Padaria/Pastelaria - Coeficiente de simultaneidade

Responder
elmotmatos
Curioso
Curioso
Registado: 02 jun 2008, 16:44

Padaria/Pastelaria - Coeficiente de simultaneidade

Mensagem por elmotmatos »

Boa tarde caros colegas,

Neste momento estou a preparar um projecto eléctrico para uma Padaria/Pastelaria com o fim ser passada a licença de utilização pela Câmara Municipal.
A potência prevista dos vários equipamentos a instalar (fornos, batedeiras, amassadeiras, máquinas de café, máquina de lavar louça, exaustão, vitrinas e balcões refrigerados, etc..) é da ordem dos 45KVA.

A minha pergunta é a seguinte:
Para este tipo de utilização e para o cálculo da potência total a contratar à EDP poderei utilizar um coeficiente de simultaneidade menor que 1, uma vez que em princípio, os equipametos não estarão a funcionar todos em simultâneo, ou é mais conveniente/seguro utilizá-lo igual a 1.

Melhores Cumprimentos e Obrigado.

Elmo Matos
Elmo Tomé de Matos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Padaria/Pastelaria - Coeficiente de simultaneidade

Mensagem por joaoosvaldo »

elmotmatos Escreveu:Boa tarde caros colegas,

Neste momento estou a preparar um projecto eléctrico para uma Padaria/Pastelaria com o fim ser passada a licença de utilização pela Câmara Municipal.
A potência prevista dos vários equipamentos a instalar (fornos, batedeiras, amassadeiras, máquinas de café, máquina de lavar louça, exaustão, vitrinas e balcões refrigerados, etc..) é da ordem dos 45KVA.

A minha pergunta é a seguinte:
Para este tipo de utilização e para o cálculo da potência total a contratar à EDP poderei utilizar um coeficiente de simultaneidade menor que 1, uma vez que em princípio, os equipametos não estarão a funcionar todos em simultâneo, ou é mais conveniente/seguro utilizá-lo igual a 1.

Melhores Cumprimentos e Obrigado.

Elmo Matos
O mais seguro é com certeza considerar 1 mas como disse com certeza não vai funcionar tudo ao mesmo tempo por isso se houver uma utilização prevista do número de máquinas que poderão funcionar em simultâneo no pior caso (maior potência) é somar as potências das máquinas que funcionam em simultâneo e utilizar essa para dimensionamento. Esta é a forma correcta de fazer mas o projectista nunca tem estas informações :? !!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
npmagalhaes
Curioso
Curioso
Registado: 23 dez 2008, 15:03
Profissão: Engenheiro consultor Projetista e Formador
Been thanked: 2 times

Mensagem por npmagalhaes »

Não tendo informação dos aparelhos mais utilizados, julgo que considerar o escalão de 41,4kVA não seria exagerado e real. No entanto convinha alertar que a instalação está preparada para receber essa potência mas deve ser elaborado uma análise efectiva dos consumos, no intuito de pagar menos taxa de potência contratada à EDP.
milybyxa
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2010, 11:05

Mensagem por milybyxa »

Bom Dia,

Será que me podem indicar, como devo proceder para saber se preciso de pedir um aumento de potência contratada a EDP ou não?

O caso é este, existe uma potência contratada de 20.7Kva onde trabalham algumas bombas e agora é necessário adicionar um robô com consumo de 5.5Kw como devo proceder para esclarecer a pessoa?

Muito Obrigado.
Os melhores cumprimentos,
Duarte.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Boa Tarde,
Em 1º lugar deve fazer levantamento das máquinas instaladas, e iluminação o seu funcionamento durante o dia e noite, afim de ter uma noção das potências instaladas.
2º - Procurar saber as necessidades de funcionamento em simultâneo dos vários equipamentos.
3º - Ir ao local e proceder a medição de consumos, com esta medida fica com a indicação do equilíbrio de consumo nas 3 Fases, procede a rectificações de equilíbrio de cargas se necessários.
4º - Se verificar que estes são superiores a 20,7 KVA (30 Amp. por Fase), terá de pedir aumento de potência.

Cumpr.
milybyxa
Curioso
Curioso

Mensagem por milybyxa »

desde já obrigado pela resposta.

Agora e se em vez de fazer o levantamento todo das potências e dimensionar fosse feito desta forma...

1) Retirar o consumo medido em cada fase com tudo em funcionamento.

2) calcular a consumo em cada fase do motor I=5.5Kw/(1.73*400*rendimento*coseno de fi)

rendimento e coseno fi nao sei, mas supondo 0.85 e 0.8 isto daria 9.35A/fase correcto?

Por fim através deste valor, e como p/ 20.7Kva a corrente por fase é 30A, já conseguimos ver se é necessário ou não fazer o aumento. ou nao?

obrigado
cumprimentos.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Na minha opinião acho boa solução, no entanto, deve pedir esclarecimentos quanto à simúltaneadade de funcionamento e se ainda não tiver a máquina na instalação o mais fácil é prever 10 Amp. por fase para a nova máquina, mas ter em atenção que esta só tem este consumo se trabalhar no máx. de capacidade, depois se chegar há conclusão que a solução é o aumento de potência deve avaliar os custos associados, porque se a PMA, para o local for a potência instalada, poderá haver custos com alteração de ramal e compartipação à rede referente ao aumento de potência necessário, isto só consegue saber consultando a EDP.
Situações existe em que devido aos custos; e haver possibilidade de escolher prioridade de funcionamento dos equipamentos instalados pode recorrer à instalação de contactor delastrador afim de desligar um ou mais equipamentos a favor de outros.

Cumpr.
milybyxa
Curioso
Curioso

Mensagem por milybyxa »

boa tarde,

A partida o coeficiente de simultaneadade deve ser 1, acho que é o que se utiliza para este tipo de instalações. Ali não sei qual foi o utilizado.

quando se pede a EDP para vir fazer um aumento de potência o que é que eles fazem em concreto na instalação? trocam o disjuntor de entrada só, certo?

obrigado,
cumps.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

milybyxa Escreveu:boa tarde,

A partida o coeficiente de simultaneadade deve ser 1, acho que é o que se utiliza para este tipo de instalações. Ali não sei qual foi o utilizado.

quando se pede a EDP para vir fazer um aumento de potência o que é que eles fazem em concreto na instalação? trocam o disjuntor de entrada só, certo?

obrigado,
cumps.
Caro Amigo,
Se considera o coeficiente de simultâneadade = 1 tudo bem só estava a tentar ajudá-lo face por vezes aos custos, deixe-me dizer-lhe que já tenho efectuado aumentos de potência em instalações existentes, e que para serem inspecçionadas têm que ser modificadas afim de cumprir toda a regulamentação, e o proprietário é que decide, se entender não fazer as modificações a instalação continua alimentada com a potência anterior o que na minha opinião não está correcto, porque a instalação por vezes não cumpre minímamente as condições de segurança, logo não deveria continuar em serviço.
Quanto à EDP o TR deve avaliar se a instalação tem condições para a nova potência, não esquecer que a instalação do cliente começa na portinhola, a seguir deve fazer 2 fichas electrotécnicas com os dados da instalação, proprietário e T.R. e entregar na EDP; irá ao local os serviços técnicos da EDP que verifica a viabilidade de fornecimento para a nova potência, assim como o orçamento, onde ilucida os passos seguintes.
Cumpr.
milybyxa
Curioso
Curioso

Mensagem por milybyxa »

boas,

Não sabia que era necessário isso tudo, pensei que apenas era necessário escrever uma minuta e enviar para a EDP (Direcção comercial) a pedir uma ligação eléctrica em baixa tensão trifásica para a potência xpto, indicando o local de chegada, neste caso é o mesmo do CIL xxxxxxxx (já existente) e dizer que este pedido em baixa tensão tem o objectivo de substituir a já existente devido ao aumento do n.º de equipamentos lá instalados. Já fiz isto para substituir de uma ligação em média tensão para baixa tensão diminuindo a potência requesitada uma vez que não se justificava.

Se como diz ser necessário o preenchimento de nova ficha electrotécnica, para aumento, então tenho que arranjar alguém que a preencha ou que assine.

obrigado,
cumprimentos.
mariorms
Curioso
Curioso
Registado: 04 ago 2008, 11:06

Mensagem por mariorms »

Boas,
Não se se vou a tempo mas não se trata de um coef. de simulataneidade (apenas para instalações como um todo) trata-se sim de um coef. de utilização (dentro da Instalação).
esta instalação deve ter um forno de pastelaria prá ai de 25/30 kW. Se sim, este equipamento tem que estar à parte para ver o coef de utiliz, porque senão quando o ligam via tudo abaixo.
Um coef de Utiliz de 0,7 é já um valor elevado. Eu não passaria daí, embora sem prejuízo de uma conversa com quem lá vai ligar as máquinas e será certamente gente que sabe do que fala e com anos de experiencia. Quem explorar a pastelaria é que deve dizer como utiliza os demais equipamentos.
Espero ter ajudado
MS
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”