Instalação telheiro - Urgente
Instalação telheiro - Urgente
Boas,
Fiz a instalação de um telheiro á cerca de 2 semanas, o telheiro tem cerca de 10mts de comprimento e 5 de fundo. O mesmo tem telhado, somente não tem um portao a todo o comprimento. A instalação foi feita toda a cabo VV 2X1,5+T, VV 2x2,5+T e 4X2,5+T, Iluminação, tomadas monofásicas e trifásicas restectivamente. Todo mas todo o cabo foi entubado em VD20 e fixo com braçadeiras de encaixe.
Tudo bem, obra pronta, qual não é o meu espanto quando o engº. responsável me diz que todas as alimentações deste telheiro deveriam ter sido feitas a XV, visto estarem no exterior..... Não consigo entender esta exigencia, que alias não é dele, mas sim da direcção geral de energia, pois vai haver vistoria. Nenhuma desta instalação está no exterior, somente não existe uma porta no telheiro.... Por favor digam me o que pensam.
Abraços
Fiz a instalação de um telheiro á cerca de 2 semanas, o telheiro tem cerca de 10mts de comprimento e 5 de fundo. O mesmo tem telhado, somente não tem um portao a todo o comprimento. A instalação foi feita toda a cabo VV 2X1,5+T, VV 2x2,5+T e 4X2,5+T, Iluminação, tomadas monofásicas e trifásicas restectivamente. Todo mas todo o cabo foi entubado em VD20 e fixo com braçadeiras de encaixe.
Tudo bem, obra pronta, qual não é o meu espanto quando o engº. responsável me diz que todas as alimentações deste telheiro deveriam ter sido feitas a XV, visto estarem no exterior..... Não consigo entender esta exigencia, que alias não é dele, mas sim da direcção geral de energia, pois vai haver vistoria. Nenhuma desta instalação está no exterior, somente não existe uma porta no telheiro.... Por favor digam me o que pensam.
Abraços
- RuiMoreira
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 jan 2009, 17:01
Re: Instalação telheiro - Urgente
Boa tarde,
A utilizaçao de cabo XV a meu ver nada tem haver com a ser no interior ou no exterior. A utilização de cabo ou condutor com isolamento a Polietileno Reticulado permite-nos ter uma corrente bastante superior quando comparado com um cabo ou condutor isolado a policloreto de vinilo de igual secção.
A meu ver a tua instalação parece-me bem, não considerando as protecções, visto que não fizeste referência a essas.
Só te aconselhava a colocares um interruptor diferencial de alta sensibilidade(30mA), se é que já não o instalaste.
Cumprimentos,
A utilizaçao de cabo XV a meu ver nada tem haver com a ser no interior ou no exterior. A utilização de cabo ou condutor com isolamento a Polietileno Reticulado permite-nos ter uma corrente bastante superior quando comparado com um cabo ou condutor isolado a policloreto de vinilo de igual secção.
A meu ver a tua instalação parece-me bem, não considerando as protecções, visto que não fizeste referência a essas.
Só te aconselhava a colocares um interruptor diferencial de alta sensibilidade(30mA), se é que já não o instalaste.
Cumprimentos,
Pois eu tb não entendo. A nivel de protecções limitei me a seguir o que existia em peças desenhadas.
Abraços
Abraços
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Pede-lhe essa exigência por escrito, e que mensione o artigo das regras técnicas.Disco300 Escreveu:Pois eu tb não entendo. A nivel de protecções limitei me a seguir o que existia em peças desenhadas.
Abraços
Executas-te a instalação conforme o projecto, o respectivo cabo está mensionado no projecto?
Se assim for a responsabilidade será do projectista.
Na minha opinião também não estou a ver o porquê dessa exigência.
Isso é numa instalação Agricola?
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Bem pode se dizer que sim, é uma zona rural e a empresa para quem efectuei a instalação tem praticamente toda a sua actividade ligada á faceta rural. Bem, de qualquer das formas vou proceder a essa alteração, secalhar expliquei me mal, a exigencia nem vem muito da parte do engº. que contrata atravez de mim, mas sim da DGE. E como muito tenho a agradecer a ele, não vou criar problemas. De qualquer das formas agradeço a vossa ajuda.
Mas conto vos outra, o pq de o ISQ me exigir uma ligação equipotencial numa janela de aluminio numa casa de banho se o estore não é eléctrico?
Abraços
Mas conto vos outra, o pq de o ISQ me exigir uma ligação equipotencial numa janela de aluminio numa casa de banho se o estore não é eléctrico?
Abraços
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
A questão de ser agricola tém caracteristicas técnicas especificas, dai essa exigência.Disco300 Escreveu:Bem pode se dizer que sim, é uma zona rural e a empresa para quem efectuei a instalação tem praticamente toda a sua actividade ligada á faceta rural. Bem, de qualquer das formas vou proceder a essa alteração, secalhar expliquei me mal, a exigencia nem vem muito da parte do engº. que contrata atravez de mim, mas sim da DGE. E como muito tenho a agradecer a ele, não vou criar problemas. De qualquer das formas agradeço a vossa ajuda.
Abraços
Mas tive a ver as Regras e não encontrei nada expecifico.
705.51 - Regras comuns a todos os equipamentos.
705.512.2 - Os equipamentos eléctricos utilizados nas instalações de estabelecimentos
agrícolas ou pecuários devem ter, nas condições normais de funcionamento,
um código IP não inferior a IP44.
O cabo que instalas-te tem a designação PT- N05VV-U ou é VV?
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
- RuiMoreira
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 jan 2009, 17:01
Bom dia,
Referente à equipotencialidade da janela, está explícito nas RTIEBT que todas as peças metálicas existente nas casas de banho deverão estar interligadas à terra de protecçao da instalação. Isso incluí até os acessorios de casa de banho, tipo toalheiros, etc. Para mais informação verifica os anexos I e II da secção 701 das RTIEBT.
Cumprimentos,
Referente à equipotencialidade da janela, está explícito nas RTIEBT que todas as peças metálicas existente nas casas de banho deverão estar interligadas à terra de protecçao da instalação. Isso incluí até os acessorios de casa de banho, tipo toalheiros, etc. Para mais informação verifica os anexos I e II da secção 701 das RTIEBT.
Cumprimentos,
RuiMoreira Escreveu:Bom dia,
Cumprimentos,
boas
equipamentos que não se devem ligar equipotencialmente
1) toalheiros metalicos
2)elementos de aquecimento central de classeII
3)grelhas metalicas de ventilação natural
4)aberturas de ventilação mecanica fora do volume 2 e a mais de 2 metros acima do pavimentoou que estejam separadas das respectivas condutas por elementos isolantes fixos ou ainda quando as condutas são isolantes
5)pavimentos
equipamentos a ligar
1)canalizações metalicas agua quente ou fria, ventilação e esgotos
2)louças sanitarias quando metalicas e respectivos tubos de escoamento e sifão se forem metalicos
3)aros de portas, janelas, divisorias de duche se metalicas,etc
4)uma das canalizações de entrada ou saida dos radiadores de aquecimento central
5)aberturas de ventilação mecanica e respectivas condutas , se metalicas claro
boasDisco300 Escreveu:Bem pode se dizer que sim, é uma zona rural e a empresa para quem efectuei a instalação tem praticamente toda a sua actividade ligada á faceta rural. Bem, de qualquer das formas vou proceder a essa alteração, secalhar expliquei me mal, a exigencia nem vem muito da parte do engº. que contrata atravez de mim, mas sim da DGE. E como muito tenho a agradecer a ele, não vou criar problemas. De qualquer das formas agradeço a vossa ajuda.
Abraços
[E] 705.413.1.6 Ligação equipotencial suplementar
Nos locais onde se encontrem animais deve ser feita uma ligação equipotencial suplementar
local que interligue todas as massas e todos os elementos condutores que possam ser tocados
pelos animais com o condutor de protecção da instalação(1).
[E] 705.42 Protecção contra os efeitos térmicos em serviço normal
[E] 705.422 Protecção contra incêndios
Para prevenir os riscos de incêndio, a protecção deve ser garantida por dispositivos diferenciais
de IΔn ≤ 0,5 A.