Ajuda com esquema eléctrico de quadro inversor

abrasado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 mai 2010, 23:09

Ajuda com esquema eléctrico de quadro inversor

Mensagem por abrasado »

Necessito fazer um quadro electrico para arrancar um gerador de 30kVA quando a rede eléctrica vai abaixo, mas não faço ideia que aparelhagem nem que esquema eléctrico devo utilizar. Alguem me pode ajudar.
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Re: Ajuda com esquema eléctrico de quadro inversor

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

Aqui vai um esquema para ter uma ideia pode ser que ajude !!!
Corte.pdf
(109.13 KiB) Transferido 497 vezes
Cumprimentos

VM
Anexos
Corte.pdf
(109.13 KiB) Transferido 274 vezes
Corte.pdf
(109.13 KiB) Transferido 214 vezes
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por vecm1956 »

Aqui vai mais uma ajuda !!
inversor de rede.pdf
(203.49 KiB) Transferido 864 vezes
eumais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jan 2011, 23:48

Mensagem por eumais »

Boa tarde

Eu estou com o mesmo problema que tu mas eu não tenho premisão para ver os ficheiros que os colegas enviaram será que me podias enviar para o meu e-mail nunocarvalho82@gmail.com
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "eumais"

1º Preenche o perfil "profile"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Been thanked: 3 times

Mensagem por pet »

Bom dia a todos,

Tenho uma duvida identica, tenho de alimentar um edificio com o gerador de 300kVA mas o cliente quer dois geradores para o caso de um avariar, neste caso como devo fazer? Eu posso fazer a ligação do gerador ao quadro geral (quadro coluna) e este irá alimentar todo o edificio como se da rede se tratasse, certo?

Obrigado.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

pet Escreveu:Bom dia a todos,

Tenho uma duvida identica, tenho de alimentar um edificio com o gerador de 300kVA mas o cliente quer dois geradores para o caso de um avariar, neste caso como devo fazer? Eu posso fazer a ligação do gerador ao quadro geral (quadro coluna) e este irá alimentar todo o edificio como se da rede se tratasse, certo?

Obrigado.
Pode utilizar dois grupos geradores eletrogéneos em paralelo com a mesma potência (para que qualquer um deles independentemente consiga admitir toda a carga da instalação), assim no caso de falha de um grupo ou para manutenção de um deles o outro consegue fornecer energia elétrica a toda a instalação.

De qualquer forma acho exagerada esta situação até porque os cortes de energia não são assim tantos que justifique o investimento na minha opinião. Se esses grupos não vão ter funções de segurança (ex.: alimentar bombas de incêndio, desenfumagem, etc.) acho desnecessário.

Agora se os grupos alimentarem equipamentos de segurança aconselho a colocar um grupo independente apenas para os serviços de segurança.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Quando fala em quadro de coluna refere-se a um quadro de uma instalação colectiva com várias contagens a jusante?
É que se assim fôr não pode colocar geradores a alimentar instalações colectivas.
pet
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pet »

Caro amfys,

"não pode colocar geradores a alimentar instalações colectivas", porque razão é que não posso utilizar geradores para alimentar inst. colectivas?? Devido à existencia de várias contagens??

Caro joaoosvaldo,

Tem algum esquema unifilar para dois grupos geradores eletrogéneos em paralelo que me possa fornecer?

Neste caso não é exagerado porque é para Africa.

Obrigado.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

A vermelho.
pet Escreveu:Caro amfys,

"não pode colocar geradores a alimentar instalações colectivas", porque razão é que não posso utilizar geradores para alimentar inst. colectivas?? Devido à existencia de várias contagens??
Exacto
Caro joaoosvaldo,

Tem algum esquema unifilar para dois grupos geradores eletrogéneos em paralelo que me possa fornecer?

Obrigado.
Sendo para África terá de ver como são feitas as contagens.
Se a contagem for total e a montante, sendo a divisão por permilagem ou algo do género, não deve haver problema.

Os dois grupos geradores deverão ser ligados em paralelo a um quadro de paralelo redundante (normalmente fornecido pelo fornecedor dos grupos) e desse quadro sai um cabo para o inversor que irá colocar no quadro geral da instalação.
pet
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pet »

amfys Escreveu:A vermelho.
pet Escreveu:Caro amfys,

Exacto
Caro joaoosvaldo,

Obrigado.
Sendo para África terá de ver como são feitas as contagens.
Se a contagem for total e a montante, sendo a divisão por permilagem ou algo do género, não deve haver problema.

Os dois grupos geradores deverão ser ligados em paralelo a um quadro de paralelo redundante (normalmente fornecido pelo fornecedor dos grupos) e desse quadro sai um cabo para o inversor que irá colocar no quadro geral da instalação.
Mas essa razão só se prende devido à existencia de contadores, certo? Não tem nenhuma questão técnica?
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Tecnicamente não há qualquer impedimento, é mesmo por causa dos contadores.
Se os contadores forem do distribuidor não faz sentido contar a energia quando são os geradores que estão a alimentar o edifício.

No entanto, caso os contadores sejam privativos (solução comum em África) há contadores multi-tarifa e multi-energia que através de um contacto seco (proveniente do inversor) "sabem" se a energia vem da rede ou do gerador particular.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Neste caso retiro o que disse de ser exagerado colocar dois grupos em paralelo dado que a instalação é em África se calhar justifica-se mesmo.

Quanto ao esquema solicite a um fabricante que eles com certeza lhe fornecem um esquema.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
pet
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pet »

amfys Escreveu:Tecnicamente não há qualquer impedimento, é mesmo por causa dos contadores.
Se os contadores forem do distribuidor não faz sentido contar a energia quando são os geradores que estão a alimentar o edifício.

No entanto, caso os contadores sejam privativos (solução comum em África) há contadores multi-tarifa e multi-energia que através de um contacto seco (proveniente do inversor) "sabem" se a energia vem da rede ou do gerador particular.
Alguem me sabe dizer onde posso encontrar este tipo de contadores? Alguma marca que possua este contador multi-energia.

Obrigado
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Num projecto que fiz em 2008 utilizei um contador ACE SL7000 da ACTARIS/ITRON, mas agora pode ser que existam outros.
É questão de contactar as principais marcas (Schneider, ABB, Legrand, Hager, ITRON, etc) para ver as soluções que propõem.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”