher é a mais sacrificada, porque se levanta por vezes às 4h da manhã para pôr uma ou outra a funcionar.
Quem tiver uma solução que possa facultar desde agradeço
Cumprimentos
estou a pensar elaborar um sistema alternativo para ligar as máquinas de lavar loiça e roupa alternadas.
Tenho tarifa bihorária, como tal utilizo a tarifa de vazio para pôr estas a trabalhar. Para isso se estiver deitado tenho de levantar (ou a mulher) para fazer esta operação.
Pensei num relógio e dois contactores, mas existe alguns problemas, tais como: na de lavar roupa que tem uns anitos é preciso puxar o botão do programador para trabalhar (até aqui tudo bem, pois antecipadamente puxo o botão, o contactor ainda não está atracado, esta só vai trabalhar quando o relógio der sinal à bobine).
Agora na da loiça; tem um botão para ligar que poderia também ficar ligado e a operação fazia-se de acordo com o mencionado em cima. Mas no programador existe um outro comando tipo pulse, que é necessário premir momentaneamente para que a máquina trabalhe, julgo que este está inserido na placa de circuito impresso, aliás é o mais provável. Como não é um comando que fique permanente ligado. Ainda não "sei" como proceder, preciso de arranjar um sistema que feche o circuito por um segundo sensilvelmente e volte a abrir. Depois ia à placa da máquina soldar dois fios para este comando e julgo que iria funcionar bem.
Tenho mesmo de fazer isto, pois a mulher é a mais sacrificada, porque se levanta por vezes às 4h da manhã para pôr uma ou outra a funcionar.
Quem tiver uma solução que possa facultar desde agradeço
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Re: automático para máquinas de lavar
Viva
Para fazer a função "pulse" pode utilizar um relé temporizado em paralelo com o contactor que ligaria ao mesmo tempo que o contactor mas desligaria passado 1 seg.
Exemplo: http://www.findernet.com/pt/products/pr ... 80&lang=pt, http://www.findernet.com/comuni/pdf/S80PT.pdf
Para fazer a função "pulse" pode utilizar um relé temporizado em paralelo com o contactor que ligaria ao mesmo tempo que o contactor mas desligaria passado 1 seg.
Exemplo: http://www.findernet.com/pt/products/pr ... 80&lang=pt, http://www.findernet.com/comuni/pdf/S80PT.pdf
Ok, fica o registo de uma solução, muito obrigado.
Lembrei-me agora que tenho no trabalho um automato Zélio que está às "moscas".
Não tenho o software e julgo que ele está "bloqueado". Será que dá para desbloquear?
Em Principio dá para fazer o comando à "tensão" (contactores) e fazer o pulse não é? a alimentação do tipo é de 24V, teria de arranjar uma fonte DC 24V. Isto ainda vai sair caro...lol
Não tenho o software e julgo que ele está "bloqueado". Será que dá para desbloquear?
Em Principio dá para fazer o comando à "tensão" (contactores) e fazer o pulse não é? a alimentação do tipo é de 24V, teria de arranjar uma fonte DC 24V. Isto ainda vai sair caro...lol
até nem sai caro se o automato não precisar de mais que 1 ou 2 Amperes...chip Escreveu:Ok, fica o registo de uma solução, muito obrigado.
por 15€ mais ou menos podes comprar uma fonte de pc portatil universal que se adapta perfeitamente ao que precisas.
Ok, amigos já tenho uma fonte de alimentação. Só me falta o software
Aquele abraço
Aquele abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.chip Escreveu:Ok, amigos já tenho uma fonte de alimentação. Só me falta o software
Aquele abraço
E tens o cabo? A ficha desses cabos é um tanto manhosa de se arranjar. Se tiveres o cabo, o software consegues no site da marca. Sem o cabo, podes sempre fazer a programação pelas teclas e display do próprio zelio. Não deve ser complicado visto os passos serem poucos.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Boas
Tenho pouca experiência sobre o assunto, mas, vou tentar.
Tenho pouca experiência sobre o assunto, mas, vou tentar.
bem nao estou a ver bem os aparelhos k la tens.mas sempre podes utilizar um logo da Siemens para fazer o controlo de contactores k alimentasem as tomadas de cada equipamento e de X em X hora (tens de ver o tempo necessario para cada coisa) ele fazer o alternamento de funcionamento ... o unico k deves fazer é deixar os aparelhos ligados nos interrupotores com o modo desejavel,... mas se no caso sao electronicos seria ja mais complicado..... espero ao menos ter dado uma ideia.
abraço
abraço
Boasetmelav Escreveu:bem nao estou a ver bem os aparelhos k la tens.mas sempre podes utilizar um logo da Siemens para fazer o controlo de contactores k alimentasem as tomadas de cada equipamento e de X em X hora (tens de ver o tempo necessario para cada coisa) ele fazer o alternamento de funcionamento ... o unico k deves fazer é deixar os aparelhos ligados nos interrupotores com o modo desejavel,... mas se no caso sao electronicos seria ja mais complicado..... espero ao menos ter dado uma ideia.
abraço
As ideias são bem sempre vindas
abraço