Tubos e caixas
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Tubos e caixas
Caros colegas,
Gostaria de vos colocar uma questão. Numa moradia com 2 pisos, estou a colocar:
- 2 tubos de PEAD de 63 entre a CVM e a CEMU;
- 2 tubos de PET entre a CEMU e o ATI;
- 1 Caixa C1 no piso superior (que vai levar 3 tomadas coaxiais e 6 de par de cobre);
- 1 tubo VD 50 entre o ATI e a caixa C1 do piso superior.
O que me dizem?
Cumps,
Electro 99.
Gostaria de vos colocar uma questão. Numa moradia com 2 pisos, estou a colocar:
- 2 tubos de PEAD de 63 entre a CVM e a CEMU;
- 2 tubos de PET entre a CEMU e o ATI;
- 1 Caixa C1 no piso superior (que vai levar 3 tomadas coaxiais e 6 de par de cobre);
- 1 tubo VD 50 entre o ATI e a caixa C1 do piso superior.
O que me dizem?
Cumps,
Electro 99.
-
- Curioso
- Registado: 15 dez 2008, 15:46
Re: Tubos e caixas
Viva,
Tenho algumas dúvidas quanto à utilização do tubo PEAD.
Quanto ao resto acho que está tudo bem, mas um pouco sobredimensionado. Eu faria assim:
- 2 tubos de MC-F (PET) de 40 entre a CVM e a CEMU;
- 2 tubos de MC-F (PET) de 40 entre a CEMU e o ATI;
- 1 tubo VD 40 entre o ATI e a caixa C1 do piso superior.
Cumprimentos,
Nuno R.
Quanto ao resto acho que está tudo bem, mas um pouco sobredimensionado. Eu faria assim:
Cumprimentos,
Nuno R.
-
- Velha Guarda
Olá Nuno,Nuno Renato Escreveu:Viva,
Cumprimentos,
Nuno R.
Obrigado, desde já, pela tua resposta.
O tubo PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é muito utilizado para tubagens enterradas. A dúvida é se é adequado para este tipo de instalação

Eu não costumo utilizar a designação MC-F, mas sim PET. É mais correcto designar-se por MC-F?
Abraço.
Quantas tomadas de energia elécctrica sõ obrigatórias no novo ITED-RNG?
Apenas um circuito em cada ATE inf e sup, ou as mesmas 4 tomadas em cada um, com circuitos independentes.
Apenas um circuito em cada ATE inf e sup, ou as mesmas 4 tomadas em cada um, com circuitos independentes.
-
- Velha Guarda
Tambens tens que ter tomadas de energia eléctrica no ATI ou na CATI para a alimentação de equipamentos activos, acho eu.lmp Escreveu:Quantas tomadas de energia elécctrica sõ obrigatórias no novo ITED-RNG?
entre o ATI e caixa C1, terá de existir um tubo tipo VD50 e não 40, porque fazendo as contas pela fómula da página 106 - Manual ITED 2ª edição, e aplicando a tabela 39 da mesma página teremos:
O diâmetro do PC é de 6.5mm e do CC é de 7mm
Di=36.022mm ---> VD50 (tabela 39)
Para se poder usar tubo VD40, o diâmetro interior (Di) teria de dar um valor < 30mm
Para se poder usar tubo VD40, o diâmetro interior (Di) teria de dar um valor < 30mm
-
- Velha Guarda
Sim, eu sei. É que eu enviei este post logo ao mesmo tempo que o teulmp Escreveu:O que eu digo, tem a ver com o dimensionamento do tubo entre o ATI e a caixa C1.

Relativamente às minhas questões sobre a altuma das caixas de passagem para a rede individual, onde posso encontar informação?
Última edição por Electro 99 em 26 mai 2010, 16:34, editado 2 vezes no total.
-
- Velha Guarda
Pois! Eu tive em conta essas fórmulas, mas não estava certo dos diâmetros dos cabos de PC e CC e FO. Estava a considerar os seguintes diâmetros: 5 mm para FO, 6,2 para PC e 6,3 para CC. Foram valores que uma vez foram apresentados aqui no forum. Onde consigo essas informações?lmp Escreveu:entre o ATI e caixa C1, terá de existir um tubo tipo VD50 e não 40, porque fazendo as contas pela fómula da página 106 - Manual ITED 2ª edição, e aplicando a tabela 39 da mesma página teremos:
-
- Velha Guarda
Sim, eu sei. É que eu enviei este post logo ao mesmo tempo que o teulmp Escreveu:O que eu digo, tem a ver com o dimensionamento do tubo entre o ATI e a caixa C1.

Relativamente às minhas questões sobre a altuma das caixas de passagem para a rede individual, onde posso encontar informação?
Boas,
É obrigatória a colocação de tomadas de 230V nos ATE, Ver pág 78 do manual.
Atenção à ventilação por convecção, também ela obrigatória.
MS
É obrigatória a colocação de tomadas de 230V nos ATE, Ver pág 78 do manual.
Atenção à ventilação por convecção, também ela obrigatória.
MS
Uma questão relacionada com a caixa C1 a instalar no piso superior:
É obrigatória ou se não houver percursos maiores do que 12m (com a devida restrição por cada curva), podem ser feitas as ligações das tubagens directamente ao ATI?
Tento evitar caixas de passagem sempre que possíve,l até porque em caso de ser mais longo o percurso, aumento o diâmetro da tubagem, que geralmente já é mais do que o suficiente.
É obrigatória ou se não houver percursos maiores do que 12m (com a devida restrição por cada curva), podem ser feitas as ligações das tubagens directamente ao ATI?
Tento evitar caixas de passagem sempre que possíve,l até porque em caso de ser mais longo o percurso, aumento o diâmetro da tubagem, que geralmente já é mais do que o suficiente.
-
- Velha Guarda
Eu coloco-a por uma questão de facilidade...ferrocha Escreveu:Uma questão relacionada com a caixa C1 a instalar no piso superior:
Mas por uma questão de facilidade durante a instalação ou durante a elaboração do projecto?Electro 99 Escreveu: Eu coloco-a por uma questão de facilidade...
Já tenho falado com instaladores que preferem sempre mandar tudo directo ao ATI, mesmo tomadas isoladamente...
-
- Velha Guarda
No meu caso é a pensar na facilidade na instalação. No entanto, se os instaladores acharem que não apresenta vantagens, deixo só as coloco quando for estritamente necessárioferrocha Escreveu:Mas por uma questão de facilidade durante a instalação ou durante a elaboração do projecto?Electro 99 Escreveu: Eu coloco-a por uma questão de facilidade...
Já tenho falado com instaladores que preferem sempre mandar tudo directo ao ATI, mesmo tomadas isoladamente...