Dúvida no Dimensionamento de Quadro Eléctrico
Dúvida no Dimensionamento de Quadro Eléctrico
Surgiu-me uma dúvida que é o seguinte; numa dada obra tinha o QE com saídas para vários quadros, em que suponhamos, a saída para o Q1 era 250A, o Q2 320A e Q3 400A.
Mas quando vou a ver o corte geral desses mesmos quadros, a intensidade já é diferente, tipo, Q1 320A, Q2 400A e Q3 630A.
Como se pode explicar isso?
Dimensionamento de quadros eléctricos era algo que gostaria de aprender a executar, onde poderei encontrar documentação para aprender?
Obrigado
Mas quando vou a ver o corte geral desses mesmos quadros, a intensidade já é diferente, tipo, Q1 320A, Q2 400A e Q3 630A.
Dimensionamento de quadros eléctricos era algo que gostaria de aprender a executar, onde poderei encontrar documentação para aprender?
Obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Dúvida no Dimensionamento de Quadro Eléctrico
No corte geral desses quadros parciais (interruptores tetrapolares em princípio) é usual colocar-se um calibre acima da corrente estipulada do quadro por exemplo no Q1 a corrente estipuilada do quadro é de 250A e o corte geral fica com o calibre acima que neste caso é 320A.nuno_cat Escreveu:Surgiu-me uma dúvida que é o seguinte; numa dada obra tinha o QE com saídas para vários quadros, em que suponhamos, a saída para o Q1 era 250A, o Q2 320A e Q3 400A.
Obrigado
Obrigado pelo esclarecimento.
Mas se assim for regra, não compreendo como é que no mesmo projecto, havia quadros com o mesmo "geral", ou seja, 400A no QE e 400A no Q6.
Cumprimentos
Mas se assim for regra, não compreendo como é que no mesmo projecto, havia quadros com o mesmo "geral", ou seja, 400A no QE e 400A no Q6.
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois!!! Não foi realizado o mesmo critério pra todos os quadros.nuno_cat Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.
Cumprimentos
Pois, caso contrário não faria sentido
Mas porque é que se faz o aumento do geral? Haverá alguma justificação concerteza.
Ficar esclarecido com uma frase "faz-se sempre assim", para mim sabe a pouco, gosto sempre de saber os detalhes.
Obrigado por toda a disponibilidade

Mas porque é que se faz o aumento do geral? Haverá alguma justificação concerteza.
Ficar esclarecido com uma frase "faz-se sempre assim", para mim sabe a pouco, gosto sempre de saber os detalhes.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Embora não tenha certezas acho que a razão é a seguinte: caso a corrente estipulada do quadro eléctrico seja excedida no caso de defeito, sobredimensionamento, etc., é possível que os contactos do interruptor de corte geral ficarem colados (ficando o interruptor sem efeito e teria de ser substituído) daí colocar um calibre acima da corrente estipulada do quadro eléctrico.nuno_cat Escreveu:Pois, caso contrário não faria sentido![]()
Faz muito bem em pensar dessa forma
P.S.: Já agora faça a sua apresentação e preencha os dados do perfil (profile).
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Boas,
Gostava que me ajudassem a calcular a Corrente Curto circuito de quadro de serviços auxiliares com uma potencia de 200kVA.
Como é feito este calculo?
Gostava que me ajudassem a calcular a Corrente Curto circuito de quadro de serviços auxiliares com uma potencia de 200kVA.
Como é feito este calculo?
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Basicamente os dados que tenho são:
O quadro é alimentado através de um QGBT que dista 160m e é alimentado por um cabo de 240mm e o quadro terá uma potencia instalada de 200kVA.
Segundo os meus calculos tenho uma ICC fase fase de 6,7kA e ICC fase neutro de 3,5kA.
Agradecia que confirmassem o calculo.
Para calculo deste valor não deveria ter em conta os valores de potencia e ICC do QGBT a montante do meu quadro?
Agradeço desde já a vossa ajuda
O quadro é alimentado através de um QGBT que dista 160m e é alimentado por um cabo de 240mm e o quadro terá uma potencia instalada de 200kVA.
Segundo os meus calculos tenho uma ICC fase fase de 6,7kA e ICC fase neutro de 3,5kA.
Agradecia que confirmassem o calculo.
Para calculo deste valor não deveria ter em conta os valores de potencia e ICC do QGBT a montante do meu quadro?
Agradeço desde já a vossa ajuda