Fim da Certiel?

Responder
orçamentista
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por orçamentista »

Para todos aqueles que suportaram as arguras da famigerada Certiel no exercício das suas funções, não esquecendo, também, aqueles que fazem parte do tentáculo, deixo a composição do famoso austríaco Wolfgang Amadeus Mozart: REQUIEM de MOZART.

Todavia estejam atentos, pois a máquina esta diligente: actua com petições públicas, divulga comunicados e pressiona a nível governamental. Vejam só os projectos de discussão entrados na Assembleia da Republica para discução dos partidos da oposição.
Curioso é que os autores tem elevado conhecimento da especialidade de energia eléctrica e do exercício da profissão, destacando entre elas: economistas, psicólogos, licenciados em línguas e literaturas modernas, jurístas, jornalistas e outros. Como se verifica são estes os entendidos que discutem a segurança nas instalações eléctricas. Temos Portugal no seu melhor.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

ferralhas Escreveu:Ja agora aproveito esta oportunidade para felicitar o Sr. Windstorm pelos seus comentários, estão cada vez melhores....

Já dizia um filosofo conhecido "quando não tens nada de bom para dizer, cala-te".....

Sinceramente
~

deves ser daqueles que quando não tens capacidade de argumentação, partes para a agressão verbal.

ate parece que se acabar a certiel ficas sem trabalho, ou toquei-te nalgum ponto fraco?
deves impingir muito aos teus clientes á custa da certiel e por isso faz-te comichão que essa dita acabe.

relativamente ás tuas filosofias, estavas bem caladinho...
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

H100 Escreveu:Viva

Lógico que isto é pessoal que trabalha para a certiel, e que nos tentam fazer uma lavagem ao cérebro, eu conheço mais de 30 técnicos e nenhum deles está a favor que a certiel continue com a sua actividade, porque será?Aliás temos a prova disso pela petição que está a ser feita pela certiel que praticamente num mês só consegiu cerca de 500 assinatura e acredito que a maior parte dessas assinaturas sejam amigos e familia do pessoal que trabalha na certiel...eles aínda estão com esperança...coitados???
Eles fizeram a cama deles ...e agora é que acordaram!!!
Agora já é tarde!!!

Cumprimentos
o que vejo por aqui nao sao apoiantes da certiel, mas defensores de que haja alguem que fiscalize, e que nao seja o que cada um quiser.
E por conhecer bem os electricistas que andam por aí é que acho bem que haja fiscalização.

Eu conheço uns quantos aceleras e tunners que pagavam pra que a policia deixasse de existir.. porque será que a maioria dos electricistas nao gostam da certiel..??
epa qq electricista com 2 dedos de testa sabe que se a certiel for abaixo e nenhuma fiscalizaçao andar na obra, os brasileiros e ucras ficam com as obras todas à socapa de alguma inscriçao na DGE.. e nao ha kem consiga bater-lhes nos preços.. pensem nisso..
Eng. de electrónica e telecomunicações
bmxcruiser
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2009, 17:27

Mensagem por bmxcruiser »

bom dia pessoal, acho que o fim da certiel só vem prejudicar os clientes finais, pois sem um devida fiscalização por parte da certiel os instaladores vão cada vez mais fugir aos equipamentos para terem um maior lucro o que faz com que a segurança e qualidade esteja em perigo.
Cada vez mais o nosso país está pior. lololo

Pedro Ferreira
sgaspar75
Curioso
Curioso
Registado: 30 ago 2008, 10:31

Mensagem por sgaspar75 »

Boas Tardes a todo o forum,

O fim da CERTIEL…, já disse atrás que não concordo com e extinção pura e simples da CERTIEL, isto tb não quer dizer que seja vassalo da mesma instituição, no entanto acho que é natural e necessária a certificação das instalações. No caso da solar térmica e dessa posso falar o profissional que executa, emite o certificado. Entendo também que á semelhança de outras classes profissionais, a capacidade de execução/projecto deve estar balizada pela Capacidade Técnica conferida pelos seus pares ou entidade habilitada (quer esta seja para os engenheiros a Ordem ou ANET, para não engenheiros a ANACOM ou DGGE ou IEFP) para mim o importante é a qualidade o trabalho que se presta, porque em matéria de preços haverá sempre alguém disposto a fazer mais barato, e há clientes e CLIENTES… Não sou fundamentalista e admito perfeitamente que quem emite uma ficha electrotécnica emita tb o certificado, não estou é no entanto a ver o estado português a abdicar dos €uros do imposto de Selo e outras txs que possam ser aplicadas por essa emissão… fica a ideia... :idea: .
Um abraço a todos
1
Curioso
Curioso
Registado: 14 mai 2007, 18:37

Mensagem por 1 »

Boas
Pelo que vejo existem 2 classes neste fórum

dos trabalhadores e sem medo das responsabilidades pelos trabalhos que executam

deixa-me, passa a bola paga e cala, e ainda dizem que a dita CERTIEL é bom para os que trabalham, porque sem ela os preços descem a concorrência é desleal. Mas se isto nem diz respeito á área deles porque se preocupam tanto?
Acabem depressa com essa tachada chamada CERTIEL, e responsabilizem os técnicos, deixem os tribunais fazerem o seu serviço.
Como sabemos passa-nos uma licença para conduzir, depois tem os policias para fazer cumprir a lei, mas quando saímos de casa não temos que andar a fazer pedidos para nos fiscalizarem de imediato
carlos fernandes
Curioso
Curioso
Registado: 28 jan 2010, 09:29

Mensagem por carlos fernandes »

boas, caros colegas.
hoje soube de fonte segura que a partir de 1 de julho a EDP, nao ira exigir certificados para ligações a rede dessa mesma empresa, parece que uma circular interna, ja anunciou isso. podem acreditar que quem me informou esta num posto de atendimento da EDP. acabou o monopolio da dit CERTIEL , empresa sem fins lucrativos, vao ter de arranjar outra maneira de "roubar" os desgracados. Nao estava nem estou a favor ou contra a certiel, mas por alguns arrogantes que la tinham sera bom eles aprenderem a lição. acabou se o tempo das vacas gordas.
epminho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 abr 2008, 21:57
Has thanked: 2 times
Contacto:

Mensagem por epminho »

1 Escreveu:Boas
Pelo que vejo existem 2 classes neste fórum

dos trabalhadores e sem medo das responsabilidades pelos trabalhos que executam

deixa-me, passa a bola paga e cala, e ainda dizem que a dita CERTIEL é bom para os que trabalham, porque sem ela os preços descem a concorrência é desleal. Mas se isto nem diz respeito á área deles porque se preocupam tanto?
Acabem depressa com essa tachada chamada CERTIEL, e responsabilizem os técnicos, deixem os tribunais fazerem o seu serviço.
Como sabemos passa-nos uma licença para conduzir, depois tem os policias para fazer cumprir a lei, mas quando saímos de casa não temos que andar a fazer pedidos para nos fiscalizarem de imediato

Caro amigo 1,
Como pode estar a comentar tão barbaramente um assunto que não abrange a sua área, se bem entendi é profissional em automatismos…..pois ja reparou nas barbaridades que aparecem nessa área, visto que não existe nenhuma autoridade que as inspeccione, porque questões normativas bem específicas, os técnicos desta área preocupam-se pouco (como eles dizem: ….é simples só aplicamos o automatismo quando a instalação tiver certificado da Certiel…….não vá vir o Sr. Eng. Pegar connosco……), Infelizmente é uma realidade que se observa diariamente.

Quanto á responsabilidade, sempre foi o técnico instalador que respondeu perante a lei se algo acontecesse mesmo tendo inspecção.
A Certiel é só uma autoridade que assegura o cumprimento das Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão (o famoso R.T.I.E.B.T. que infelizmente alguns técnicos conhecem pouco deste regulamento)

Já agora faço um apelo a quem tiver consciência do problema que infelizmente teremos pela frente, assinem a petição, em http://www.peticao.com.pt/certificacao- ... electricasSempre poderemos mostrar o descontentamento, esse é o problema do povo português, deixa-mos andar…..e depois claro, os nossos políticos fazem o que lhe bem entende.
Última edição por epminho em 21 mai 2010, 00:49, editado 3 vezes no total.
1
Curioso
Curioso
Registado: 14 mai 2007, 18:37

Mensagem por 1 »

Boas
Caro epminho
Se o srº tem visto barbaridades na minha área (automatismos), possivelmente sabe apreciar, porque não faz? Mas esclareço que não quero entrar em guerras de palavras e comentários com ninguém que seja trabalhador, como já se viu aqui.
Mas custa-me ver pessoas como o srº deixar que outros externos lhe tenham que passar um certificado para que o srº não cometa erros.
E se o srº entender que tem razão, pode reclamar, também está previsto, mas o que vem a seguir é o seu numero de aptidão profissional referido em todos os locais e isso já sabemos como funciona está marcado, está marcado.
Se é profissional nesta área tenha mais confiança em si, porque se você não confiar em si que vai confiar?
JRABIAIS
Curioso
Curioso
Registado: 10 jan 2010, 05:46

Mensagem por JRABIAIS »

caros amigos,

Já alguém viu um medico ou médicos serem fiscalizados pelas atrocidades que fazem??......
Sejamos homenzinhos pois pk será que pago um seguro "obrigatoriamente" para me registar numa ordem ou associação?
pk para exercer tenho de assim o fazer!!!
Então quem cometa erros que seja penalizado, qts vezes se discorda com legitimamente entre colegas e que ambas soluções são viáveis?
Segurança acima de tudo, mas haja bom senso e deixem Certieis de fora......<um projecto recusado corre riscos de só passados 2 meses volte a ser revisado e mais corre riscos de ser reprovado e nem uma justificação óbvia para reformulação....o que quero dizer é que apertem na formação e ensinem a trabalhar, e deixemos-nos de comodismos e lobbys!!!

o 26/2010 peca por tardio.....
epminho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 abr 2008, 21:57
Has thanked: 2 times
Contacto:

Mensagem por epminho »

1 Escreveu:Boas
Caro epminho
Se o srº tem visto barbaridades na minha área (automatismos), possivelmente sabe apreciar, porque não faz? Mas esclareço que não quero entrar em guerras de palavras e comentários com ninguém que seja trabalhador, como já se viu aqui.
Mas custa-me ver pessoas como o srº deixar que outros externos lhe tenham que passar um certificado para que o srº não cometa erros.
E se o srº entender que tem razão, pode reclamar, também está previsto, mas o que vem a seguir é o seu numero de aptidão profissional referido em todos os locais e isso já sabemos como funciona está marcado, está marcado.
Se é profissional nesta área tenha mais confiança em si, porque se você não confiar em si que vai confiar?
Caro amigo 1
“antes de mais, não quero que este dialogo seja levado para o campo pessoal, porque não é a minha intuição"
Não é uma questão de confiança no propriamente dito técnico, qualquer profissional ou trabalhador como diz, tem confiança no que executa desde que sejam cumpridas as regras em vigor, que não foram feitas ao acaso.
Quanto a questão de ficar “marcado por reclamar “ desde que seja consoante o que está no R.T.I.E.B.T. ai o amigo está completamente enganado, porque nesse ponto falo por experiencia própria, já tive algumas desavenças com as entidades inspectoras e não foi por isso que fiquei “marcado” como diz.
Para mim é indiferente que seja a Certiel ou outra entidade como já referi, desde que uma entidade inspectora exista para assegurar que o R.T.I.E.B.T. esteja a ser cumprido, principalmente por questões de segurança das instalações.
Claro que hoje sou a favor da Certiel por é o que temos, porque não vejo no Dec. Lei 26/2010 medidas tomadas que possam assegurar que R.T.I.E.B.T. esteja a ser cumprido.
orçamentista
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Mensagem por orçamentista »

Viva!

Pelos vistos a adesão à petição online da Certiel, não corre muito bem! Longo tempo e pouca a adesão! Aliás o comunicado também é um vazio e não apela à adesão. É redutor e desqualifica os intervenientes na especialidade. Os valores que traduzem a falta de qualidade assentam em critérios pouco claros e resultam de análises e interpretações cobertas de subjectividade de alguns técnicos.
Como é possível aquilo que provoca e maltrata a classe? Como se pode aderir a uma petição provocadora da classe e cujo objectivo é defender a sua continuidade argumentando a existência de projectos e instalações mal executados?
Depois também falta à verdade e engana ao informar que em média a análise dos processos ocorre em 23 dias! Estejam atentos e se pretendem controlo e fiscalização procurem alternativa e com concorrência, muita concocorrência. Monopólios e totalitarismos aconteciam no tempo do estado novo.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Boa noite a todos os intervenientes deste debate e pergunto depois de ver todas as mensagens aqui expostas e todos deram as sua opiniôes na qual uns são a favor e outros não a extinção da CERTIEL, e na minha opinião nada tenho a ver com as mesmas, mas terei de ademitir que veio impor alguma anarquia que existia no sector, como a que qualquer individuo já fazia instalação pois puxava dali e ponha ali o ponto de luz ou tomada e por ai fora e muito mais que tenho conhecimento.
Prejudicado pela Certiel fui em alguns trabalhos mas todos legalizados, tive casos de n/confermidades nada de grave que por falta ou desconhecimento das RTIEBT me foi feito o auto de n/conformidades e tudo passou, mas o que tenho verificado (pelo menos leio jornais)é que ninguêm morre por a instalação estar mal executada! o que vejo nos jornais é na maior parte das vezes incêndios de origem na instalação eléctrica mas durante a noite possivélmente por colocarem extensões que compram nos 300 e que não teêm qualidade ligam aquecedores e daí arderem.
Na minha opinião como cota nesta matéria com ou sem CERTIEL as minhas instalações serão as mesmas com ou sem CERTIEL.
Boa noite a todos os intervenientes.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

JRABIAIS Escreveu:caros amigos,

Já alguém viu um medico ou médicos serem fiscalizados pelas atrocidades que fazem??......
Sejamos homenzinhos pois pk será que pago um seguro "obrigatoriamente" para me registar numa ordem ou associação?
pk para exercer tenho de assim o fazer!!!
Então quem cometa erros que seja penalizado, qts vezes se discorda com legitimamente entre colegas e que ambas soluções são viáveis?
Segurança acima de tudo, mas haja bom senso e deixem Certieis de fora......<um projecto recusado corre riscos de só passados 2 meses volte a ser revisado e mais corre riscos de ser reprovado e nem uma justificação óbvia para reformulação....o que quero dizer é que apertem na formação e ensinem a trabalhar, e deixemos-nos de comodismos e lobbys!!!

o 26/2010 peca por tardio.....
é exatamente assim que penso.....

uma coisa posso garantir a quem defende o lobby CERTIEL.
não existe uma unica obra neste mundo que se quisermos ver com olhos de ver não apresente inconformidades...
é como a policia na estrada....pensamos que esta tudo bem mas há sempre por onde pegar, só não multam se não quiserem..

é quase impossivel fazer uma obra com tudo rigorosamente conforme porque existem factores que simplesmente nao dependem de nós.

colocamos a primeira fase e vem o trolha que para endereitar a parede nos deixa as caixas fundas e vem a certiel chatear o electricista quando a culpa foi do pedreiro.

é preciso bom senso, formação, profissionalismo, e uma entidade que haja aleatoriamente para que tenhamos sempre presente a necessidade de fazer bem e a possiblidade de a qualquer momento sermos inspecionados.
740
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jan 2010, 14:14

Mensagem por 740 »

Caros colegas como TR pela execução que sou prefiro o actual sistema do que nos tirarem a benesse de assinar até aos 50 KVA não vêem que estão a criar Job-for-the-boys para os engenheiros da ANNET e da OE, se até aqui pagávamos 50€ para uma inspecção por entidade independente e idónea, quanto iremos pagar a um engenheiro???, pensem nisto, não têm o direito de nos tirar a possibilidade de assinarmos até aos 50 KVA, pensando nisto prefiro a CERTIEL, e se isto for avante proponho greve geral em frente ao parlamento de todos os TR pela execução deste País como fizeram a malta dos carroceís, pois dizem que a CERTIEL é tachada mas aos menos vão ao local verificar como se encontra a instalação e de futuro teremos de ir levar o dinheiro aos gabinetes de projecto porque se calhar a maior partes dos projectistas não sai delá (desculpem o meu desabafo mas é o que eu penso).
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”