Boas
Dou a resposta na semana "22"
Uma câmara frigorífica pertencente a um restaurante muito concorrido que teve uma falha em seu compressor... especificamente uma falha mecânico. E não é a primeira vez que sucede.
Este equipamento em particular é a sua segunda falha nos últimos anos que esteve operando, e o cliente está buscando que o técnico dê una garantia definitiva para a reparação para que não volte a acontecer a mesma falha outra vez. Na figura 1, podemos ver o diagrama do sistema frigorífico, e seus componentes e a relação entre cada um de eles.
Na figura 2, podemos ver em detalhe a válvula de expansão termostática, (vet) evaporador e linha de aspiração.
A pergunta
Qual a origem do problema que dá origem a deteriorar o compressor frigorífico desta unidade.
Cump.
Mário
Avaria em camara frigorifica
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Avaria em camara frigorifica
- Anexos
-
- frio 1.pdf
- (123.34 KiB) Transferido 134 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Re: Avaria em camara frigorifica
Se a temperatura de evaporação estiver mal calibrada, pode chegar uma mistura de liquido com vapor ao compressor, causando um mau funcionamento.
Pode também acontecer que a VET esteja a injectar gas em demasia para o evaporador.
O distribuidor tem que estar na vertical.
É o meu palpite...
Pode também acontecer que a VET esteja a injectar gas em demasia para o evaporador.
O distribuidor tem que estar na vertical.
É o meu palpite...

Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
- Mário
- Team Apoio
Boas
Andam alguns "a tirar pró de frio" e não dizem nada?
Venham cá com duvidas " de urgência" e depois conto-vos uma história.
Na 1ª intervenção o distribuidor de liquido passou para a vertical "é como tem que ser instalado".
Os deltas da afinação da válvula estavam correctos, o bolbo da temperatura estava bom. O problema continuou.
O compressor partiu-se, desmontou-se e desarmou-se e verificou-se que as bielas (duas partidas) e a cambota mostravam sinais de gripagem.
Dado que a cor azulada (na cambota) é sintoma de falta de lubrificação, conclui-se que não houve lubrificação adequada.
A lubrificação é por chapinhagem (não tem bomba de oleo).
Estamos a quase a resolver o problema, faltam os outros membros com ideias
Ps: Qualquer dia vou aos centros de formação e começo a fazer perguntas, e depois vai tudo fazer formação de 12 meses.
Cump.
Mário
Andam alguns "a tirar pró de frio" e não dizem nada?
Venham cá com duvidas " de urgência" e depois conto-vos uma história.

Na 1ª intervenção o distribuidor de liquido passou para a vertical "é como tem que ser instalado".
Os deltas da afinação da válvula estavam correctos, o bolbo da temperatura estava bom. O problema continuou.
O compressor partiu-se, desmontou-se e desarmou-se e verificou-se que as bielas (duas partidas) e a cambota mostravam sinais de gripagem.
Dado que a cor azulada (na cambota) é sintoma de falta de lubrificação, conclui-se que não houve lubrificação adequada.
A lubrificação é por chapinhagem (não tem bomba de oleo).
Estamos a quase a resolver o problema, faltam os outros membros com ideias

Ps: Qualquer dia vou aos centros de formação e começo a fazer perguntas, e depois vai tudo fazer formação de 12 meses.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Ok, se é um circuito fechado, o óleo foi para onde?
Se o circuito for grande ou com muitos "pescoços", o óleo deve estar todo por lá. Se for essa razão, é preciso fazer com que o óleo não vá pra esses sitios, quando se reparar o compressor. Um separador de óleo pode fazer sentido. Mas só espreitando a instalação.
Se o circuito for grande ou com muitos "pescoços", o óleo deve estar todo por lá. Se for essa razão, é preciso fazer com que o óleo não vá pra esses sitios, quando se reparar o compressor. Um separador de óleo pode fazer sentido. Mas só espreitando a instalação.
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Enviou: 121 vezes
- Agradecimento recebido: 140 vezes
- Contacto:
Bem eu tenho esta ideia se temos um evaporador em que a expansão e feita para um distribuidor de 3 tubos teremos que ter
obrigatoriamente uma válvula de expansão com equalizador para que exista um equilíbrio na sua distribuição pois se não
poderá ir liquido ao compressor e congelar a aspiração sendo que arrefece o óleo assim sendo o óleo já não se espalha devidamente
E uma ideia
obrigatoriamente uma válvula de expansão com equalizador para que exista um equilíbrio na sua distribuição pois se não
poderá ir liquido ao compressor e congelar a aspiração sendo que arrefece o óleo assim sendo o óleo já não se espalha devidamente
E uma ideia
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- Mário
- Team Apoio
Boas
Uma Solução
O problema é o desenho incorrecto da tubagem de aspiração. O tubo devia de estar conforme o desenho que se junta, com um sifão.
Quando se tem uma linha directa à aspiração do compressor, o refrigerante vai directamente até ao carter, e durante os ciclos de paragem e arranque provoca espuma (refrigerante com óleo) e como resultado vamos ter falha mecânica no compressor.
Devia ter electroválvula, para se fazer a paragem por baixa pressão (pump-down).
As resistência de carter, ligadas "estavam desligadas não se sabe porquê" para não haver liquido no compressor.
Podemos instalar um controlador de nível de óleo, no local do visor.
Cump.
Mário
Uma Solução
O problema é o desenho incorrecto da tubagem de aspiração. O tubo devia de estar conforme o desenho que se junta, com um sifão.
Quando se tem uma linha directa à aspiração do compressor, o refrigerante vai directamente até ao carter, e durante os ciclos de paragem e arranque provoca espuma (refrigerante com óleo) e como resultado vamos ter falha mecânica no compressor.
Devia ter electroválvula, para se fazer a paragem por baixa pressão (pump-down).
As resistência de carter, ligadas "estavam desligadas não se sabe porquê" para não haver liquido no compressor.
Podemos instalar um controlador de nível de óleo, no local do visor.
Cump.
Mário
- Anexos
-
- frio 3.pdf
- (78.55 KiB) Transferido 120 vezes