automático para máquinas de lavar

Responder
chip
Curioso
Curioso
Registado: 28 abr 2010, 17:57

automático para máquinas de lavar

Mensagem por chip »

Boas amigos

estou a pensar elaborar um sistema alternativo para ligar as máquinas de lavar loiça e roupa alternadas.

Tenho tarifa bihorária, como tal utilizo a tarifa de vazio para pôr estas a trabalhar. Para isso se estiver deitado tenho de levantar (ou a mulher) para fazer esta operação.

Pensei num relógio e dois contactores, mas existe alguns problemas, tais como: na de lavar roupa que tem uns anitos é preciso puxar o botão do programador para trabalhar (até aqui tudo bem, pois antecipadamente puxo o botão, o contactor ainda não está atracado, esta só vai trabalhar quando o relógio der sinal à bobine).

Agora na da loiça; tem um botão para ligar que poderia também ficar ligado e a operação fazia-se de acordo com o mencionado em cima. Mas no programador existe um outro comando tipo pulse, que é necessário premir momentaneamente para que a máquina trabalhe, julgo que este está inserido na placa de circuito impresso, aliás é o mais provável. Como não é um comando que fique permanente ligado. Ainda não "sei" como proceder, preciso de arranjar um sistema que feche o circuito por um segundo sensilvelmente e volte a abrir. Depois ia à placa da máquina soldar dois fios para este comando e julgo que iria funcionar bem.

Tenho mesmo de fazer isto, pois a mulher é a mais sacrificada, porque se levanta por vezes às 4h da manhã para pôr uma ou outra a funcionar.

Quem tiver uma solução que possa facultar desde agradeço

Cumprimentos
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: automático para máquinas de lavar

Mensagem por ecastro »

Viva

Para fazer a função "pulse" pode utilizar um relé temporizado em paralelo com o contactor que ligaria ao mesmo tempo que o contactor mas desligaria passado 1 seg.

Exemplo: http://www.findernet.com/pt/products/pr ... 80&lang=pt, http://www.findernet.com/comuni/pdf/S80PT.pdf
chip
Curioso
Curioso

Mensagem por chip »

Ok, fica o registo de uma solução, muito obrigado.

Lembrei-me agora que tenho no trabalho um automato Zélio que está às "moscas".

Não tenho o software e julgo que ele está "bloqueado". Será que dá para desbloquear?

Em Principio dá para fazer o comando à "tensão" (contactores) e fazer o pulse não é? a alimentação do tipo é de 24V, teria de arranjar uma fonte DC 24V. Isto ainda vai sair caro...lol
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

chip Escreveu:Ok, fica o registo de uma solução, muito obrigado.

Lembrei-me agora que tenho no trabalho um automato Zélio que está às "moscas".

Não tenho o software e julgo que ele está "bloqueado". Será que dá para desbloquear?

Em Principio dá para fazer o comando à "tensão" (contactores) e fazer o pulse não é? a alimentação do tipo é de 24V, teria de arranjar uma fonte DC 24V. Isto ainda vai sair caro...lol
até nem sai caro se o automato não precisar de mais que 1 ou 2 Amperes...
por 15€ mais ou menos podes comprar uma fonte de pc portatil universal que se adapta perfeitamente ao que precisas.
chip
Curioso
Curioso

Mensagem por chip »

Ok, amigos já tenho uma fonte de alimentação. Só me falta o software

Aquele abraço
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

chip Escreveu:Ok, amigos já tenho uma fonte de alimentação. Só me falta o software

Aquele abraço
Boas.
E tens o cabo? A ficha desses cabos é um tanto manhosa de se arranjar. Se tiveres o cabo, o software consegues no site da marca. Sem o cabo, podes sempre fazer a programação pelas teclas e display do próprio zelio. Não deve ser complicado visto os passos serem poucos.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
chip
Curioso
Curioso

Mensagem por chip »

Boas

Tenho pouca experiência sobre o assunto, mas, vou tentar.
etmelav
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 jul 2010, 21:46

Mensagem por etmelav »

bem nao estou a ver bem os aparelhos k la tens.mas sempre podes utilizar um logo da Siemens para fazer o controlo de contactores k alimentasem as tomadas de cada equipamento e de X em X hora (tens de ver o tempo necessario para cada coisa) ele fazer o alternamento de funcionamento ... o unico k deves fazer é deixar os aparelhos ligados nos interrupotores com o modo desejavel,... mas se no caso sao electronicos seria ja mais complicado..... espero ao menos ter dado uma ideia.
abraço
chip
Curioso
Curioso

Mensagem por chip »

etmelav Escreveu:bem nao estou a ver bem os aparelhos k la tens.mas sempre podes utilizar um logo da Siemens para fazer o controlo de contactores k alimentasem as tomadas de cada equipamento e de X em X hora (tens de ver o tempo necessario para cada coisa) ele fazer o alternamento de funcionamento ... o unico k deves fazer é deixar os aparelhos ligados nos interrupotores com o modo desejavel,... mas se no caso sao electronicos seria ja mais complicado..... espero ao menos ter dado uma ideia.
abraço
Boas
As ideias são bem sempre vindas

abraço
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”