Construcao de motor electrico

pedro_mps
Curioso
Curioso
Registado: 09 mai 2010, 21:58

Construcao de motor electrico

Mensagem por pedro_mps »

Estou a tentar construir um motor electrico para um trabalho da escola do tipo deste:
http://www.youtube.com/watch?v=hqqaF7sy ... re=related

Este é o melhor exemplo que encontrei para mostrar o que quero fazer.
Tenho passado horas e horas a pesquisar na internet mas apenas encontro esquemas de motores simples do tipo: uma pilha, um iman e um fio de cobre.
Queria fazer algo mais avancado.

Em relacao ao motor do video gostava de saber se a parte onde estao as bobines do motor tem de ser necessariamente de metal ou se pode ser, por exemplo de madeira. Depois qual o esquema de ligacao dessas bobines á escovas (se tem uma ordem especifica par serem ligadas ou se pode ser de qualquer maneira).

Desde ja Obrigado.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Construcao de motor electrico

Mensagem por nelmindo »

Tens várias dúvidas. Antes de mais, gostaria de saber a tua idade para poder ajustar os diálogos para que percebas e o próprio nivel das dicas.

Em relacao ao motor do video gostava de saber se a parte onde estao as bobines do motor tem de ser necessariamente de metal é obrigatório

Depois qual o esquema de ligacao dessas bobines á escovas (se tem uma ordem especifica par serem ligadas ou se pode ser de qualquer maneira). tem um ordem especifica. Cada por cada bobine, há um coletor. As bobines estão ligadas todas em série e as interligações, estão disponiveis em cada um dos coletores. O segredo está na posição das escovas, se a 0º ou a 90º do campo magnético criado pelo estátor e do criado no rótor. A este angulo acho que se chama calagem das escovas (também posso estar a confundir).
Bons sites:
http://www.howstuffworks.com/motor.htm/printable
http://www.solarnavigator.net/electric_motors.htm
http://www.legoeducation.us/content/ite ... =31&bhcp=1
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Elect ... ycle_3.png
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Boas!
Desde ja obrigado pela rapida resposta.
Tenho 18 anos (resposta á mensagem de cima).
A minha duvida agora é se posso construir o nucleo do motor a partir de uns pedacos de chapa de 0,5 cm de espessura e uns 5 ou 6 cm de comprimento e solda-los mais ou menos desta forma:
esquema 3D.png
esquema 3D.png (22.9 KiB) Visto 1856 vezes
Se souberem qual é o esquema de ligacao das bobines ás escovas desenhem no esquema que anexei (ainda nao percebi como é que heide fazer as ligacoes). :(
Já agora, sabem se uns imans de um disco rigido sao suficientes para fazer funcionar este motor ou se tenho de utilizar uns maiores.

Obrigado pela vossa atencao. :D

Alterei a mensagem porque pareceu-me que a imagem nao estava visivel para todos os utilizadores do forum. Sendo assim aqui está esta:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

O "ferro" não pode ser maciço, tem que ser de chapas, e as chapas são isoladas umas das outras para teres a permeabilidade magnética.

Se conseguires chapas de um transformador velho serve para a experiência.

As escovas ficam como foi dito até 180º de desfasamento e dá-se o nome de "calagem"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Tenho de ver se arranjo algum transformador então.
Obrigado pelas dicas.
:)
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Boas!
So mais uma coisa.
Tenho visto varios videos de outros motores "homemade" e muitos deles utilizam apenas uns pregos ou parafusos a fazer de armadura do motor com a devida bobine. A minha questão é: nao funcionaria se utilizasse placas maciças? Isso da armadura formada por varias placas isoladas nao seria so para aumentar a eficiencia do motor, visto que formaria uma armadura de maior área?
Não necessito de um motor com grande eficiencia, apenas preciso que funcione.

Os motores que acima referi sao estes:
http://www.youtube.com/watch?v=WFA8vG3t ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=5kiRElDU ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=5kiRElDU ... re=related

Obrigado pela atencao. 8)
Última edição por pedro_mps em 22 mai 2010, 00:00, editado 1 vez no total.
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Boas.
Já percebi a questao da armadura ter de ser feita por placas separadas.
No esquema da imagem que postei em cima, como as placas estao todas ligadas umas ás outras, ao passar uma corrente por qualquer das bobines iria magnetizar toda a estrutura. Percebi quando dei inicio á construcao.
Estou a fazê-lo com umas bobines enroladas nuns parafusos. Como num dos videos que postei em cima. Deve funcionar. Já so falta fazer a estrutura onde encostam as escovas e colocar os imans.
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Boas!
Ca estou mais uma vez.
Ja construi o motor mas quando o tentei por a trabalhar nao funcionou.
Não sei se é da posicao dos imans ou da ligacao das bobines...
Peco a quem perceba disto que me de uma ajuda.
Estas sao as fotos do motor:

Imagem

Imagem

Imagem
Bobinador
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2010, 18:25

Mensagem por Bobinador »

Boas!

Então dou a minha opinião sobre as causas do motor não trabalhar.

Os magnetes têm obrigatoriamente que estar um em frente ao outro e não lado e maiores.

As bobines têm que estar enroladas em metal ferromagnético, isso parecem-me parafusos que nem se são em ferro, se fossem pregos era bem melhor e um prego para cada bobine não.

Tens que usar ferro suficiente para provocar campo mágnéticos, madeira não combina com um motor electrico, esquece a madeira.

Tens que ter cuidado no número de lâminas que cobrem as escovas.

O básico para criar um motor é que em volta do rotor ou veio tens que criar um campo magnético girante perfeito. Para que quando a corrente eléctrica percorra as bobines, altere permanentemente os núcleos do campos magnéticos, Negativo << >>Positivo permanentemente, tão depressa se atraem como imediatamente a seguir se repelem.

Para já é a orientação que posso dar e espero ter ajudado.

Boa sorte!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

será que o sentido de enrolamento das bobines está feito de modo a criar um polo N num dos pregos e um polo S no prego oposto?

"Regra do saca rolhas"

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

""Regra do saca rolhas"" já há muito tempo que não era mencionada a regra dos 3 dedos.

Partindo que o enrolamento foi sempre no mesmo sentido.
Que foi usada a bussola para saber a polaridade dos imans.
Que tens os imans no mesmo alinhamento das escovas, não podes ter os imans em baixo como na imagem.
Que o fio de cobre está bem soldado na lamina do colector, e que seguiste sempre no mesmo sentido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Boas!
Estive agora de tarde a construir um novo motor de tres bobines e ao fim de algum tempo consegui pô-lo a trabalhar:
http://www.youtube.com/watch?v=zXGUlYLbnYc

Pensava que o sentido do enrolamento nao importava, tanto no primeiro motor como neste enrolei sempre no mesmo sentido. Ainda gostava de fazer um motor de 4 bobines com 2 imans. Tenho de ver se arranjo uma bussola.
Agora pergunto se umas bobines destas funcionariam melhor:
Imagem

Se colocar os enrolamentos em sentidos diferentes nas bobines que ficam opostas tenho de colocar tambem os imans 1 norte e outro sul?

Vou ver se consigo fazer o tal de 4 bobines. Desta vez vou fazer os esquemas e depois posto aqui para ver se esta tudo bem.

Já me estava a esquecer, para alimentar o motor estou a utilizar um carregador parecido com os dos telemoveis mas de 12v, esta tensao é suficiente se fizer um motor com o esquema da imagem de cima ou vou precisar de mais?

Obrigado a todos pela ajuda. :D
Bobinador
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2010, 18:25

Mensagem por Bobinador »

Não precisas de bússola, se os imans se atrairem está bem, agora põe um iman à frente desse e vê se arranca sem precisares de lhe dar o jeito com o dedo.

O que interessa é que ele rode mas se vires que o rótor está com dificuldade a mover-se tens que tomar novas medidas, mede com um amperímetro e vês se os valores dos amperes ultrapassam os do transformador.

Uma gafe, em magnetismo é polo sul e norte em que ambos se atraem, não é positivo e negativo, sorry.

Parabéns e continuação de bom trabalho.
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Boas!
Cá estou eu mais uma vez.
Tenho uma duvia: posso por este motor a funcionar com corrente alternada?
Em vez de utilizar os imans normais se utilizar electroimans ja funciona?
Já fiz uma versao melhorada do meu motor mas nao consigo encontrar uma fonte de electricidade suficientemente potente para que tenha alguma força.
A fonte que estou a utilizar é de 12V 500mA. Ele roda mas muito devagar. Coloquei-lhe uns imans maiores e a rotacao aumentou, mas nao o suficiente.
A minha unica solucao é coloca-lo a funcionar com uma fonte de AC 100v que tenho aqui em casa.
Obrigado a todos pela ajuda :wink:
pedro_mps
Curioso
Curioso

Mensagem por pedro_mps »

Boa tarde!
Enquanto nao sao dadas sugestoes ao post acima deixo aqui mais uma pergunta:
Têm alguma ideia para eu fazer umas escovas de jeito para o motor? Já tentei com os fios descarnados, com arame de cobre espalmado mas nao funcionam muito bem.
Responder

Voltar para “Dúvidas”